DSpace/Manakin Repository

O estágio supervisionado e a construção da identidade docente.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA, Z. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 pt_BR
dc.contributor.referee1 FEITOSA, Belijane Marques.
dc.contributor.referee2 BATISTA, Maria Thais de Oliveira.
dc.description.resumo O presente trabalho tem como problema de pesquisa o seguinte questionamento: como o Estágio supervisionado contribui na construção da identidade docente de estudantes do curso de Pedagogia, do Centro de Formação de Professores, da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras/PB? Temos como principal objetivo discutir a construção da identidade docente a partir da perspectiva de alunos que cursaram a disciplina de estágio supervisionado em Educação Infantil na graduação em Pedagogia do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras. A partir deste foram delineados outros três objetivos, são eles: averiguar as contribuições do estágio supervisionado na Educação Infantil para a aprendizagem da docência; identificar os principais desafios destacados pelos discentes do curso de Pedagogia no estágio supervisionado em Educação Infantil; e por último refletir sobre a formação no Curso de Pedagogia para a atuação na Educação Infantil. A monografia está dividida em 5 capítulos: No primeiro temos a introdução acerca da aproximação com o tema em estudo; no segundo, abordamos o referencial teórico voltado para o Estágio supervisionado em Educação Infantil e da construção da identidade docente para repensarmos a relação teoria-prática e os saberes que permeiam a profissão docente. No terceiro temos a metodologia na qual utilizamos a pesquisa qualitativa através de uma entrevista semiestruturada contendo cinco questões e empregamos a técnica de análise temática para analisarmos os dados coletados. Participaram da entrevista seis alunos do curso de Pedagogia que cursaram a disciplina de estágio supervisionado em Educação Infantil. No quarto capítulo temos a análise das entrevistas a partir de dois eixos temáticos: Estágio supervisionado: contribuições, desafios e aprendizagem da docência. A construção da identidade docente a partir das experiências no processo formativo. Assim, concluímos, a partir das entrevistas que apesar de todas as dificuldades e desafios encontrados no período do Estágio a identidade docente ocorre à medida que o aluno inicia o curso e que este período é vivenciado de modo particular. Os participantes afirmaram que o período de Estágio, embora com curto espaço de tempo, favorece a aprendizagem da docência. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title O estágio supervisionado e a construção da identidade docente. pt_BR
dc.date.issued 2018-07-17
dc.description.abstract The presente work has as a research problem the following question: how the supervised Internship contributes to the construction of the teaching identity of students of the Pedagogy course, the Teacher Training Center, Federal University of Campina Grande, Cajazeiras campus / PB? We have as main objective to discuss the construction of the teaching identity from the perspective of students who attended the discipline of supervised internship in Infant Education in the graduation in Pedagogy of the Teacher Training Center of the Federal University of Campina Grande, Cajazeiras campus. From this were outlined three other objectives, are: to find out the contributions of supervised internship in Early Childhood Education for teaching learning; to identify the main challenges highlighted by the students of Pedagogy course in the supervised stage in Early Childhood Education; and finally to reflect on the training in the Pedagogy Course for the performance in Early Childhood Education. The monograph is divided in 5 chapters: In the first we have the introduction about the approximation with the subject in study; in the second one, we approach the theoretical framework for supervised internship in Infant Education and the construction of the teaching identity to rethink the theory-practice relationship and the knowledge that permeates the teaching profession. In the third one we have the methodology in which we use the qualitative research through a semi-structured interview containing five questions and we use the technique of thematic analysis to analyze the data collected. Participated in the interview six students of the Pedagogy course who attended the discipline of supervised internship in Early Childhood Education. In the fourth chapter we have the analysis of the interviews from two thematic axes: Supervised internship: contributions, challenges and teaching learning. The construction of the teaching identity from the experiences in the formative process. Thus, we conclude from the interviews that despite all the difficulties and challenges encountered during the Internship period, the teacher identity occurs as the student starts the course and that this period is experienced in a particular way. The participants affirmed that the Internship period, although with a short time, help the learning of the teaching. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4510
dc.date.accessioned 2019-06-25T19:17:23Z
dc.date.available 2019-06-25
dc.date.available 2019-06-25T19:17:23Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Identidade docente pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Supervised internship pt_BR
dc.subject Teaching identity pt_BR
dc.subject child education pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALENCAR, Ana Paula de Lima.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The supervised internship and the construction of the teaching identity. pt_BR
dc.identifier.citation ALENCAR, Ana Paula de Lima. O estágio supervisionado e a construção da identidade docente. 2018. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta