dc.creator.ID |
ALVES, S. S. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2565614235784664 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOARES, Luisa de Marillac Ramos. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOARES, L. M. R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3152646710019289 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
DANTAS , Nozângela Maria Rolim. |
|
dc.contributor.referee2 |
FEITOSA , Belijane Marques. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho teve enquanto objeto de estudo a análise dos desafios e perspectivas das
alunas do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande, almejando
responder a seguinte questão problematizadora: quais as principais desafios enfrentados pelas
alunas mulher do Curso de Pedagogia no decorrer do mesmo? Esses desafios são reflexos da
condição de gênero? Para isto, teve como objetivos identificar os desafios e as perspectivas
das mulheres alunas do curso de Pedagogia do CFP/UFCG; averiguar os fatores
intervenientes que as alunas enfrentam para fazer o curso de pedagogia; compreender os
desafios existentes no decorrer do curso; e analisar quais perspectivas que as alunas possuem
com a conclusão do curso. Para atender a estes objetivos, utilizou-se da pesquisa qualitativa
de cunho exploratório descritiva, realizada com alunas do penúltimo período do Curso de
Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande, no qual foi aplicado um questionário
sociodemográfico, uma entrevista semiestruturada e o Teste de Associação Livre de Palavras
(TALP). Em meio a todo processo de reconhecimento e melhor valorização da mulher em
sociedade, as alunas entrevistadas demonstraram, a partir de suas falas, um contexto social
com muita desigualdade e preconceito de gênero, apresentando enquanto principais
dificuldades a perspectiva da dupla jornada de trabalho associado a vida acadêmica, bem
como a responsabilidade da casa e dos filhos. Tendo suas perspectivas pautadas em um cargo
com maior valorização idealizando um concurso público no almejo de sua autonomia e
empoderamento. Percebe-se assim o sistema, apesar de ter sofrido modificações e mostrado
avanços quanto às desigualdades e garantias de direito, a sociedade mantem o patriarcado. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A mulher aluna do curso de pedagogia do CFP/UFCG: desafios e perspectivas. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-12-14 |
|
dc.description.abstract |
The present study had as object of study the analysis of the challenges and perspectives of the
students of the Pedagogy course of the Federal University of Campina Grande, aiming to
answer the following problematizing question: what are the main challenges faced by female
students of the Pedagogy Course during the course ? Are these challenges a reflection of the
gender condition? For this, it had as objectives to identify the challenges and the perspectives
of the female students of the course of Pedagogy of the CFP / UFCG; to ascertain the
intervening factors that the students face to take the course of pedagogy; understand the
challenges that exist during the course; and analyze what perspectives the students have with
the conclusion of the course. To meet these objectives, a descriptive exploratory qualitative
study was carried out with students from the penultimate period of the Pedagogy Course of
the Federal University of Campina Grande, in which a sociodemographic questionnaire, a
semi-structured interview and the TALP were applied. In the midst of all the process of
recognition and better appreciation of women in society, the students interviewed
demonstrated, from their lines, a social context with a lot of inequality and gender bias,
presenting as main difficulties the perspective of the double working day associated with
academic life, as well as the responsibility of the home and children. Having its prospects
based on a position with greater appreciation idealizing a public tender in the hope of its
autonomy and emporedamento. The system is thus perceived, although it has undergone
changes and shown advances in inequalities and guarantees of law, society maintains the
patriarchy. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4512 |
|
dc.date.accessioned |
2019-06-25T19:31:16Z |
|
dc.date.available |
2019-06-25 |
|
dc.date.available |
2019-06-25T19:31:16Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia |
pt_BR |
dc.subject |
Aluna – curso de pedagogia |
pt_BR |
dc.subject |
Mulheres estudantes - desafios |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogy |
pt_BR |
dc.subject |
Student - pedagogy course |
pt_BR |
dc.subject |
Women students - challenges |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALVES, Sara Sheyla Santana. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The female student of the CFP / UFCG pedagogy course: challenges and perspectives. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALVES, Sara Sheyla Santana. A mulher aluna do curso de pedagogia do CFP/UFCG: desafios e perspectivas. 2018. 48 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |