dc.contributor.advisor1 |
LIRA, Rejane Maria de Araújo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIRA, Rejane Maria de Araújo. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1844764770879206 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CAMPOS , Maria de Lourdes. |
|
dc.contributor.referee2 |
FEITOSA, Belijane Marques. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho monográfico teve por objeto de estudo a atuação do Coordenador
Pedagógico, com o objetivo geral de analisar a prática cotidiana deste profissional
no ambiente escolar. Para isso, os objetivos específicos foram: identificar as funções
que são desenvolvidas pelo Coordenador Pedagógico em seu ambiente de trabalho;
demarcar o papel do Coordenador Pedagógico no contexto escolar; pontuar as
questões emergentes no exercício profissional do Coordenador Pedagógico na
escola. A metodologia utilizada insere-se na abordagem da pesquisa qualitativa, do
tipo exploratória e descritiva. Os dados foram coletados por meio de entrevistas,
realizadas com 4 (quatro) Coordenadores Pedagógicos, que atuam em 3 (três)
escolas da educação básica pública, situadas na cidade de Sousa-PB. Para a
análise dos dados, foi usada as técnicas da Análise de Conteúdo (AC). A pesquisa
apontou as funções desenvolvidas pelos Coordenadores Pedagógicos nas escolas e
sinalou que estes profissionais ainda não exercem prioritariamente sua função
precípua, que é a formação e acompanhamento dos professores na escola, e que
estão envolvidos em questões burocráticas, disciplinares, dentre outras funções,
ficando sobrecarregados, deixando assim, de priorizar um melhor acompanhamento
aos professores no percurso dos processos de ensino-aprendizagem. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A atuação do coordenador pedagógico no ambiente escolar. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-02-28 |
|
dc.description.abstract |
This monographic work has as object of study the operation procedure of the
Pedagogical Coordinator with the overall objective to analyze the daily practice of this
professional in the school environment. For this purpose, the specific objectives are:
to identify the functions that are developed by the Pedagogical Coordinator in their
working environment; demarcate the role of CP in the school context and point out
emerging issues in the professional exercise of the Pedagogical Coordinator in the
school. The methodology used is part of a qualitative, exploratory and descriptive
research approach. The data were collected through interviews with 4 (four) Teacher-
Pedagogical-Coordinators, who work in 3 (three) public basic education schools,
located in the city of Sousa-PB. For the analysis of the data, the techniques of
Content Analysis (CA) were used. The research pointed out the functions developed
by Teacher-Pedagogical-Coordinators in schools and signaled that these
professionals have not yet carry out their primary function as a matter of priority,
which is the training and follow-up of teachers in school, and who are involved in
bureaucratic, disciplinary issues, among other functions being overloaded and not
having as a priority a better training of teachers for better results in the teaching-
learning processes. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4514 |
|
dc.date.accessioned |
2019-06-25T19:53:42Z |
|
dc.date.available |
2019-06-25 |
|
dc.date.available |
2019-06-25T19:53:42Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Coordenador pedagógico |
pt_BR |
dc.subject |
Educação básica |
pt_BR |
dc.subject |
Prática pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical coordinator |
pt_BR |
dc.subject |
basic education |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical practice |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FERNANDES, Luanna Maira Lins. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The performance of the pedagogical coordinator in the school environment. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FERNANDES, Luanna Maíra Lins. A atuação do coordenador pedagógico no ambiente escolar. 2018. 50 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |