DSpace/Manakin Repository

A atuação do coordenador pedagógico no ambiente escolar.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 LIRA, Rejane Maria de Araújo.
dc.contributor.advisor1ID LIRA, Rejane Maria de Araújo. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1844764770879206 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAMPOS , Maria de Lourdes.
dc.contributor.referee2 FEITOSA, Belijane Marques.
dc.description.resumo Este trabalho monográfico teve por objeto de estudo a atuação do Coordenador Pedagógico, com o objetivo geral de analisar a prática cotidiana deste profissional no ambiente escolar. Para isso, os objetivos específicos foram: identificar as funções que são desenvolvidas pelo Coordenador Pedagógico em seu ambiente de trabalho; demarcar o papel do Coordenador Pedagógico no contexto escolar; pontuar as questões emergentes no exercício profissional do Coordenador Pedagógico na escola. A metodologia utilizada insere-se na abordagem da pesquisa qualitativa, do tipo exploratória e descritiva. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, realizadas com 4 (quatro) Coordenadores Pedagógicos, que atuam em 3 (três) escolas da educação básica pública, situadas na cidade de Sousa-PB. Para a análise dos dados, foi usada as técnicas da Análise de Conteúdo (AC). A pesquisa apontou as funções desenvolvidas pelos Coordenadores Pedagógicos nas escolas e sinalou que estes profissionais ainda não exercem prioritariamente sua função precípua, que é a formação e acompanhamento dos professores na escola, e que estão envolvidos em questões burocráticas, disciplinares, dentre outras funções, ficando sobrecarregados, deixando assim, de priorizar um melhor acompanhamento aos professores no percurso dos processos de ensino-aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A atuação do coordenador pedagógico no ambiente escolar. pt_BR
dc.date.issued 2018-02-28
dc.description.abstract This monographic work has as object of study the operation procedure of the Pedagogical Coordinator with the overall objective to analyze the daily practice of this professional in the school environment. For this purpose, the specific objectives are: to identify the functions that are developed by the Pedagogical Coordinator in their working environment; demarcate the role of CP in the school context and point out emerging issues in the professional exercise of the Pedagogical Coordinator in the school. The methodology used is part of a qualitative, exploratory and descriptive research approach. The data were collected through interviews with 4 (four) Teacher- Pedagogical-Coordinators, who work in 3 (three) public basic education schools, located in the city of Sousa-PB. For the analysis of the data, the techniques of Content Analysis (CA) were used. The research pointed out the functions developed by Teacher-Pedagogical-Coordinators in schools and signaled that these professionals have not yet carry out their primary function as a matter of priority, which is the training and follow-up of teachers in school, and who are involved in bureaucratic, disciplinary issues, among other functions being overloaded and not having as a priority a better training of teachers for better results in the teaching- learning processes. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4514
dc.date.accessioned 2019-06-25T19:53:42Z
dc.date.available 2019-06-25
dc.date.available 2019-06-25T19:53:42Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Coordenador pedagógico pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Pedagogical coordinator pt_BR
dc.subject basic education pt_BR
dc.subject Pedagogical practice pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERNANDES, Luanna Maira Lins.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The performance of the pedagogical coordinator in the school environment. pt_BR
dc.identifier.citation FERNANDES, Luanna Maíra Lins. A atuação do coordenador pedagógico no ambiente escolar. 2018. 50 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta