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Concepções, práticas e instrumentos avaliativos vivenciados no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais.

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dc.creator.ID ALMEIDA, M. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8327395824169546 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.contributor.advisor1ID CAMPOS, M. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7094353742486259 pt_BR
dc.contributor.referee1 AMARAL , Maria de Lourdes.
dc.contributor.referee2 SILVA , José Amiraldo Alves da.
dc.description.resumo Nos dias atuais é necessário repensar o processo avaliativo, visando aprimorar o ensino e a aprendizagem. A avaliação deve existir para contribuir com o processo de formação do indivíduo, respeitando suas diferenças e individualidades e tornando-o capaz de resolver conflitos do seu dia a dia. A avaliação da aprendizagem deve fazer parte da rotina da sala de aula, sendo utilizada de forma contínua e processual como um dos aspectos complementar do processo ensino e aprendizagem, tendo em vista as concepções e práticas de avaliação dos professores na aprendizagem dos alunos em sala de aula, buscando conhecer a importância da avaliação no âmbito escolar e na aprendizagem significativa dos alunos. Este trabalho tem como objetivo analisar as concepções, práticas e instrumentos de avaliação utilizados pelos professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O texto começa apresentando uma breve história sobre o processo de avaliação, em seguida é dissertado sobre o seu conceito e suas funções a partir dos estudos bibliográficos de alguns autores. Em seguida foi realizada uma pesquisa de campo com 03 (três) docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola Municipal da cidade de Paulista, no estado da Paraíba. Na busca de compreender a avaliação escolar as docentes entrevistadas responderam a questões norteadoras relacionadas a temática do conceito de avaliação, os instrumentos, as dificuldades encontradas na forma de avaliar e o papel do professor no processo de ensino e aprendizagem.Diante das respostas das educadoras compreende-se a importância de que os professores repensem constantemente as suas práticas avaliativas em sala de aula, para assim diagnosticar possíveis dificuldades, tanto dos alunos, quanto do próprio professor enquanto mediador do conhecimento, pois só quando se detecta o problema é possível achar a solução, e nesse sentido a avaliação da aprendizagem quando bem utilizada é uma ferramenta que poderá melhorar o ensino, ao redimensionar a ação docente, favorecendo o aluno o sucesso em vez do fracasso. Assim, a avaliação deve transformar-se em momentos constantes de compreensão das dificuldades dos alunos e no oferecimento de novas oportunidades, para que adquiram novos conhecimentos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Concepções, práticas e instrumentos avaliativos vivenciados no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais. pt_BR
dc.date.issued 2017-05-03
dc.description.abstract Nowadays, it is necessary to rethink the evaluation process, aiming to improve teaching and learning. The evaluation must exist to contribute to the process of training the individual, respecting their differences and individualities and making them able to resolve conflicts of their day to day. The evaluation of learning should be part of the classroom routine, being used in a continuous and procedural way as one of the complementary aspects of the teaching and learning process, considering the conceptions and practices of evaluation of the teachers in the students' learning in the classroom. Classroom, seeking to know the importance of evaluation in the school environment and in the meaningful learning of students. This work aims to analyze the conceptions, practices and evaluation instruments used by teachers in the initial years of Elementary Education. The text begins by presenting a brief history about the evaluation process, then it is discussed about its concept and its functions from the bibliographic studies of some authors. Next, a field research was carried out with 03 (three) teachers from the initial years of Elementary Education, from a municipal school in the city of Paulista, state of Paraíba. In the search to understand the school evaluation, the teachers interviewed responded to guiding questions related to the theme of the concept of evaluation, the instruments, the difficulties found in the way of evaluating and the role of the teacher in the process of teaching and learning. The importance of teachers constantly rethinking their evaluation practices in the classroom, in order to diagnose possible difficulties, both of the students, and of the teacher himself as mediator of knowledge, because only when the problem is detected is it possible to find the solution , And in this sense the evaluation of learning when well used is a tool that can improve teaching, re- dimensioning teaching action, favoring student success rather than failure. Thus, evaluation must become constant moments of understanding students' difficulties and offering them new opportunities to acquire new knowledge. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4516
dc.date.accessioned 2019-06-25T20:09:49Z
dc.date.available 2019-06-25
dc.date.available 2019-06-25T20:09:49Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Avaliação da aprendizagem pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Práticas docentes pt_BR
dc.subject Assessment of learning pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject Teaching practices pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALMEIDA, Manuela Moura de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Conceptions, practices and evaluation tools experienced in the teaching and learning process in the initial years. pt_BR
dc.identifier.citation ALMEIDA, Manuela Moura de. Concepções, práticas e instrumentos avaliativos vivenciados no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais. 2017. 47 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


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