dc.creator.ID |
ALMEIDA, M. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8327395824169546 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CAMPOS, Maria de Lourdes. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CAMPOS, M. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7094353742486259 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
AMARAL , Maria de Lourdes. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA , José Amiraldo Alves da. |
|
dc.description.resumo |
Nos dias atuais é necessário repensar o processo avaliativo, visando aprimorar o
ensino e a aprendizagem. A avaliação deve existir para contribuir com o processo de
formação do indivíduo, respeitando suas diferenças e individualidades e tornando-o
capaz de resolver conflitos do seu dia a dia. A avaliação da aprendizagem deve
fazer parte da rotina da sala de aula, sendo utilizada de forma contínua e processual
como um dos aspectos complementar do processo ensino e aprendizagem, tendo
em vista as concepções e práticas de avaliação dos professores na aprendizagem
dos alunos em sala de aula, buscando conhecer a importância da avaliação no
âmbito escolar e na aprendizagem significativa dos alunos. Este trabalho tem como
objetivo analisar as concepções, práticas e instrumentos de avaliação utilizados
pelos professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O texto começa
apresentando uma breve história sobre o processo de avaliação, em seguida é
dissertado sobre o seu conceito e suas funções a partir dos estudos bibliográficos de
alguns autores. Em seguida foi realizada uma pesquisa de campo com 03 (três)
docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola Municipal da
cidade de Paulista, no estado da Paraíba. Na busca de compreender a avaliação
escolar as docentes entrevistadas responderam a questões norteadoras
relacionadas a temática do conceito de avaliação, os instrumentos, as dificuldades
encontradas na forma de avaliar e o papel do professor no processo de ensino e
aprendizagem.Diante das respostas das educadoras compreende-se a importância
de que os professores repensem constantemente as suas práticas avaliativas em
sala de aula, para assim diagnosticar possíveis dificuldades, tanto dos alunos,
quanto do próprio professor enquanto mediador do conhecimento, pois só quando se
detecta o problema é possível achar a solução, e nesse sentido a avaliação da
aprendizagem quando bem utilizada é uma ferramenta que poderá melhorar o
ensino, ao redimensionar a ação docente, favorecendo o aluno o sucesso em vez do
fracasso. Assim, a avaliação deve transformar-se em momentos constantes de
compreensão das dificuldades dos alunos e no oferecimento de novas
oportunidades, para que adquiram novos conhecimentos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Concepções, práticas e instrumentos avaliativos vivenciados no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-05-03 |
|
dc.description.abstract |
Nowadays, it is necessary to rethink the evaluation process, aiming to improve
teaching and learning. The evaluation must exist to contribute to the process of
training the individual, respecting their differences and individualities and making
them able to resolve conflicts of their day to day. The evaluation of learning should
be part of the classroom routine, being used in a continuous and procedural way as
one of the complementary aspects of the teaching and learning process, considering
the conceptions and practices of evaluation of the teachers in the students' learning
in the classroom. Classroom, seeking to know the importance of evaluation in the
school environment and in the meaningful learning of students. This work aims to
analyze the conceptions, practices and evaluation instruments used by teachers in
the initial years of Elementary Education. The text begins by presenting a brief
history about the evaluation process, then it is discussed about its concept and its
functions from the bibliographic studies of some authors. Next, a field research was
carried out with 03 (three) teachers from the initial years of Elementary Education,
from a municipal school in the city of Paulista, state of Paraíba. In the search to
understand the school evaluation, the teachers interviewed responded to guiding
questions related to the theme of the concept of evaluation, the instruments, the
difficulties found in the way of evaluating and the role of the teacher in the process of
teaching and learning. The importance of teachers constantly rethinking their
evaluation practices in the classroom, in order to diagnose possible difficulties, both
of the students, and of the teacher himself as mediator of knowledge, because only
when the problem is detected is it possible to find the solution , And in this sense the
evaluation of learning when well used is a tool that can improve teaching, re-
dimensioning teaching action, favoring student success rather than failure. Thus,
evaluation must become constant moments of understanding students' difficulties
and offering them new opportunities to acquire new knowledge. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4516 |
|
dc.date.accessioned |
2019-06-25T20:09:49Z |
|
dc.date.available |
2019-06-25 |
|
dc.date.available |
2019-06-25T20:09:49Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação da aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas docentes |
pt_BR |
dc.subject |
Assessment of learning |
pt_BR |
dc.subject |
Learning |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practices |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALMEIDA, Manuela Moura de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Conceptions, practices and evaluation tools experienced in the teaching and learning process in the initial years. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALMEIDA, Manuela Moura de. Concepções, práticas e instrumentos avaliativos vivenciados no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais. 2017. 47 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
pt_BR |