DSpace/Manakin Repository

A produção e experimentação de recursos didáticos contextualizado para as escolas do campo: o caso do álbum seriado das tecnologias sociais.

Mostrar registro simples

dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4647491883497798 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, F. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Fabiana Feitosa de.
dc.contributor.referee2 CARREIRO, Gabriela da Nóbrega.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2018.tccartigo.carvalho
dc.description.resumo O uso de ambientes virtuais para treinamento de operadores tem se consolidado devido a fatores como, redução de custo, redução de risco e treinamento personalizado, além de possibilitar o treinamento antecipado em equipamentos ainda não instalados. Porém, a maioria dos simuladores utiliza linguagens de programação, o que dificulta a manutenção e evolução de suas funções. Este trabalho faz parte de um projeto desenvolvido no Laboratório de Interface Homem-Máquina (LIHM) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Trata-se de um simulador cujo motor de simulação é implementado a partir de modelos em Redes de Petri Coloridas (CPN) e tem como propósito é apoiar o treinamento de operadores na sala de, e apoiar o estudo do erro humano nestes ambientes. Este trabalho teve como objetivos propor uma arquitetura para o simulador capaz de contemplar um novo conjunto de requisitos (modularidade, interoperabilidade e persistência) e integrar o motor de simulação com os módulos propostos na arquitetura. Este texto apresenta a especificação da arquitetura, sua implementação a partir de ferramentas livres e a integração entre módulos da arquitetura que foi instanciada e validada. O contexto de aplicação do simulador foi o de sistemas elétricos, na operação de uma subestação elétrica. Como resultado deste trabalho, a configuração básica do simulador foi construída e validada. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title A produção e experimentação de recursos didáticos contextualizado para as escolas do campo: o caso do álbum seriado das tecnologias sociais. pt_BR
dc.date.issued 2018-12-12
dc.description.abstract The use of virtual environments for operator training has become a routine in many domains. Its advantages include cost reduction and personalized training giving the operator the opportunity to progress in its own rhythm, and the possibility of being trained in the use of new machinery and technologies. The vast majority of those virtual environment simulating tools are program-based which makes difficulty its maintenance and functional evolution. The Human Interface laboratory (LIHM) has developed a simulator prototype that uses as a model based simulator engine. The model is built in Colored Petri Nets (CPN), and the entire simulator was built using freeware software. As a drawback, one of the software tools stopped supporting an important functionality that prevented the prototype from being operational. This work proposes a new architecture for the simulator, which was conceived for supporting the training of operators in a substation control room as well as to support the human error studies performed in the LIHM. This new architecture contemplates new requisites such as persistence and and the appropriate developing tools are proposed as part of this work. As a result of this work, a basic simulator configuration was built validating the proposed architecture. To build this initial prototype it was also developed a driver to interconnect the various modules proposed in the architecture. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4518
dc.date.accessioned 2019-06-25T20:25:36Z
dc.date.available 2019-06-25
dc.date.available 2019-06-25T20:25:36Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação contextualizada Educação do Campo Produção de recursos didáticos Álbum multiseriado Contextual education Field Education Production of didactic resources Multiserver album
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CARVALHO, Genilda da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The production and experimentation of didactic resources contextualized for the schools of the field: the case of the serial album of social technologies. pt_BR
dc.identifier.citation CARVALHO, Genilda da Silva. A produção e experimentação de recursos didáticos contextualizado para as escolas do campo: o caso do álbum seriado das tecnologias sociais. 2018. 133f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4518 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta