dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4647491883497798 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, F. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUSA, Fabiana Feitosa de. |
|
dc.contributor.referee2 |
CARREIRO, Gabriela da Nóbrega. |
|
dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2018.tccartigo.carvalho |
|
dc.description.resumo |
O uso de ambientes virtuais para treinamento de operadores tem se consolidado devido a
fatores como, redução de custo, redução de risco e treinamento personalizado, além de
possibilitar o treinamento antecipado em equipamentos ainda não instalados. Porém, a maioria dos simuladores utiliza linguagens de programação, o que dificulta a manutenção e evolução de suas funções. Este trabalho faz parte de um projeto desenvolvido no Laboratório de Interface Homem-Máquina (LIHM) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Trata-se de um simulador cujo motor de simulação é implementado a partir de modelos em Redes de Petri Coloridas (CPN) e tem como propósito é apoiar o treinamento de operadores na sala de, e apoiar o estudo do erro humano nestes ambientes. Este trabalho teve como objetivos propor uma arquitetura para o simulador capaz de contemplar um novo conjunto de requisitos (modularidade, interoperabilidade e persistência) e integrar o motor de simulação com os módulos propostos na arquitetura. Este texto apresenta a especificação da arquitetura, sua implementação a partir de ferramentas livres e a integração entre módulos da arquitetura que foi instanciada e validada. O contexto de aplicação do simulador foi o de sistemas elétricos, na operação de uma subestação elétrica. Como resultado deste trabalho, a configuração básica do simulador foi construída e validada. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
A produção e experimentação de recursos didáticos contextualizado para as escolas do campo: o caso do álbum seriado das tecnologias sociais. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-12-12 |
|
dc.description.abstract |
The use of virtual environments for operator training has become a routine in many domains.
Its advantages include cost reduction and personalized training giving the operator the
opportunity to progress in its own rhythm, and the possibility of being trained in the use of
new machinery and technologies. The vast majority of those virtual environment simulating
tools are program-based which makes difficulty its maintenance and functional evolution. The
Human Interface laboratory (LIHM) has developed a simulator prototype that uses as a model
based simulator engine. The model is built in Colored Petri Nets (CPN), and the entire
simulator was built using freeware software. As a drawback, one of the software tools stopped
supporting an important functionality that prevented the prototype from being operational.
This work proposes a new architecture for the simulator, which was conceived for supporting
the training of operators in a substation control room as well as to support the human error
studies performed in the LIHM. This new architecture contemplates new requisites such as
persistence and and the appropriate developing tools are proposed as part of this work. As a
result of this work, a basic simulator configuration was built validating the proposed
architecture. To build this initial prototype it was also developed a driver to interconnect the
various modules proposed in the architecture. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4518 |
|
dc.date.accessioned |
2019-06-25T20:25:36Z |
|
dc.date.available |
2019-06-25 |
|
dc.date.available |
2019-06-25T20:25:36Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação contextualizada
Educação do Campo
Produção de recursos didáticos
Álbum multiseriado
Contextual education
Field Education
Production of didactic resources
Multiserver album |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CARVALHO, Genilda da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The production and experimentation of didactic resources contextualized for the schools of the field: the case of the serial album of social technologies. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CARVALHO, Genilda da Silva. A produção e experimentação de recursos didáticos contextualizado para as escolas do campo: o caso do álbum seriado das tecnologias sociais. 2018. 133f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4518 |
pt_BR |