DSpace/Manakin Repository

Socialização de crianças com necessidades educacionais na escola: um estudo de caso no Cariri Paraibano.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MELO, E. P. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1 SÁ, Carolina Figueiredo de.
dc.contributor.advisor1ID SÁ, C. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0857154787322623 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Valdonilson Barbosa dos Santos.
dc.contributor.referee2 NUNES, Laísy de Lima.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2018.tccmon.melo
dc.description.resumo Analisa as estratégias de socialização de crianças com Necessidades Educacionais Especializadas desenvolvidas pelos profissionais da Escola Municipal Profª Zélia Braz no município de Sumé - PB, analisando as concepções de inclusão e as práticas educativas desenvolvidas pelos profissionais que acompanham de perto a Socialização de Crianças com NEE. (professor da sala regular, professor especialista da sala do Atendimento Educacional Especializado e o cuidador. A finalidade deste trabalho é a de contribuir com a produção de conhecimentos sobre o papel mediador dos diferentes sujeitos educativos presentes na escola.Esta pesquisa é de cunho qualitativo e foi aplicado questionários e entrevistas. .Nesta pesquisa os resultados nos mostram que as concepções dos profissionais sobre a inclusão é humanística e estão relacionadas com as relações sociais,que as práticas da professora regular para a socialização do aluno com NEE é potencializada através das atividades propostas em grupo e limitadas nas atividades individuais,aponta também a importância do cuidador no processo de inclusão das crianças e que as estratégias da professora especialista são os atendimentos que trabalham as especificidades do aluno com NEE. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação Especial. pt_BR
dc.title Socialização de crianças com necessidades educacionais na escola: um estudo de caso no Cariri Paraibano. pt_BR
dc.date.issued 2018-12-17
dc.description.abstract This work analyzes the strategies of socialization of children with SEN developed by School professionals Municipal Profª Zélia Braz in the municipality of Sumé, Pb, analyzing the conceptions of inclusion and educational practices developed by the professionals who follow closely the socialization of children with SEN. (regular room teacher, professor of Educational Service room specialist expertise and the caregiver. The purpose of this work is to contribute to the production of knowledge on the role of the different educational subjects mediator present at school. This research is of a qualitative nature and for the obtaining of data was carried out observations, questionnaires and interviews. In this research the results show us that the conceptions of professionals about the inclusion is humanistic and are related to social relations, that the practices of the regular teacher for the socialization of the NEE pupil is increased through the proposed activities in Group and individual activities, limited points the importance of caregivers in the process of inclusion of children and teacher strategies expert are working calls the specifics of the student with NEE. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4530
dc.date.accessioned 2019-06-26T13:31:45Z
dc.date.available 2019-06-26
dc.date.available 2019-06-26T13:31:45Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Socialização de crianças especiais pt_BR
dc.subject Crianças com necessidades especiais pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Necessidades educacionais especiais pt_BR
dc.subject Escola e inclusão pt_BR
dc.subject Inclusão e escola pt_BR
dc.subject Socialization of special children pt_BR
dc.subject Children with special needs pt_BR
dc.subject Special educational needs pt_BR
dc.subject Inclusion pt_BR
dc.subject School and inclusion pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MELO, Elisane de Paula Feitosa de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Socialization of children with educational needs in school: a case study in Cariri Paraibano pt_BR
dc.identifier.citation MELO, Elisane de Paula Feitosa. Socialização de crianças com necessidades educacionais na escola: um estudo de caso no Cariri Paraibano. 2018. 65f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4530 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta