dc.creator.ID |
MELO, E. P. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SÁ, Carolina Figueiredo de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SÁ, C. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0857154787322623 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS, Valdonilson Barbosa dos Santos. |
|
dc.contributor.referee2 |
NUNES, Laísy de Lima. |
|
dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2018.tccmon.melo |
|
dc.description.resumo |
Analisa as estratégias de socialização de crianças com Necessidades Educacionais
Especializadas desenvolvidas pelos profissionais da Escola Municipal Profª Zélia
Braz no município de Sumé - PB, analisando as concepções de inclusão e as práticas educativas desenvolvidas pelos profissionais que acompanham de perto a Socialização de Crianças com NEE. (professor da sala regular, professor especialista da sala do Atendimento Educacional Especializado e o cuidador. A finalidade deste trabalho é a de contribuir com a produção de conhecimentos sobre o papel mediador dos diferentes sujeitos educativos presentes na escola.Esta pesquisa é de cunho qualitativo e foi aplicado questionários e entrevistas. .Nesta pesquisa os resultados nos mostram que as concepções dos profissionais sobre a inclusão é humanística e estão relacionadas com as relações sociais,que as práticas da professora regular para a socialização do aluno com NEE é potencializada através das atividades propostas em grupo e limitadas nas atividades individuais,aponta também a importância do cuidador no processo de inclusão das crianças e que as estratégias da professora especialista são os atendimentos que
trabalham as especificidades do aluno com NEE. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação Especial. |
pt_BR |
dc.title |
Socialização de crianças com necessidades educacionais na escola: um estudo de caso no Cariri Paraibano. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-12-17 |
|
dc.description.abstract |
This work analyzes the strategies of socialization of children with SEN developed by
School professionals Municipal Profª Zélia Braz in the municipality of Sumé, Pb,
analyzing the conceptions of inclusion and educational practices developed by the
professionals who follow closely the socialization of children with SEN. (regular room
teacher, professor of Educational Service room specialist expertise and the
caregiver. The purpose of this work is to contribute to the production of knowledge on
the role of the different educational subjects mediator present at school. This
research is of a qualitative nature and for the obtaining of data was carried out
observations, questionnaires and interviews. In this research the results show us that
the conceptions of professionals about the inclusion is humanistic and are related to
social relations, that the practices of the regular teacher for the socialization of the
NEE pupil is increased through the proposed activities in Group and individual
activities, limited points the importance of caregivers in the process of inclusion of
children and teacher strategies expert are working calls the specifics of the student
with NEE. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4530 |
|
dc.date.accessioned |
2019-06-26T13:31:45Z |
|
dc.date.available |
2019-06-26 |
|
dc.date.available |
2019-06-26T13:31:45Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Socialização de crianças especiais |
pt_BR |
dc.subject |
Crianças com necessidades especiais |
pt_BR |
dc.subject |
Educação especial |
pt_BR |
dc.subject |
Necessidades educacionais especiais |
pt_BR |
dc.subject |
Escola e inclusão |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão e escola |
pt_BR |
dc.subject |
Socialization of special children |
pt_BR |
dc.subject |
Children with special needs |
pt_BR |
dc.subject |
Special educational needs |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusion |
pt_BR |
dc.subject |
School and inclusion |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MELO, Elisane de Paula Feitosa de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Socialization of children with educational needs in school: a case study in Cariri Paraibano |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MELO, Elisane de Paula Feitosa. Socialização de crianças com necessidades educacionais na escola: um estudo de caso no Cariri Paraibano. 2018. 65f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4530 |
pt_BR |