DSpace/Manakin Repository

O trabalho docente: construção de espaços educativos na interação escola e família.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.contributor.advisor1ID CAMPOS, M. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7094353742486259 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.contributor.referee2 FEITOSA, Belijane Marques.
dc.description.resumo O trabalho intitulado: “O trabalho Docente: Construção de Espaços Educativos na Interação Escola e Família” é considerado uma questão de estudos, pesquisas e reflexões diante das exigências contemporâneas. Este estudo monográfico foi realizado em escola pública estadual da cidade de São João do Rio do Peixe, teve como propósito os seguintes objetivos: Analisar o trabalho docente na construção de espaços educativos e interativos entre escola e família; discutir a função da escola diante das exigências contemporâneas; refletir a relevância da participação da família no ambiente escolar e possibilitar momentos interativos de construção de conhecimentos significativos na prática docente. O estudo tem como aporte teórico os seguintes autores: Saviani (1991); Libaneo (1995); Freire (1996); Antunes (1998); Arroyo (1998); Pimenta (1999); Perrenoud (2000); Nóvoa (2002); Piaget (2002); Tiballi (2002) Carvalho (2006); Tardif e Lessard (2009); Rios (2010); entre outros. A escolha deste tema surgiu diante da necessidade de compreender melhor a importância do trabalho docente no processo de interação entre a escola e família, visando aprimorar as práticas e o processo de ensino-aprendizagem. Foi utilizada a pesquisa bibliográfica e de campo. Os sujeitos da pesquisa foram cinco professoras, foi utilizado como instrumento de coleta de dados uma entrevista semiestruturara composta por oito questões. Os dados foram analisados numa abordagem qualitativa. Os resultados foram considerados bastantes significativos, visto que as docentes compreendem a necessidade da mediação entre o professor e os educandos na construção do conhecimento. Entendem também que as instituições de ensino devem exercer práticas reflexivas, além de primar pela interação das famílias no processo educativo e formativo das crianças. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title O trabalho docente: construção de espaços educativos na interação escola e família. pt_BR
dc.date.issued 2015-11-11
dc.description.abstract The work entitled "The Teaching Work: Construction of Educational Spaces in School and Family" is considered a matter of studies, researches and reflections on the contemporary requirements. This monographic study was conducted in public school in the city of São João do Rio do Peixe. North had the following objectives: to analyze the teaching work in the construction of educational and interactive spaces between school and family; discuss the function of the school before the contemporary requirements; reflect the importance of the participation of the family in the school environment and enable interactive moments of significant knowledge construction in teaching practice. The study has as theoretical contribution the following authors: Saviani (1991); Libaneo (1995); Freire (1996); Antunes (1998); Arroyo (1998); Pimenta (1999); Perrenoud (2000); Nóvoa (2002); Piaget (2002); Tiballi (2002) Carvalho (2006); Tardif e Lessard (2009); Rios (2010); among others. The choice of this theme has emerged on the need to better understand the importance of teaching work in the process of interaction between school and family, aiming to enhance the practice and the teaching-learning process. Bibliographic and research was used. The subjects of the research were five teachers, been used as a data collection instrument interview semi structured comprised of eight questions. Data analysis in a qualitative approach. The results were considered significant enough, since the teachers understand the need for mediation between the teacher and the students in the construction of knowledge. Understand also that educational institutions must engage in reflective practice, in addition to prioritize interaction of families in the educational process and formation of children. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4547
dc.date.accessioned 2019-06-26T20:40:00Z
dc.date.available 2019-06-25
dc.date.available 2019-06-26T20:40:00Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Relação - escola e família pt_BR
dc.subject Trabalho Docente pt_BR
dc.subject Escola Estadual - São João do Rio do Peixe - Paraíba pt_BR
dc.subject Família - participação na construção de espaços educativo pt_BR
dc.subject Relation - school and family pt_BR
dc.subject Teaching Work pt_BR
dc.subject State School - São João do Rio do Peixe - Paraíba pt_BR
dc.subject Family - participation in the construction of educational spaces pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES, Maria Rosimere Batista.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching work: construction of educational spaces in the interaction school and family. pt_BR
dc.identifier.citation ALVES, Maria Rosimere Batista. O trabalho docente: construção de espaços educativos na interação escola e família. 2015. 56 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta