dc.contributor.advisor1 |
CAMPOS, Maria de Lourdes. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CAMPOS, M. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7094353742486259 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARAÚJO, Edinaura Almeida de. |
|
dc.contributor.referee2 |
FEITOSA, Belijane Marques. |
|
dc.description.resumo |
O trabalho intitulado: “O trabalho Docente: Construção de Espaços Educativos na Interação
Escola e Família” é considerado uma questão de estudos, pesquisas e reflexões diante das
exigências contemporâneas. Este estudo monográfico foi realizado em escola pública estadual
da cidade de São João do Rio do Peixe, teve como propósito os seguintes objetivos: Analisar
o trabalho docente na construção de espaços educativos e interativos entre escola e família;
discutir a função da escola diante das exigências contemporâneas; refletir a relevância da
participação da família no ambiente escolar e possibilitar momentos interativos de construção
de conhecimentos significativos na prática docente. O estudo tem como aporte teórico os
seguintes autores: Saviani (1991); Libaneo (1995); Freire (1996); Antunes (1998); Arroyo
(1998); Pimenta (1999); Perrenoud (2000); Nóvoa (2002); Piaget (2002); Tiballi (2002)
Carvalho (2006); Tardif e Lessard (2009); Rios (2010); entre outros. A escolha deste tema
surgiu diante da necessidade de compreender melhor a importância do trabalho docente no
processo de interação entre a escola e família, visando aprimorar as práticas e o processo de
ensino-aprendizagem. Foi utilizada a pesquisa bibliográfica e de campo. Os sujeitos da
pesquisa foram cinco professoras, foi utilizado como instrumento de coleta de dados uma
entrevista semiestruturara composta por oito questões. Os dados foram analisados numa
abordagem qualitativa. Os resultados foram considerados bastantes significativos, visto que as
docentes compreendem a necessidade da mediação entre o professor e os educandos na
construção do conhecimento. Entendem também que as instituições de ensino devem exercer
práticas reflexivas, além de primar pela interação das famílias no processo educativo e
formativo das crianças. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
O trabalho docente: construção de espaços educativos na interação escola e família. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015-11-11 |
|
dc.description.abstract |
The work entitled "The Teaching Work: Construction of Educational Spaces in School and
Family" is considered a matter of studies, researches and reflections on the contemporary
requirements. This monographic study was conducted in public school in the city of São João
do Rio do Peixe. North had the following objectives: to analyze the teaching work in the
construction of educational and interactive spaces between school and family; discuss the
function of the school before the contemporary requirements; reflect the importance of the
participation of the family in the school environment and enable interactive moments of
significant knowledge construction in teaching practice. The study has as theoretical
contribution the following authors: Saviani (1991); Libaneo (1995); Freire (1996); Antunes
(1998); Arroyo (1998); Pimenta (1999); Perrenoud (2000); Nóvoa (2002); Piaget (2002);
Tiballi (2002) Carvalho (2006); Tardif e Lessard (2009); Rios (2010); among others. The
choice of this theme has emerged on the need to better understand the importance of teaching
work in the process of interaction between school and family, aiming to enhance the practice
and the teaching-learning process. Bibliographic and research was used. The subjects of the
research were five teachers, been used as a data collection instrument interview semi
structured comprised of eight questions. Data analysis in a qualitative approach. The results
were considered significant enough, since the teachers understand the need for mediation
between the teacher and the students in the construction of knowledge. Understand also that
educational institutions must engage in reflective practice, in addition to prioritize interaction
of families in the educational process and formation of children. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4547 |
|
dc.date.accessioned |
2019-06-26T20:40:00Z |
|
dc.date.available |
2019-06-25 |
|
dc.date.available |
2019-06-26T20:40:00Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Relação - escola e família |
pt_BR |
dc.subject |
Trabalho Docente |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Estadual - São João do Rio do Peixe - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Família - participação na construção de espaços educativo |
pt_BR |
dc.subject |
Relation - school and family |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Work |
pt_BR |
dc.subject |
State School - São João do Rio do Peixe - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Family - participation in the construction of educational spaces |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALVES, Maria Rosimere Batista. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teaching work: construction of educational spaces in the interaction school and family. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALVES, Maria Rosimere Batista. O trabalho docente: construção de espaços educativos na interação escola e família. 2015. 56 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
pt_BR |