DSpace/Manakin Repository

Concepções dos professores sobre a indisciplina no ensino fundamental l: um estudo de caso.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SOUSA, Kássia Mota de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, K. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0194297219413716 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Maria Janete de.
dc.contributor.referee2 JOCA, Alexandre Martins.
dc.description.resumo Nos últimos anos, a indisciplina dos estudantes em sala de aula tem sido tematizada, investigada e associada pelos educadores à rebeldia dos alunos e a falta de compromisso dos pais no apoio ao processo de ensino e aprendizagem de seus filhos. Segundo os professores a indisciplina tem dificultado o trabalho do educador no processo de ensino e aprendizagem, assim como tem prejudicado as relações professor-aluno. O estudo em questão busca compreender que concepções os professores têm sobre a indisciplina em sala de aula, considerando a necessidade de entender os conflitos existentes no espaço escolar. Buscamos trazer à tona a compreensão e representações dos professores do ensino fundamental sobre indisciplina escolar. Refletimos também acerca das causas e das consequências atribuídas à indisciplina, esse trabalho de pesquisa teve como objetivos específicos: Compreender como os professores representam a indisciplina escolar; investigar que tipos de consequências são que atribuídas à indisciplina escolar; investigar quais práticas os professores desenvolvem para lidar com a indisciplina. Compreender em que se ancora a representação do grupo investigado e como são objetivadas essas representações. O ambiente escolhido para a realização da investigação foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Poeta “Belarmino de França”, situada no bairro Cavalhadas na cidade de Pombal, sertão Paraíba. A monografia se ancora na produção teórica produzida sobre esta temática, Vasconcelos (2009), Rosenberg (2008) dentre outros, e através da pesquisa de campo do tipo descritiva numa abordagem qualitativa, busca dar respostas para os objetivos levantados no trabalho. A peça instrumental para a realização da coleta de dados foram as entrevistas semiestruturadas aplicadas aos quatros professores. O resultado traz a revelação de algumas problemáticas que a indisciplina põe dentro da escola, e o esforço dos professores a fim de superar as adversidades, buscando garantir a aprendizagem dos seus alunos. O estudo dessa temática busca colaborar ainda mais com a reflexão sobre a indisciplina e suas problemáticas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Concepções dos professores sobre a indisciplina no ensino fundamental l: um estudo de caso. pt_BR
dc.date.issued 2017-09-06
dc.description.abstract In recent years, students' indiscipline in the classroom has been thematized, investigated and associated by the educators to the rebelliousness of the students and the lack of commitment of the parents in supporting the process of teaching and learning of their children, according to the educational subjects the indiscipline Has hindered the work of the educator in the process of teaching and learning, as well as has impaired teacher-student relations. The study in question seeks to address the teachers' conceptions about the indiscipline in the classroom, considering the need to understand the existing conflicts in the school space. We sought to bring to light the understanding and representations of elementary school teachers about school indiscipline, we also reflected on the causes and consequences attributed to indiscipline, this research work had as main objectives: To understand how teachers represent school indiscipline; Investigate what kinds of consequences are attributed to school indiscipline; Investigate what practices teachers develop to deal with indiscipline; Understand the anchoring of the representation of the investigated group and how these representations are objectified. The chosen environment for the investigation was the Municipal School of Fundamental Education Poet Bellarmine of France, located in the neighborhood Cavalhadas in the city of Pombal, Paraíba sertão. The monograph is anchored in the theoretical production produced on this subject, Vasconcelos (2009), Rosenberg (2008) among others, and through field research of the descriptive type in a qualitative approach, seeks to provide answers to the objectives raised in the work. The instrumental part for the accomplishment of the data collection was the semistructured interviews applied to the four teachers. The result is the revelation of some problems that indiscipline puts inside the school, and the effort of teachers in order to overcome adversity, seeking to ensure the learning of their students. The study of this theme seeks to collaborate even more with the reflection on indiscipline and its problems. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4559
dc.date.accessioned 2019-06-28T10:56:01Z
dc.date.available 2019-06-28
dc.date.available 2019-06-28T10:56:01Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Indisciplina escolar pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Comportamento escolar pt_BR
dc.subject Relação professor - aluno pt_BR
dc.subject Relação escola - família pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject School Discipline pt_BR
dc.subject child education pt_BR
dc.subject School behavior pt_BR
dc.subject Teacher-student relationship pt_BR
dc.subject Relation school - family pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES, Ivan Cleidson.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teachers' conceptions about indiscipline in teaching fundamental l: a case study. pt_BR
dc.identifier.citation ALVES, Ivan Cleidson. Concepções dos professores sobre a indisciplina no ensino fundamental l: um estudo de caso. 2017. 46 f.Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta