dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Kássia Mota de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, K. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0194297219413716 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LIMA, Maria Janete de. |
|
dc.contributor.referee2 |
JOCA, Alexandre Martins. |
|
dc.description.resumo |
Nos últimos anos, a indisciplina dos estudantes em sala de aula tem sido tematizada,
investigada e associada pelos educadores à rebeldia dos alunos e a falta de compromisso dos
pais no apoio ao processo de ensino e aprendizagem de seus filhos. Segundo os professores
a indisciplina tem dificultado o trabalho do educador no processo de ensino e aprendizagem,
assim como tem prejudicado as relações professor-aluno. O estudo em questão busca
compreender que concepções os professores têm sobre a indisciplina em sala de aula,
considerando a necessidade de entender os conflitos existentes no espaço escolar. Buscamos
trazer à tona a compreensão e representações dos professores do ensino fundamental sobre
indisciplina escolar. Refletimos também acerca das causas e das consequências atribuídas à
indisciplina, esse trabalho de pesquisa teve como objetivos específicos: Compreender como
os professores representam a indisciplina escolar; investigar que tipos de consequências são
que atribuídas à indisciplina escolar; investigar quais práticas os professores desenvolvem
para lidar com a indisciplina. Compreender em que se ancora a representação do grupo
investigado e como são objetivadas essas representações. O ambiente escolhido para a
realização da investigação foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Poeta “Belarmino
de França”, situada no bairro Cavalhadas na cidade de Pombal, sertão Paraíba. A monografia
se ancora na produção teórica produzida sobre esta temática, Vasconcelos (2009), Rosenberg
(2008) dentre outros, e através da pesquisa de campo do tipo descritiva numa abordagem
qualitativa, busca dar respostas para os objetivos levantados no trabalho. A peça instrumental
para a realização da coleta de dados foram as entrevistas semiestruturadas aplicadas aos
quatros professores. O resultado traz a revelação de algumas problemáticas que a indisciplina
põe dentro da escola, e o esforço dos professores a fim de superar as adversidades, buscando
garantir a aprendizagem dos seus alunos. O estudo dessa temática busca colaborar ainda
mais com a reflexão sobre a indisciplina e suas problemáticas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Concepções dos professores sobre a indisciplina no ensino fundamental l: um estudo de caso. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-09-06 |
|
dc.description.abstract |
In recent years, students' indiscipline in the classroom has been thematized, investigated and
associated by the educators to the rebelliousness of the students and the lack of commitment
of the parents in supporting the process of teaching and learning of their children, according
to the educational subjects the indiscipline Has hindered the work of the educator in the
process of teaching and learning, as well as has impaired teacher-student relations. The study
in question seeks to address the teachers' conceptions about the indiscipline in the classroom,
considering the need to understand the existing conflicts in the school space. We sought to
bring to light the understanding and representations of elementary school teachers about
school indiscipline, we also reflected on the causes and consequences attributed to
indiscipline, this research work had as main objectives: To understand how teachers
represent school indiscipline; Investigate what kinds of consequences are attributed to school
indiscipline; Investigate what practices teachers develop to deal with indiscipline;
Understand the anchoring of the representation of the investigated group and how these
representations are objectified. The chosen environment for the investigation was the
Municipal School of Fundamental Education Poet Bellarmine of France, located in the
neighborhood Cavalhadas in the city of Pombal, Paraíba sertão. The monograph is anchored
in the theoretical production produced on this subject, Vasconcelos (2009), Rosenberg
(2008) among others, and through field research of the descriptive type in a qualitative
approach, seeks to provide answers to the objectives raised in the work. The instrumental
part for the accomplishment of the data collection was the semistructured interviews applied
to the four teachers. The result is the revelation of some problems that indiscipline puts inside
the school, and the effort of teachers in order to overcome adversity, seeking to ensure the
learning of their students. The study of this theme seeks to collaborate even more with the
reflection on indiscipline and its problems. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4559 |
|
dc.date.accessioned |
2019-06-28T10:56:01Z |
|
dc.date.available |
2019-06-28 |
|
dc.date.available |
2019-06-28T10:56:01Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Indisciplina escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Comportamento escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Relação professor - aluno |
pt_BR |
dc.subject |
Relação escola - família |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
School Discipline |
pt_BR |
dc.subject |
child education |
pt_BR |
dc.subject |
School behavior |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher-student relationship |
pt_BR |
dc.subject |
Relation school - family |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary School |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALVES, Ivan Cleidson. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teachers' conceptions about indiscipline in teaching fundamental l: a case study. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALVES, Ivan Cleidson. Concepções dos professores sobre a indisciplina no ensino fundamental l: um estudo de caso. 2017. 46 f.Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
pt_BR |