dc.creator.ID |
ABREU, L. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0018468808445277 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
AMARAL, M. G. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
JOCA, Alexandre Martins. |
|
dc.contributor.referee2 |
PIRES, Aparecida Carneiro. |
|
dc.description.resumo |
Esta monografia apresenta o resultado de uma pesquisa-ação, por ter como principal
finalidade investigar um problema especifica numa situação também especifica com o fim de
atingir uma relevante pratica dos resultados pretendeu ainda, desenvolver um estudo sobre o
uso do jornal impresso como uma ferramenta pedagógica de apoio aos processos de ensino e da
aprendizagem. Teve como objetivo geral: refletir acerca das possibilidades de utilização do
jornal como ferramenta pedagógica na sala de aula numa perspectiva de trabalhar a
interdisciplinaridade e os temas transversais. E objetivos específicos: identificar as
possibilidades de vivência de práticas pedagógicas numa perspectiva interdisciplinar, buscando
trabalhar os temas transversais a partir do uso do jornal; demostrar formas possíveis de
trabalhar os conteúdos da sala de aula, tendo o jornal como recurso didático; explorar os
gêneros textuais presentes no jornal como meio de promover a aprendizagem escolar, e ainda,
desenvolver o espírito crítico dos educandos a partir da reflexão dos fatos que estão ocorrendo
na atualidade. Quanto ao percurso metodológico, a primeira etapa deste trabalho ocorreu por
meio de levantamento bibliográfico, onde foram pesquisados vários autores que acreditam e
defendem essa possibilidade do uso do jornal como ferramenta pedagógica na sala de aula A
segunda etapa se deu por meio de uma pesquisa-ação, na qual se desenvolveu atividades
utilizando o jornal impresso como recurso pedagógico. Os sujeitos desta pesquisa foram alunos
do 6º ano do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Dom Moisés Coelho que fica situada à
rua Pe. Jose Tomas, 387 na Cidade de Cajazeiras-PB. A abordagem foi do tipo qualitativo.
Quanto aos resultados o estudo teórico mostrou o quanto o jornal tem a contribuir com os
processos do ensino e da aprendizagem podendo favorecer tanto ao professor quando ao
educando na construção dos seus conhecimentos. O Jornal apresenta uma forma eficiente de
publicar os acontecimentos, numa linguagem simples e de fácil entendimento, tornando-se
fonte relevante para pesquisa e para obtenção de informações sobre o mundo. Desse modo, ao
utilizar o jornal na sala de aula como ferramenta pedagógica o professor, estará contribui
consolidando com as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua portuguesa,
quando estes defendem que a meta para educação é proporcionar ao aluno a capacidade de
entender e produzir textos, tornando-se sujeito transformador na prática social do meio em que
está inserido. E passando de ouvinte passivo para ouvinte participativo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
O uso do jornal como um recurso pedagógico na sala de aula. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.description.abstract |
This monograph presents the result of a research-action, as its main purpose is to investigate a
specific problem in a situation also specified in order to achieve a relevant practice of the
results. It was also intended to develop a study on the use of printed newspaper as a
pedagogical tool of Support to the teaching and learning processes of the student. It had as
general objective: to reflect about the possibilities of using the newspaper as a pedagogical
tool in the classroom in a perspective of working the interdisciplinarity. And specific
objectives: to identify the possibilities of experiencing pedagogical practices in an
interdisciplinary perspective, seeking to work the cross-cutting themes from the use of the
newspaper (virg point), demonstrate possible ways of working the contents of the classroom,
having the newspaper as a didactic resource , -explore the textual genres present in the
newspaper as a means of promoting school learning, and also develop the critical spirit of
learners from the reflection of the facts that are currently occurring. As for the methodological
path, the first stage of this work was carried out by means of a bibliographical survey, where
several authors were investigated, who believe and defend this possibility of the use of the
newspaper as a pedagogical tool. The second stage was through a research-action in which it
developed Activities using printed newspaper as a pedagogical resource. The subjects of this
research were students of the 6th grade of Elementary School II of the Moises State School,
located at Rua Jose Tomas, 387 in the city of Cajazeiras-PB. The approach was qualitative.
Regarding the results, the theoretical study showed how much the newspaper has to contribute
with the processes of teaching and learning, favoring both the teacher and the student in their
construction of knowledge. And especially, how much this resource has the power to awaken
the critical sense that until then not explored in the school, by the teachers. The newspaper
presents an efficient way of thinking about events, the language is simple and easy to
understand, it brings texts with different characteristics, Transforming subject in the social
practice of the environment photography, graphic resources, etc. Newspapers are relevant
sources for research and for obtaining information about the world, thus contributing to
consolidate the guidelines of the National Curriculum Parameters according to which the goal
for education is to provide the student with the ability to understand and produce texts,
becoming in which it is inserted. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4560 |
|
dc.date.accessioned |
2019-06-28T11:14:03Z |
|
dc.date.available |
2019-06-28 |
|
dc.date.available |
2019-06-28T11:14:03Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Didática |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente |
pt_BR |
dc.subject |
Jornal - ferramenta pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Recurso didático - jornal |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Didactics |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practice |
pt_BR |
dc.subject |
Journal - pedagogical tool |
pt_BR |
dc.subject |
Didactic resource - newspaper |
pt_BR |
dc.subject |
School learning |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ABREU, Larrubia Caldas de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The use of the newspaper as a pedagogical resource in the classroom. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ABREU, Larrubia Caldas de. O uso do jornal como um recurso pedagógico na sala de aula. 2017. 59 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
pt_BR |