DSpace/Manakin Repository

Um olhar sobre a concepção e prática dos professores acerca da psicomotricidade na educação infantil.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALVES, D. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3902041326296005 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PIRIS, Aparecida Carneiro.
dc.contributor.advisor1ID PIRES, Aparecida Carneiro. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5613969088897311 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIRA, Rejane Maria de Araújo.
dc.contributor.referee2 CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.
dc.description.resumo Este trabalho tem por objeto de estudo a concepção e prática dos professores acerca da Psicomotricidade na Educação Infantil. O questionamento que conduziu este estudo foi: Que concepção e prática as professoras tem acerca da Psicomotricidade na Educação Infantil? Para tanto, o objetivo geral foi analisar a concepção e prática de professoras acerca da Psicomotricidade na Educação Infantil. O percurso metodológico deste estudo se constituiu em três etapas: levantamento bibliográfico, pesquisa de campo e análise dos dados. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, em que a coleta de dados se deu a partir da observação e da entrevista semiestruturada. Para a interpretação dos dados nos apropriamos da análise de conteúdo, a qual nos permitiu compreender de maneira mais totalizante os dados coletados. Os resultados obtidos revelaram que a Psicomotricidade contribui de forma significativa para o processo educativo infantil e que a prática pedagógica utilizada pelas professoras tem se pautado em recursos metodológicos como os jogos e as brincadeiras. Os dados ainda apontaram que, a Psicomotricidade apesar de ser uma ciência pouco conhecida, é considerada pelas professoras como fundamental no processo de desenvolvimento psicomotor infantil, dos aspectos físico, mental, afetivo-emocional e sociocultural das crianças, e que o movimento é um meio para ampliar certas formas de atenção e percepção. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Um olhar sobre a concepção e prática dos professores acerca da psicomotricidade na educação infantil. pt_BR
dc.date.issued 2017-09-12
dc.description.abstract This study aims to study the conception and practice of teachers about Psychomotricity in Early Childhood Education. The question that led to this study was: What conception and practice do the teachers have about Psychomotricity in Early Childhood Education? Therefore, the general objective was to analyze the conception and practice of teachers about Psychomotricity in Early Childhood Education. The methodological course of this study consisted of three steps: bibliographic survey, field research and data analysis. The research had a qualitative approach, in which the data collection took place from the observation and semi- structured interview. For the interpretation of the data, we took ownership of the content analysis, which allowed us to understand in a more totalising the data collected. The results showed that Psychomotricity contributes significantly to the children's educational process and that the pedagogical practice used by teachers has been based on methodological resources such as games and games. The data also pointed out that, although Psychomotricity is a little known science, it is considered by teachers as fundamental in the process of child psychomotor development, physical, mental, affective-emotional and socio-cultural aspects of children, and that movement is a means to expand certain forms of attention and perception. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4561
dc.date.accessioned 2019-06-28T11:32:21Z
dc.date.available 2019-06-28
dc.date.available 2019-06-28T11:32:21Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Psicomotricidade pt_BR
dc.subject Práticas Pedagógicas pt_BR
dc.subject Concepções pt_BR
dc.subject child education pt_BR
dc.subject Psychomotricity pt_BR
dc.subject Pedagogical practices pt_BR
dc.subject Conceptions pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES, Denizia Andrade.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative A look at the conception and practice of teachers about psychomotricity in early childhood education. pt_BR
dc.identifier.citation ALVES, Denizia Andrade. Um olhar sobre a concepção e prática dos professores acerca da psicomotricidade na educação infantil. 2017. 44 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta