dc.creator.ID |
ALVES, A. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7301607864936725 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Maria Janete de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, Maria Janete de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
|
dc.contributor.referee2 |
CAMPOS, Maria de Lourdes. |
|
dc.description.resumo |
O presente estudo tem por tema “Atuação do pedagogo no espaço não escolar” e tem como
objetivo geral analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelo pedagogo no ambiente não
escolar. Os objetivos específicos são: Identificar as metodologias de trabalho do pedagogo no
ambiente não escolar; investigar os saberes instituídos para a prática profissional no ambiente
não escola; caracterizar a relação entre o pedagogo e os demais profissionais da área de saúde.
A investigação esta fundamentada numa abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foi
utilizada como instrumento a observação e o questionário aberto. Para compor os sujeitos da
pesquisa optamos por espaços específicos entre eles: uma Faculdade da Paraíba, um Centro de
Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil-CAPSi e a uma Associação de Pais e Amigos dos
Excepcionais-APAE, ou seja, espaços estes onde pedagogos exercem funções de educação. A
pesquisa foi realizada no mês de maio de 2014 e teve como sujeitos participantes 02 docentes
do Hospital Público, 01 Coordenadora do CAPSi e 01 Educadora da APAE. Para a efetivação
deste trabalho utilizou de reflexões teóricas de documentos oficiais publicados pelo
MEC/Brasil (2002), CONANDA (1995), e autores como Matos e Mugiatti (2011) Oliveira
(2008), Libâneo (1994) e dentre outros. Poucos pedagogos nos espaços investigados; saberes
dos profissionais no ambiente não escolar; o processo avaliativo da criança era percebido de
forma individual, no decorre da atividade proposta; Uma boa relação entre os educadores e
profissionais de saúde; Como metodologia/estratégias: a ação pedagógica do educador esta
voltada para a ludicidade X currículo formal; Sem duvidas as instituições são importantes
para o desenvolvimento escolar das crianças e adolescente. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Atuação do pedagogo no espaço não escolar. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014-08-27 |
|
dc.description.abstract |
This study has the theme: Performance of non-school educator in space and has the overall
objective to analyze the pedagogical practices developed by the educator in non-school
environment. The specific objectives are: Identify the methods of work of the educator in non-
school environment; investigating the knowledge for professional practice instituted in the
environment no school; characterize the relationship between the educator and other
professionals in the area of health. Research this based on a qualitative approach. For data
collection instrument was used as the observation and the open questionnaire. To compose the
subjects opted for specific spaces between them: a faculty of Paraíba, one-CAPSi Children
and Youth Psychosocial Care Center and an Association of Parents and Friends of Mentally-
APAE, ie, spaces where these teachers performing duties education. The survey was
conducted in May 2014 and had 02 teachers participating as subjects of Hospital Pedagogy
project, 01 and 01 CAPSi Coordinator of Educator APAE. For the realization of this study
used the theoretical reflections of official documents published by the MEC / Brazil (2002),
CONANDA (1995), and authors like Matos and Mugiatti (2011) Oliveira (2008), Libâneo
(1994) and others. Few educators in the investigated areas; knowledge of professionals in the
non-school environment; the evaluation process of the child was seen individually, the results
from the proposed activity; A good relationship between educators and health professionals;
As methodology / strategies: the educator pedagogical action toward this playfulness X
formal curriculum; Undoubtedly the institution are important for the development of school
children and adolescents. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4565 |
|
dc.date.accessioned |
2019-06-28T16:03:12Z |
|
dc.date.available |
2019-06-28 |
|
dc.date.available |
2019-06-28T16:03:12Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia - atuação profissional |
pt_BR |
dc.subject |
Atuação profissional - pedagogia - espaço não escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogo - práticas profissionais |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogy - professional performance |
pt_BR |
dc.subject |
Professional performance - pedagogy - non-school space |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogic - professional practices |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALVES, Alzenira Cândida. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The performance of the pedagogue in non-school space. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALVES, Alzenira Cândida. Atuação do pedagogo no espaço não escolar. 2014. 51 f. Monografia(Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
pt_BR |