Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALVES, A. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7301607864936725 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Maria Janete de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, Maria Janete de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 pt_BR
dc.contributor.referee1 DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.contributor.referee2 CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.description.resumo O presente estudo tem por tema “Atuação do pedagogo no espaço não escolar” e tem como objetivo geral analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelo pedagogo no ambiente não escolar. Os objetivos específicos são: Identificar as metodologias de trabalho do pedagogo no ambiente não escolar; investigar os saberes instituídos para a prática profissional no ambiente não escola; caracterizar a relação entre o pedagogo e os demais profissionais da área de saúde. A investigação esta fundamentada numa abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foi utilizada como instrumento a observação e o questionário aberto. Para compor os sujeitos da pesquisa optamos por espaços específicos entre eles: uma Faculdade da Paraíba, um Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil-CAPSi e a uma Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais-APAE, ou seja, espaços estes onde pedagogos exercem funções de educação. A pesquisa foi realizada no mês de maio de 2014 e teve como sujeitos participantes 02 docentes do Hospital Público, 01 Coordenadora do CAPSi e 01 Educadora da APAE. Para a efetivação deste trabalho utilizou de reflexões teóricas de documentos oficiais publicados pelo MEC/Brasil (2002), CONANDA (1995), e autores como Matos e Mugiatti (2011) Oliveira (2008), Libâneo (1994) e dentre outros. Poucos pedagogos nos espaços investigados; saberes dos profissionais no ambiente não escolar; o processo avaliativo da criança era percebido de forma individual, no decorre da atividade proposta; Uma boa relação entre os educadores e profissionais de saúde; Como metodologia/estratégias: a ação pedagógica do educador esta voltada para a ludicidade X currículo formal; Sem duvidas as instituições são importantes para o desenvolvimento escolar das crianças e adolescente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Atuação do pedagogo no espaço não escolar. pt_BR
dc.date.issued 2014-08-27
dc.description.abstract This study has the theme: Performance of non-school educator in space and has the overall objective to analyze the pedagogical practices developed by the educator in non-school environment. The specific objectives are: Identify the methods of work of the educator in non- school environment; investigating the knowledge for professional practice instituted in the environment no school; characterize the relationship between the educator and other professionals in the area of health. Research this based on a qualitative approach. For data collection instrument was used as the observation and the open questionnaire. To compose the subjects opted for specific spaces between them: a faculty of Paraíba, one-CAPSi Children and Youth Psychosocial Care Center and an Association of Parents and Friends of Mentally- APAE, ie, spaces where these teachers performing duties education. The survey was conducted in May 2014 and had 02 teachers participating as subjects of Hospital Pedagogy project, 01 and 01 CAPSi Coordinator of Educator APAE. For the realization of this study used the theoretical reflections of official documents published by the MEC / Brazil (2002), CONANDA (1995), and authors like Matos and Mugiatti (2011) Oliveira (2008), Libâneo (1994) and others. Few educators in the investigated areas; knowledge of professionals in the non-school environment; the evaluation process of the child was seen individually, the results from the proposed activity; A good relationship between educators and health professionals; As methodology / strategies: the educator pedagogical action toward this playfulness X formal curriculum; Undoubtedly the institution are important for the development of school children and adolescents. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4565
dc.date.accessioned 2019-06-28T16:03:12Z
dc.date.available 2019-06-28
dc.date.available 2019-06-28T16:03:12Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Pedagogia - atuação profissional pt_BR
dc.subject Atuação profissional - pedagogia - espaço não escolar pt_BR
dc.subject Pedagogo - práticas profissionais pt_BR
dc.subject Pedagogy - professional performance pt_BR
dc.subject Professional performance - pedagogy - non-school space pt_BR
dc.subject Pedagogic - professional practices pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES, Alzenira Cândida.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The performance of the pedagogue in non-school space. pt_BR
dc.identifier.citation ALVES, Alzenira Cândida. Atuação do pedagogo no espaço não escolar. 2014. 51 f. Monografia(Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta