dc.creator.ID |
ALVES, S. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6664015139541120 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PEREIRA, Zildene Francisca. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PEREIRA, Z. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARAÚJO, Edinaura Almeida de. |
|
dc.contributor.referee2 |
CASTRO, Cicera Alteniza Duarte de. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho consta de uma análise referente à relação estabelecida
entre professores e alunos. Visto a importância que um tipo de relacionamento
provoca no meio educacional, pelo fato da escola ser o segundo ambiente em
que a criança faz parte diretamente, depois do ambiente familiar. Se fez
necessário discutir neste trabalho, que tipo de relacionamento é mais
adequado ou mais favorável para se ter em sala de aula, de maneira que
proporcione uma melhor educação escolar para os envolvidos. Temos como
problema de pesquisa: Como são vivenciadas as relações interpessoais entre
professores e alunos em sala de aula e o que elas provocam no processo de
ensino-aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental? Para responder ao
problema de pesquisa temos como objetivo geral: Analisar como ocorre a
interação entre professores e alunos do Ensino Fundamental e sua
contribuição para o processo de ensino-aprendizagem. Nos objetivos
específicos temos: Discutir a importância das interações entre professores e
alunos em sala de aula; Investigar as concepções dos professores em relação
às interações em sala de aula; Identificar elementos que favoreçam as relações
interpessoais entre professor e aluno. Na metodologia utilizamos a observação
sistemática e a entrevista semiestruturada com duas professoras que atuam
nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola estadual da cidade de
Cajazeiras/PB. A partir da coleta de dados, juntamente com os estudos
teóricos, podemos enfatizar como resultado que manter uma boa interação em
sala de aula onde tanto o professor, quanto o aluno são detentores do saber,
proporcionam uma aprendizagem muito mais satisfatória e significativa no
processo de ensino- aprendizagem. Contudo, concluímos que ter uma boa
interação em sala de aula torna-se uma ferramenta essencial para o processo
educacional visto que, os resultados de uma relação prazerosa trazem
inúmeros aspectos positivos que beneficiam tanto professor, quanto o aluno e
consequentemente haverá uma melhor aprendizagem escolar. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Relação Professor Aluno: Repensando o Processo de Ensino - Aprendizagem em Sala de aula. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015-11-26 |
|
dc.description.abstract |
This work consists of an analysis regarding the relationship established
between teachers and students. Seen the importance of a type of relationship
causes in the educational environment at school actually be the second
environment in which the child is part directly after the family environment. It
was necessary to discuss in this paper, what kind of relationship is more
appropriate or better to keep in the classroom, in order to provide a better
education for those involved. We can research problem: How are experienced
interpersonal relationships between teachers and students in the classroom and
what they provoke in the teaching of elementary school students process? To
answer the research problem we have as a general objective: To analyze how
does the interaction between teachers and students of primary education and
its contribution to the teaching-learning process. The specific objectives are:
Discuss the importance of interactions between teachers and students in the
classroom; Investigate the conceptions of teachers in relation to interactions in
the classroom; Identify elements that favor interpersonal relations between
teacher and student. The methodology used systematic observation and semi-
structured interviews with two teachers working in primary education in a state
school in the city of Cajazeiras / PB. From the data collection along with
theoretical studies, we emphasize as a result we have a good interaction in the
classroom where both the teacher and the student are holders of knowledge,
provide a much more satisfying and meaningful learning in the process of
teaching and learning. However, we conclude that to have a good interaction in
the classroom becomes an essential tool for the educational process as the
results of a pleasurable relationship bring numerous positive aspects that
benefit both teacher and the student and consequently there will be a better
school learning. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4566 |
|
dc.date.accessioned |
2019-06-28T16:20:24Z |
|
dc.date.available |
2019-06-28 |
|
dc.date.available |
2019-06-28T16:20:24Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Relação Professor - Aluno |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Estadual - Cajazeiras - Paraíba - Relacionamento - Professor e Aluno |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino - Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Professores - Escola Estadual |
pt_BR |
dc.subject |
Relation Teacher - Student |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary School |
pt_BR |
dc.subject |
State School - Cajazeiras - Paraíba - Relationship - Teacher and Student |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching - Learning |
pt_BR |
dc.subject |
Teachers - State School |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALVES, Sandra Lourenço. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Student Teacher Relationship: Rethinking the Teaching - Learning Process in the Classroom. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALVES, Sandra Lourenço. Relação Professor Aluno: Repensando o Processo de Ensino - Aprendizagem em Sala de aula. 2015. 48 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
pt_BR |