DSpace/Manakin Repository

Relação Professor Aluno: Repensando o Processo de Ensino - Aprendizagem em Sala de aula.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALVES, S. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6664015139541120 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA, Z. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.contributor.referee2 CASTRO, Cicera Alteniza Duarte de.
dc.description.resumo O presente trabalho consta de uma análise referente à relação estabelecida entre professores e alunos. Visto a importância que um tipo de relacionamento provoca no meio educacional, pelo fato da escola ser o segundo ambiente em que a criança faz parte diretamente, depois do ambiente familiar. Se fez necessário discutir neste trabalho, que tipo de relacionamento é mais adequado ou mais favorável para se ter em sala de aula, de maneira que proporcione uma melhor educação escolar para os envolvidos. Temos como problema de pesquisa: Como são vivenciadas as relações interpessoais entre professores e alunos em sala de aula e o que elas provocam no processo de ensino-aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental? Para responder ao problema de pesquisa temos como objetivo geral: Analisar como ocorre a interação entre professores e alunos do Ensino Fundamental e sua contribuição para o processo de ensino-aprendizagem. Nos objetivos específicos temos: Discutir a importância das interações entre professores e alunos em sala de aula; Investigar as concepções dos professores em relação às interações em sala de aula; Identificar elementos que favoreçam as relações interpessoais entre professor e aluno. Na metodologia utilizamos a observação sistemática e a entrevista semiestruturada com duas professoras que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola estadual da cidade de Cajazeiras/PB. A partir da coleta de dados, juntamente com os estudos teóricos, podemos enfatizar como resultado que manter uma boa interação em sala de aula onde tanto o professor, quanto o aluno são detentores do saber, proporcionam uma aprendizagem muito mais satisfatória e significativa no processo de ensino- aprendizagem. Contudo, concluímos que ter uma boa interação em sala de aula torna-se uma ferramenta essencial para o processo educacional visto que, os resultados de uma relação prazerosa trazem inúmeros aspectos positivos que beneficiam tanto professor, quanto o aluno e consequentemente haverá uma melhor aprendizagem escolar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Relação Professor Aluno: Repensando o Processo de Ensino - Aprendizagem em Sala de aula. pt_BR
dc.date.issued 2015-11-26
dc.description.abstract This work consists of an analysis regarding the relationship established between teachers and students. Seen the importance of a type of relationship causes in the educational environment at school actually be the second environment in which the child is part directly after the family environment. It was necessary to discuss in this paper, what kind of relationship is more appropriate or better to keep in the classroom, in order to provide a better education for those involved. We can research problem: How are experienced interpersonal relationships between teachers and students in the classroom and what they provoke in the teaching of elementary school students process? To answer the research problem we have as a general objective: To analyze how does the interaction between teachers and students of primary education and its contribution to the teaching-learning process. The specific objectives are: Discuss the importance of interactions between teachers and students in the classroom; Investigate the conceptions of teachers in relation to interactions in the classroom; Identify elements that favor interpersonal relations between teacher and student. The methodology used systematic observation and semi- structured interviews with two teachers working in primary education in a state school in the city of Cajazeiras / PB. From the data collection along with theoretical studies, we emphasize as a result we have a good interaction in the classroom where both the teacher and the student are holders of knowledge, provide a much more satisfying and meaningful learning in the process of teaching and learning. However, we conclude that to have a good interaction in the classroom becomes an essential tool for the educational process as the results of a pleasurable relationship bring numerous positive aspects that benefit both teacher and the student and consequently there will be a better school learning. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4566
dc.date.accessioned 2019-06-28T16:20:24Z
dc.date.available 2019-06-28
dc.date.available 2019-06-28T16:20:24Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Relação Professor - Aluno pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.subject Escola Estadual - Cajazeiras - Paraíba - Relacionamento - Professor e Aluno pt_BR
dc.subject Ensino - Aprendizagem pt_BR
dc.subject Professores - Escola Estadual pt_BR
dc.subject Relation Teacher - Student pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.subject State School - Cajazeiras - Paraíba - Relationship - Teacher and Student pt_BR
dc.subject Teaching - Learning pt_BR
dc.subject Teachers - State School pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES, Sandra Lourenço.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Student Teacher Relationship: Rethinking the Teaching - Learning Process in the Classroom. pt_BR
dc.identifier.citation ALVES, Sandra Lourenço. Relação Professor Aluno: Repensando o Processo de Ensino - Aprendizagem em Sala de aula. 2015. 48 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta