dc.creator.ID |
ABRANTES, N. N. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8613729195526518 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FEITOSA, J.R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3908692085613288 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOARES, Luisa de Marillac Ramos. |
|
dc.contributor.referee2 |
FEITOSA, Belijane Marques. |
|
dc.contributor.referee3 |
FREITAS, Erlane Aguiar Feitosa de. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho consistiu em analisar as vivências de professores homossexuais
diante das ações homofóbicas em seus ambientes de trabalho. Deste modo,
buscou-se averiguar os possíveis obstáculos encontrados pelos professores para
assumir a homossexualidade no âmbito educacional, identificar as reações e
sentimentos destes diante de casos de homofobia, procurando investigar se as
vivências homofóbicas estão interferindo na auto realização profissional. Tomando
como base os princípios da pesquisa descritiva, com ênfase na abordagem quanti-
qualitativa, este trabalho desenvolveu um diálogo entre os resultados e estudos
teóricos que abordam o tema em questão. O instrumento de coleta utilizado foi um
questionário de vinte e duas questões aplicado com vinte professores homossexuais
da rede pública de ensino (Fundamental, Médio e Superior), nas cidades de Sousa e
Cajazeiras, localizadas no Alto Sertão da Paraíba. Dentre os principais resultados
constatou-se que a homofobia está presente no ambiente de trabalho dos sujeitos
investigados, porém, estes conseguem, de certa forma, superá-la. Observa-se que o
assumir homossexual não é uma tarefa fácil, uma vez que os sujeitos, apesar de
não se sentirem excluídos, se comportam silenciando a orientação sexual no
ambiente escolar. As vivências homofóbicas não interferem na auto realização
profissional dos sujeitos investigados, e nem é um empecilho às vivências pessoais
e profissionais. Contudo, fica evidente a necessidade de uma problematização mais
apurada sobre a homofobia na escola, uma vez que a ausência destes discursos
pode vir a ser a causa das estigmatizações sofridas por estes sujeitos. Conclui-se
que o acolhimento da escola e da família é imprescindível para contribuir na
amenização das discriminações e preconceitos contra os sujeitos homossexuais
inseridos nestes ambientes. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Vivências homofóbicas de professores homossexuais em seus ambientes de trabalho. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.description.abstract |
This work tries to analyze the experiences of homosexual teachers before
homophobic actions in their work environments. Therefore, we ascertained the
possible obstacles encountered by teachers to assume the homosexuality in their
educational contexts, as well as to identify the reactions and feelings theirs on these
cases of homophobia, seeking to investigate whether homophobic experiences are
interfering in professional self-fulfillment. Based on the principles of descriptive
research, with an emphasis on quantitative and qualitative approach, this work
developed a dialogue between the results and theoretical studies that address the
theme in question. The collection instrument was a questionnaire of twenty-two
questions applied with twenty homosexual teachers from public schools (Primary,
Secondary and Higher education), in the cities of Sousa and Cajazeiras, located in
the Dry Backlands of Paraíba state. Among the main results, we found that
homophobia is present in the work environment of the investigated teachers, but they
manage to overcome it somehow. It was noted that to assume the homosexuality is
not an easy task, once the subjects behave silencing the sexual orientation in school
environment, despite not feel excluded. Homophobic experiences do not interfere in
the professional self-realization of the investigated teachers, and do not obstruct their
personal and professional experiences. However, it is evident the need for a more
favorable problematization about school homophobia, since the absence of these
speeches might be the cause of stigmatization suffered by these educators. We
conclude that the acceptance of the family and of school is essential to contribute in
the decrement of discrimination and prejudice against the homosexual teachers
inserted in these environments. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4567 |
|
dc.date.accessioned |
2019-06-28T16:34:23Z |
|
dc.date.available |
2019-06-28 |
|
dc.date.available |
2019-06-28T16:34:23Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Psicologia educacional e homossexualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Professores homossexuais |
pt_BR |
dc.subject |
Homofobia - ambiente de trabalho |
pt_BR |
dc.subject |
Educational Psychology and Homosexuality |
pt_BR |
dc.subject |
Homosexual teachers |
pt_BR |
dc.subject |
Homophobia - Work environment |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ABRANTES, Nyedja Nara Furtado de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Homophobic experiences of homosexual teachers in their work environments. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ABRANTES, Nyedja Nara Furtado de. Vivências homofóbicas de professores
homossexuais em seus ambientes de trabalho. 2014. 59 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
pt_BR |