DSpace/Manakin Repository

Formação docente no processo de inclusão nos anos iniciais do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SOUSA, Francisco das Chagas de Loiola.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, F. C. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5916201171567416 pt_BR
dc.contributor.referee1 BATISTA, Maria Thais de Oliveira.
dc.contributor.referee2 CORRÊA, Adriana.
dc.description.resumo Este estudo teve como objetivo compreender a importância da formação docente no processo de inclusão dos discentes nos anos iniciais do ensino fundamental. A motivação para estudar a temática foi por ser uma prática que apesar de ser exigida por lei, ainda é distante da realidade contemporânea, haja vistas muitos desafios são postos para o ensino Inclusivo. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal do município de Poço José de Moura -PB. Para tanto, desenvolvemos uma abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foi utilizada de uma entrevista semiestruturada destinada a quatro (4) professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, na qual obtivemos as informações necessárias para a realização de nossas análises, que foram feitas através das falas das entrevistadas contrapondo-se com os aportes teóricos como Mantoan, (2015), Cruz e Glat, (2014), Pimenta; Ghedin (2008). Nos resultados da pesquisa, verificou-se que as professoras têm formação em nível superior, mas no que se refere à formação continuada em educação especial, não possuem qualificação melhor nesta área. Os sujeitos reconhecem a falta de capacitação, demonstram a necessidade de criação de projetos inclusivos como: capacitação de professores para atuar nas salas de recursos multifuncionais e também nas regulares. Apontam a relevância da formação de qualidade para a atuação docente no campo da inclusão. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Formação docente no processo de inclusão nos anos iniciais do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2018-08-01
dc.description.abstract This study aimed to understand the importance of teacher training in the process of inclusion of students in the initial years of elementary school. The motivation to study the subject was because it is a practice that despite being required by law, is still far from contemporary reality, given the many challenges that are posed for inclusive education. The research was carried out in a municipal school in the municipality of Poço José de Moura -PB. To do so, we have developed a qualitative approach. For the data collection, a semi-structured interview was used for four (4) teachers from the initial years of elementary school, in which we obtained the necessary information for the accomplishment of our analyzes, which were made through the statements of the interviewees, opposing the theoretical contributions such as Mantoan, (2015), Cruz and Glat, (2014), Pimenta; Ghedin (2008). In the research results, it was verified that the teachers have higher education, but with regard to continuing education in special education, they do not have a better qualification in this area. The subjects recognize the lack of training, demonstrate the need to create inclusive projects such as: training of teachers to work in multifunctional resource rooms and also regular ones. They point to the relevance of quality training for the teaching profession in the field of inclusion. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4568
dc.date.accessioned 2019-06-28T16:48:14Z
dc.date.available 2019-06-28
dc.date.available 2019-06-28T16:48:14Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject inclusive education pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Inclusion pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ANDRADE, Andréa Anacleto Ferreira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teacher training in the inclusion process in the elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation ANDRADE, Andréa Anacleto Ferreira de. Formação docente no processo de inclusão nos anos iniciais do ensino fundamental. 2018. 41 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta