DSpace/Manakin Repository

A desresponsabilização do Estado Brasileiro face às Políticas Públicas Educacionais nos governos FHC e Lula (1994 – 2010).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID QUEIROZ, D. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6381465157608044 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAMPOS JUNIOR, Antonio da Silva.
dc.contributor.advisor1ID CAMPOS JÚNIOR, A. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1050268037228947 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA FILHO, Gilvan Dias de.
dc.contributor.referee2 SANTOS, José Ozildo dos.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espgestaopolpubCDSA.2017.tccmon.queiroz
dc.description.resumo O presente estudo objetiva analisar as políticas educacionais nos governos FHC e Lula, buscando identificar a desresponsabilização de ambos os governos no que se refere a assegurar uma educação pública de qualidade. Propôs conhecer alguns programas educacionais criados no governo FHC e no governo Lula. Como objetivo principal, identificar nos eixos centrais dessas políticas a lógica do capital, e analisar a transferência de parte da responsabilidade que, ora seria do governo federal, para a sociedade civil e para a iniciativa privada. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizada uma revisão bibliográfica da temática, tendo como referências estudiosos das áreas de educação, ciências sociais, serviço social e políticas públicas, dentre eles: Anderson (1995), Laurell (2002), Scheibe (2003), Oliveira (2009), entre outros. Esse estudo buscou assegurar à presente pesquisa um suporte teórico para a discussão das políticas educacionais no país. Também foi feita a análise de documentos legais que definem tais políticas nos dois governos: Constituição Federal (BRASIL, 1988), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996), dentre outros. Espera-se com essa pesquisa contribuir para a ampliação do debate acerca das políticas educacionais no país e na percepção de seus avanços ou retrocessos que elas tiveram a partir do governo de FHC. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Gestão Pública. pt_BR
dc.title A desresponsabilização do Estado Brasileiro face às Políticas Públicas Educacionais nos governos FHC e Lula (1994 – 2010). pt_BR
dc.date.issued 2017-09-14
dc.description.abstract The present study aims to analyze the educational policies in the FHC Lula, seeking to identify the lack of accountability of both governments regarding quality public education. He proposed to meet some educational programs created by the FHC government and the Lula government. With the objective the central axis of these policies to identify the logic of capital, and analyze transfer of part of the federal government's civil society and the private sector. In order to achieve the proposed objectives, bibliographical review of the subject, with reference to areas of education, social sciences, social service and public policies, among they are: Anderson (1995), Laurell (2002), Scheibe (2003), Oliveira (2009), among others. This study sought to ensure to the present research a theoretical support for the discussion of educational policies in the country. The analysis of legal documents that define such policies in both governments: Constitution Federal (BRAZIL, 1988), Law of Guidelines and Bases of National Education (BRASIL, 1996), among others. It is hoped that this research will contribute to the debate about the educational policies in the country and the perception of its advances or setbacks that they had from the government of FHC. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4588
dc.date.accessioned 2019-06-30T19:12:02Z
dc.date.available 2019-06-30
dc.date.available 2019-06-30T19:12:02Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Políticas públicas educacionais pt_BR
dc.subject Políticas públicas de educação pt_BR
dc.subject Estado e educação pt_BR
dc.subject Fernando Henrique Cardoso - Governo pt_BR
dc.subject Governo Lula e Educação pt_BR
dc.subject Desresponsabilização do Estado Brasileiro - Educação pt_BR
dc.subject Políticas para a formação de professores pt_BR
dc.subject Public education policies pt_BR
dc.subject Disclaimer of the Brazilian State - Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator QUEIROZ, Daniel Beserra de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The lack of accountability of the Brazilian State vis-à-vis Public Educational Policies in the governments of Presidents Fernando Henrique Cardisi and Luiz Inácio Lula da Silva (1994-2010) pt_BR
dc.identifier.citation QUEIROZ, Daniel Bezerra de. A desresponsabilização do Estado Brasileiro face às Políticas Públicas Educacionais nos governos FHC e Lula (1994 – 2010). 2017. 49f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Especialização em Gestão das Políticas Públicas, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4588 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta