DSpace/Manakin Repository

Um modelo computacional para a construção de sistemas educacionais adaptativos e semânticos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID Bittencourt, Ig Ibert pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4038730280834132 pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Evandro de Barros.
dc.contributor.advisor1ID COSTA, E. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5760364940162939 pt_BR
dc.contributor.referee1 BAPTISTA, Cláudio de Souza
dc.contributor.referee1ID BAPTISTA, C. S. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/0104124422364023 pt_BR
dc.contributor.referee2 GUTIERREZ, Maria Del Rosario Girardi.
dc.contributor.referee2ID GIRARDI, Rosario pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5317074159250496 pt_BR
dc.contributor.referee3 PINTO, Sergio Crespo Coelho da Silva.
dc.contributor.referee3ID PINTO, S. C. C. S. pt_BR
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/6515044727348778 pt_BR
dc.description.resumo A presente pesquisa está relacionada à concepção e construção de sistemas educacionais mediados por computador dotados de adaptatividade e baseados na Web semântica, integrando técnicas e tecnologias provenientes da Inteligência Artifical e Web Semântica. Nesse sentido, esta tese apresenta uma solução para viabilizar a construção efetiva dos sistemas em pauta, consistindo especificamente na integração de ontologias, agentes e serviços semânticos. Para tanto, foram estabelecidos os seguintes objetivos: 1) propor um modelo conceitual para construção de tais ambientes educacionais; 2) propor e implementar um modelo computacional baseado em ontologias, agentes e serviços semânticos e 3) propor e implementar um modelo de infraestrutura para interoperabilidade entre aplicações educacionais. Para avaliação da proposta foram definidos três estudos de casos, abrangendo os domínios de Matemática e Medicina. Os resultados alcançados mostraram-se adequados, tendo como contribuição a concepção e desenvolvimento de tais modelos, as quais correspondem: i) à proposição dos modelos para ambientes educacionais adaptativos e semânticos; ii) à garantia do desenvolvimento e manutenção de ambientes educacionais adaptativos e semânticos de forma mais fácil; iii) à possibilidade de produção em larga escala de tais ambientes e para as diversas áreas do conhecimento e iv) à possibilidade de permitir que instituições de ensino possam cooperar na produção de materiais educacionais e no acesso aos estudantes que necessitem deste tipo de tecnologia, tanto no Brasil quanto em outros países. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação pt_BR
dc.title Um modelo computacional para a construção de sistemas educacionais adaptativos e semânticos. pt_BR
dc.date.issued 2009-08-14
dc.description.abstract This research examines the design and effective development of adaptive and semantic Web-based educational systems, integrating artificial intelligence techniques and semantic Web-based technologies. In this sense, this research presents a solution in order to ensure the effective construction of such educational systems, which means the integration of ontologias, agents and semantic Web services. As a consequence, the following goals are 1) to propose a conceptual model to build such educational environments; 2) to propose and to implement a computational model based on ontologies, agents, and semantic Web services; 3) to propose and to implement an interoperability model between edudational applications. Moreover, results obtained from three case studies (within Math and Medicine domains) are provided to evaluate the feasability of the thesis. The outcomes achieved were the conception and development of such models and the contributions are summarized as follows: i) the proposition of models to adaptive and semantic Web-based educational environments; ii) to ensure the development and maintenance of such educational sysems in an easy way; iii) to provide an structure to large-scale production of such environments and to different domains and iv) to provide the capability for universities to cooperate in the production of learning resources and access to students who needs this kind of technology as in Brazil as in abroad. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4598
dc.date.accessioned 2019-07-01T18:53:48Z
dc.date.available 2019-07-01
dc.date.available 2019-07-01T18:53:48Z
dc.type Tese pt_BR
dc.subject Inteligência Artificial – Sistemas Multiagentes pt_BR
dc.subject Web Semântica pt_BR
dc.subject Educação à Distância pt_BR
dc.subject Ambientes Educacionais – Web Semântica pt_BR
dc.subject Artificial Intelligence - Multiagent Systems pt_BR
dc.subject Semantic Web pt_BR
dc.subject Distance Education pt_BR
dc.subject Educational Environments - Semantic Web pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PINTO, Ig Ibert Bittencourt Santana.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative A computational model for the construction of adaptive and semantic educational systems. pt_BR
dc.relation Instituto de Computação da UFAL pt_BR
dc.identifier.citation PINTO, Ig Ibert Bittencourt Santana. Um modelo computacional para a construção de sistemas educacionais adaptativos e semânticos. 2009. 244 f. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) Programa de Pós-Graduação em Informática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4598 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta