DSpace/Manakin Repository

Humanização da assistência em saúde: contribuição da pedagogia no Hospital Universitário Júlio Bandeira de Malo(HUJB).

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.contributor.advisor1ID AMARAL, M. G. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.contributor.referee2 SILVA, José Amiraldo Alves da.
dc.description.resumo O presente trabalho buscou discutir acerca da humanização na área da Saúde a partir da Pedagogia Hospitalar, compreendendo que a relação do ensino com o serviço no trabalho humanizador com crianças e adolescentes contribui positivamente no processo de hospitalização destes. Desse modo, delineamos como objetivo geral: analisar a contribuição da Pedagogia Hospitalar ao processo de humanização no Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), a partir da extensão universitária. Os objetivos específicos são: descrever a percepção dos extensionistas acerca da Política Nacional de Humanização; elencar as ações desenvolvidas pelos extensionistas no projeto de extensão integração ensino-serviço na humanização do cuidado as crianças e adolescentes hospitalizados no HUJB; analisar como as ações extensionistas, em Pedagogia Hospitalar contribuíram para à Política de Humanização no HUJB. Quanto ao percurso metodológico realizamos inicialmente um levantamento bibliográfico acerca da temática em apreço. A segunda etapa desta pesquisa foi uma pesquisa de campo. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista estruturada a qual foi realizada com os sujeitos desta investigação que foram quatro extensionista do projeto de humanização do HUJB, a abordagem foi do tipo qualitativa. Quanto aos resultados, o estudo teórico empreendido e as informações obtidas por meio das entrevistas permitiram concluir que o trabalho do pedagogo em prol da humanização é fundamental, uma vez, que contribui para que as crianças e adolescentes que chegam ao hospital como seus acompanhantes tenham um atendimento mais sensível e humanizado, tornando assim o período de internamento menos doloroso. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Humanização da assistência em saúde: contribuição da pedagogia no Hospital Universitário Júlio Bandeira de Malo(HUJB). pt_BR
dc.date.issued 2018-12-12
dc.description.abstract The present work sought to discuss humanization in the area of Health from the Pedagogy of Hospital, understanding that the relationship between teaching and service in humanizing work with children and adolescents contributes positively to the hospitalization process. Thus, we outline as a general objective: to analyze the contribution of Hospital Pedagogy to the process of humanization in the University Hospital Júlio Bandeira (HUJB), from the university extension. The specific objectives are: to describe the extensionists' perception about the National Humanization Policy; to list the actions developed by the extension agents in the extension project teaching-service integration in the humanization of care to the children and adolescents hospitalized in the HUJB; to analyze how the extensionist actions in Hospital Pedagogy contributed to the Humanization Policy in the HUJB. As for the methodological path, we initially carried out a bibliographical survey about the subject in question. The second stage of this research was a field survey. The data collection instrument was the structured interview which was carried out with the subjects of this research, who were four extensionistas of the HUJB humanization project, the approach was of the qualitative type. Regarding the results, the theoretical study undertaken and the information obtained through the interviews allowed us to conclude that the work of the pedagogue in favor of humanization is fundamental, since it helps children and adolescents who come to the hospital as their companions to have a more sensitive and humane treatment, making hospitalization less painful. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4599
dc.date.accessioned 2019-07-01T19:22:13Z
dc.date.available 2019-07-01
dc.date.available 2019-07-01T19:22:13Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Pedagogia hospitalar pt_BR
dc.subject Humanização na saúde pt_BR
dc.subject Hospital Universitário pt_BR
dc.subject Crianças - atendimento hospitalar pt_BR
dc.subject Adolescentes - atendimento hospitalar pt_BR
dc.subject Hospital pedagogy pt_BR
dc.subject Humanization in health pt_BR
dc.subject Universitary hospital pt_BR
dc.subject Children - hospital care pt_BR
dc.subject Teens - hospital care pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES, Francisca Benilda Ferreira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Humanization of health care: contribution of pedagogy at the University Hospital Júlio Bandeira de Malo (HUJB). pt_BR
dc.identifier.citation ALVES, Francisca Benilda Ferreira. Humanização da assistência em saúde: contribuição da pedagogia no Hospital Universitário Júlio Bandeira de Melo(HUJB). 2018. 47 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta