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Análise energética e exergética de um motor de combustão interna operando com mistura de diesel e gás natural.

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dc.creator.ID COSTA, Y. J. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0989704583536991 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Antônio Gilson Barbosa de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, A. G. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4527387699298544 pt_BR
dc.contributor.referee1 TORRES, Ednildo Andrade.
dc.contributor.referee2 SANTOS, Carlos antônio Cabral dos.
dc.contributor.referee3 LIMA, Antônio Marcus Nogueira.
dc.contributor.referee4 BEZERRA FILHO, Celso Rosendo.
dc.description.resumo A escassez energética e impacto ambiental são fatores determinantes para a existência de novos estudos da conversão e uso de energia, e a redução dos níveis de poluentes na atmosfera. A operação que usa diesel e gás natural é indicada como uma das melhores formas para controlar emissões de poluentes oriundos de motores diesel e simultaneamente economizar diesel derivado de petróleo. Neste sentido, este trabalho tem como objetivos, estudar teórica e experimentalmente as características de emissões e performance de um motor de combustão interna do ciclo Diesel operando com diesel e gás natural. O sistema térmico experimental é composto de um motor de combustão interna acoplado a um gerador elétrico, instrumentado com sensores de temperatura, pressão, medidores de vazão de ar, diesel e gás natural, sondas de gás e sistema de absorção de potência, constituído por um banco de carga e seu sistema de controle. Para análise energética e exergética teórica do motor foi desenvolvido um modelo matemático baseando-se nos conceitos da termodinâmica. Resultados numéricos e experimentais dos efeitos das condições do ar, tipo e quantidade de combustível, e gases de escape sobre o desempenho do motor e impacto ambiental são apresentados e analisados. A utilização de motores do ciclo diesel trabalhando de forma dual é consideravelmente viável do ponto de vista ecológico, visto a redução da emissão de poluentes tais como CO, CO2, NO e SO2. Com relação aos custos operacionais, estes também se apresentam favoráveis, principalmente para valores de potência superiores a 100 kW. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PROCESSOS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia de processos pt_BR
dc.title Análise energética e exergética de um motor de combustão interna operando com mistura de diesel e gás natural. pt_BR
dc.date.issued 2007-04-02
dc.description.abstract The energetic shortage and environmental impact are main factors to new research in conversion and use of energy. Natural gas and diesel dual-fuel operation is regarded as one of the best way to control pollutant emissions from the diesel engine and simultaneously save petroleum based diesel fuel. In this sense, the aim of this work is to investigate theorical and experimentally the emissions and performance characteristics of a commercial diesel engine being operated with natural gas and diesel. Experimental facilities (thermal system) is composed by a diesel engine complying to electronic generator, and it was equipped with temperature and pressure sensors, gas, air and diesel flowmeters, gas analyzer and power absorption system (electric charge bank and control system). For energetic and exergetic analysis one mathematical model based in the concept of thermodynamics was developed. The predicted and experimental results of the effect of air conditions, type and quantity of fuel, and exhaust gas in the performance of engine and environmental impact are presented and analyzed. The use of engines of the cycle diesel working in dual mode is considerably viable of the ecological point of view, seen the reduction of the emission of pollutant such as CO, CO2 and SO2. Regarding the operational costs, these also are favorable, mainly for superior power values to 100 kW. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/459
dc.date.accessioned 2018-04-23T16:43:37Z
dc.date.available 2018-04-23
dc.date.available 2018-04-23T16:43:37Z
dc.type Tese pt_BR
dc.subject Motor de combustão interna pt_BR
dc.subject Análise energética pt_BR
dc.subject Análise exergética pt_BR
dc.subject Motor dual pt_BR
dc.subject Mistura de diesel e gás natural pt_BR
dc.subject Dual engine pt_BR
dc.subject Energy analysis pt_BR
dc.subject Exergetic analysis pt_BR
dc.subject Natural gas and diesel mixture pt_BR
dc.subject Motores menos poluentes pt_BR
dc.subject Redução da emissão de poluentes pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Yoge Jeronimo Ramos da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Energetic and exergetic analyses of an internal diesel engine being operated with natural gas and diesel mixture. pt_BR
dc.identifier.citation COSTA, Yoge Jeronimo Ramos da. Análises Energética e Exergética de um Motor de Combustão Interna Operando com Mistura de Diesel e Gás Natural. 2007. 209f. (Tese de Doutorado em Engenharia de Processos), Programa de Pós-graduação em Engenharia de Processos, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/459 pt_BR


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