dc.creator.ID |
ALVES, K. R. D. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0245842127410437 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PEREIRA, Zildene Francisca. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PEREIRA, Z. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FEITOSA, Belijane Marques. |
|
dc.contributor.referee2 |
CEZÁRIO, Danilo de Sousa. |
|
dc.description.resumo |
Esta pesquisa intitulada Aprendizagem da docência através do PIBID/Pedagogia, tem como
questão problematizadora: De que forma é possível que os alunos, bolsistas de Iniciação à
Docência, iniciantes na profissão, aprendam a docência, a partir das experiências
vivenciadas no PIBIB/Pedagogia, considerando as especificidades da escola pública? Para
responder tivemos como objetivos: analisar a aprendizagem da docência a partir das
experiências no PIBID; refletir a permanência do bolsista de ID nas escolas participantes do
Programa, considerando a parceria com todos os envolvidos no processo educativo;
repensar as ações planejadas que favorecem o processo de ensino aprendizagem de
alunos atendidos nos plantões pedagógicos e discutir os resultados no processo educativo a
partir das atividades realizadas. No capítulo teórico discorremos acerca da contribuição
significativa que o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, vem
oportunizando a formação acadêmica, a partir da valorização do magistério, proporcionando
aos graduandos a experiência prática no seu campo de trabalho já no início do curso, diante
de observações realizadas e com a prática vivenciada na escola. Na metodologia a
pesquisa se insere na perspectiva qualitativa e foi realizada a partir de um questionário feito
a três ex-bolsistas do PIBID que atuavam em escolas públicas da cidade de Cajazeiras/PB.
Os dados foram analisados a partir da análise temática e obtivemos os seguintes resultados:
pensar o PIBID enquanto propulsor de aprendizagem da docência e a Escola enquanto
parceira da Universidade levando em consideração o processo ensino-aprendizagem de
crianças em diferentes faixas etárias. Por fim, o PIBID é considerado um meio a mais que
propicia melhoria na educação pública, bem como na vida acadêmica de estudantes do
Curso de Pedagogia. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Aprendizagem da docência através do PIBID/Pedagogia. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-03-16 |
|
dc.description.abstract |
This research, entitled "Learning of the teaching through PIBID/Pedagogy”, has as a
problem: How can it be possible for students, beginners in the teaching profession, to learn
the teaching, from experiences lived on PIBIB / Pedagogy, considering the specificities of the
public school? To answer we had as objectives: to analyze the learning of the teaching from
the PIBID experiences; reflect a permanence of the ID scholarship holders in the schools that
participate of the Program, considering the partnership with all those involved in the
educational process; rethink the planned actions that favor the learning teaching process of
students attended in the pedagogical positions and discuss the results of the educational
process from the activities carried out. In the theorical chapter we discuss about the
significant contribution of the Institutional Program of Initiation to Teaching Grant (PIBID),
has been providing an academic training, based on the valorization of teaching, providing to
the graduating people experience in their field of work since the beginning of the course, with
observations made and with the practice lived in the school. In the methodology the research
is inserted in the qualitative perspective and was carried out from a questionnaire made with
three former PIBID ex-scholarship holders who worked in public schools in the city of
Cajazeiras / PB. The data were analyzed based on the thematic analysis and we obtained
the following results: thinking of the PIBID, while supporting learning and teaching in the
School while partnership of the University considering the learning-teaching process in
children with different ages. Finally, the PIBID is considered as a way that more conducive
the best of the public education, as well as in the academic life of students of the Pedagogy
Course. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4601 |
|
dc.date.accessioned |
2019-07-01T19:34:25Z |
|
dc.date.available |
2019-07-01 |
|
dc.date.available |
2019-07-01T19:34:25Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem da docência |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
PIBID |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching apprenticeship |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALVES, Karla Roberta Dantas. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teaching learning through PIBID/Pedagogy. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
|
dc.identifier.citation |
ALVES, Karla Roberta Dantas. Aprendizagem da docência através do PIBID/Pedagogia. 2018. 46f.Monografia (Licenciatura em pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |