DSpace/Manakin Repository

Formação, ética e prática docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.contributor.advisor1ID CAMPOS, M. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7094353742486259 pt_BR
dc.contributor.referee1 FEITOSA, Belijane Marques.
dc.contributor.referee2 SILVA , José Amiraldo Alves da.
dc.description.resumo Este trabalho monográfico tem como objetivo analisar a formação, ética e a prática docente nos anos iniciais do ensino fundamental, de uma escola pública municipal da cidade de Cajazeiras - PB. Na atualidade essa temática vem sendo considerada motivo de estudos, debates e reflexões sobre o processo de formação, os princípios e os valores éticos no exercício da profissão docente. Destaco ainda, o meu interesse pelo tema por considerá-lo relevante para minha formação docente e prática educativa, e a possibilidade de crescimento pessoal e profissional. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, a partir da contribuição dos seguintes autores: Nóvoa (2002), Rios (2003), Perrenoud (2000), Cortella (2013), Goergen (2005), Imbernón (2006) Ribeiro (2003)entre outros. Essa discussão busca esclarecer e refletir alguns questionamentos: Quais as concepções de formação? Qual a contribuição do curso de Pedagogia na sua formação? Quais os princípios e os valores éticos necessários na profissão docente? Foi utilizado como procedimento metodológico uma pesquisa qualitativa, buscando compreender e interpretar os dados a partir das falas das docentes, aplicada com cinco professores, foi utilizado na coleta de dados uma entrevista semiestruturada, composta por dez questões referente ao tema. Os resultados obtidos durante a investigação destacam a relevância da formação docente e a ética como elementos necessários para o desenvolvimento profissional. O estudo sinaliza que os professores precisam ampliar sua visão sobre a ética por compreendê-la como cumprimento de regras, mas destacam também,a relevância dos princípios éticos na formação nas práticas educativas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Formação, ética e prática docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2015-12-01
dc.description.abstract This monographic study aims to analyze the formation, ethics and teaching practice in the early years of elementary school, a public school in the city of Cajazeiras - PB. Today this issue has been considered purposes of study, debate and reflection about the training process, the principles and ethical values in the exercise of the teaching profession. It also highlights, my interest in the topic because they considered it relevant to my teacher training and educational practice, and the possibility of personal and professional growth. A literature search was conducted, from the contributions of the following authors: Nóvoa (2002), Rivers (2003), Perrenoud (2000), Cortella (2013), Goergen (2005), Imbernon (2006), Ribeiro (2003) among others. This discussion seeks to clarify and reflect some questions: What training concepts? What is the Faculty of Education's contribution in their training? What are the principles and ethical values needed in the teaching profession? Was used as a methodological procedure a qualitative research, trying to understand and interpret the data from the speeches of teachers, applied to five teachers, it was used in data collection A semi-structured interview, consisting of ten questions related to the topic. The results obtained during the investigation highlight the importance of teacher education and ethics as necessary elements for professional development. The study indicates that teachers need to expand their view of ethics by understanding it as compliance with rules, but also highlight the importance of ethical principles in training in educational practices. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4605
dc.date.accessioned 2019-07-01T20:34:46Z
dc.date.available 2019-07-01
dc.date.available 2019-07-01T20:34:46Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação pt_BR
dc.subject Ética pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Formation pt_BR
dc.subject ethic pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ABREU, Ana Cristina de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teacher training, ethics and practice in the early Years of Elementary Education. pt_BR
dc.identifier.citation ABREU, Ana Cristina de. Formação, Ética e Prática Docente Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2015. 54 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta