dc.contributor.advisor1 |
CAMPOS, Maria de Lourdes. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CAMPOS, M. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7094353742486259 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FEITOSA, Belijane Marques. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA , José Amiraldo Alves da. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho monográfico tem como objetivo analisar a formação, ética e a prática docente
nos anos iniciais do ensino fundamental, de uma escola pública municipal da cidade de
Cajazeiras - PB. Na atualidade essa temática vem sendo considerada motivo de estudos,
debates e reflexões sobre o processo de formação, os princípios e os valores éticos no
exercício da profissão docente. Destaco ainda, o meu interesse pelo tema por considerá-lo
relevante para minha formação docente e prática educativa, e a possibilidade de crescimento
pessoal e profissional. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, a partir da contribuição dos
seguintes autores: Nóvoa (2002), Rios (2003), Perrenoud (2000), Cortella (2013), Goergen
(2005), Imbernón (2006) Ribeiro (2003)entre outros. Essa discussão busca esclarecer e refletir
alguns questionamentos: Quais as concepções de formação? Qual a contribuição do curso de
Pedagogia na sua formação? Quais os princípios e os valores éticos necessários na profissão
docente? Foi utilizado como procedimento metodológico uma pesquisa qualitativa, buscando
compreender e interpretar os dados a partir das falas das docentes, aplicada com cinco
professores, foi utilizado na coleta de dados uma entrevista semiestruturada, composta por dez
questões referente ao tema. Os resultados obtidos durante a investigação destacam a
relevância da formação docente e a ética como elementos necessários para o desenvolvimento
profissional. O estudo sinaliza que os professores precisam ampliar sua visão sobre a ética por
compreendê-la como cumprimento de regras, mas destacam também,a relevância dos
princípios éticos na formação nas práticas educativas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Formação, ética e prática docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015-12-01 |
|
dc.description.abstract |
This monographic study aims to analyze the formation, ethics and teaching practice in the
early years of elementary school, a public school in the city of Cajazeiras - PB. Today this
issue has been considered purposes of study, debate and reflection about the training process,
the principles and ethical values in the exercise of the teaching profession. It also highlights,
my interest in the topic because they considered it relevant to my teacher training and
educational practice, and the possibility of personal and professional growth. A literature
search was conducted, from the contributions of the following authors: Nóvoa (2002), Rivers
(2003), Perrenoud (2000), Cortella (2013), Goergen (2005), Imbernon (2006), Ribeiro (2003)
among others. This discussion seeks to clarify and reflect some questions: What training
concepts? What is the Faculty of Education's contribution in their training? What are the
principles and ethical values needed in the teaching profession? Was used as a methodological
procedure a qualitative research, trying to understand and interpret the data from the speeches
of teachers, applied to five teachers, it was used in data collection A semi-structured
interview, consisting of ten questions related to the topic. The results obtained during the
investigation highlight the importance of teacher education and ethics as necessary elements
for professional development. The study indicates that teachers need to expand their view of
ethics by understanding it as compliance with rules, but also highlight the importance of
ethical principles in training in educational practices. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4605 |
|
dc.date.accessioned |
2019-07-01T20:34:46Z |
|
dc.date.available |
2019-07-01 |
|
dc.date.available |
2019-07-01T20:34:46Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Formação |
pt_BR |
dc.subject |
Ética |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente |
pt_BR |
dc.subject |
Formation |
pt_BR |
dc.subject |
ethic |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practice |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ABREU, Ana Cristina de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teacher training, ethics and practice in the early Years of Elementary Education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ABREU, Ana Cristina de. Formação, Ética e Prática Docente Nos Anos Iniciais do
Ensino Fundamental. 2015. 54 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
pt_BR |