DSpace/Manakin Repository

“Cultura physica para a família campinense”: higiene e educação física no instituto pedagógico – Campina Grande – PB (1931-1942).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1069000288980964 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, I. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6085569185105786 pt_BR
dc.contributor.referee1 NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.
dc.contributor.referee2 SOARES JÚNIOR, Azemar dos Santos.
dc.contributor.referee3 ANDRADE, Vivian Galdino de.
dc.description.resumo A presente dissertação tem como objetivo analisar os discursos que circularam no Instituto Pedagógico – Campina Grande, entre os anos de 1931 e 1942, abordando a implantação do ensino de Higiene e Educação Física, que buscava atender os preceitos da ordem social civilizatória em voga na época. Para tal, utilizamos como fonte de pesquisa jornais e revistas que circularam em Capina Grande, Paraíba, ao longo das primeiras décadas do século XX, tais como: A União, O Educador, Brasil Novo, Voz da Borborema, A Imprensa, Revista de Ensino do Estado da Paraíba, Revista Evolução, a revista O Cruzeiro e o Almanaque Eu Sei Tudo. Além destas fontes, também analisamos o Acervo Documental que pertenceu ao Instituto Pedagógico. Na análise dos discursos em torno da circulação do ensino de Higiene e Educação Física, consideramos as abordagens do aporte teórico-metodológico da Nova História Cultural, principalmente a partir das discussões feitas pelo filósofo francês Michel Foucault (2010), enfatizando os conceitos de discurso e de poder disciplinar. Além disso, dialogamos com as análises teóricas de Norbert Elias (2011), acerca do conceito de civilidade. Na presente narrativa, foi pertinente o diálogo com os conceitos de Cultura Física, Cultura Escolar, Higiene, Eugenia, Gênero e Cultura do Corpo. As discussões a respeito das práticas de Higiene e Educação Física foram baseadas na historiografia relacionada ao tema, a exemplo de Soares Júnior (2015), Parada (2009), Soares (2004), Vago (2002), e Ghiraldelli Jr (1991)., que proporcionam uma melhor compreensão acerca da historicidade de um corpo higienizado e fisicamente vigoroso. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História pt_BR
dc.subject.cnpq Educação Física pt_BR
dc.subject.cnpq Demografia Histórica pt_BR
dc.title “Cultura physica para a família campinense”: higiene e educação física no instituto pedagógico – Campina Grande – PB (1931-1942). pt_BR
dc.date.issued 2017-02-17
dc.description.abstract The present dissertation objective to analyze the discourses that circulated in Instituto Pedagógico – Campina Grande, Paraiba between the years 1931 to 1942, portraying the implementation of the teaching of Hygiene and Physical Education, that sought to meet the precepts of the civilizing social order in vogue at the epoch. In this sense, we used as a research source newspapers and magazines circulated in Campina Grande, PB during the first decades of the twentieth century, such as for example: A União, O Educador, Brasil Novo, Voz da Borborema, A Imprensa, Revista de Ensino of the state of Paraíba, Revista Evolução, the magazine O Cruzeiro and the Almanaque Eu Sei Tudo. Besides these documental sources, also we analyzed the documentary collection incidente that belonged to Instituto Pedagógico. in the analysis of discourse around the circulation of teaching of Hygiene and Physical Education, we consider the approaches of the theoretical-methodological contribution of the New Cultural History, mainly from the discussions made b y the french philosopher Michel Foucault (2010) emphasizing the concepts of discourse and disciplinary power. Besides that, we dialog with the theoretical analysis of Norbert Elias (2011) about the concept of civility. In the present narrative it was pertinent the dialogue with the concepts of Physical Culture, School Culture, Hygiene, Eugenia, Gender and Culture of the Body. The discussions about the practices of Hygiene and Physical Education were based on historiography related to the subject, for example, Soares Júnior (2015), Parada (2009), Soares (2004), Vago (2004) e Ghiraldelli Jr (1991)., which provided a better understanding of the historicity of a sanitized and physically vigorous body. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/460
dc.date.accessioned 2018-04-23T18:13:54Z
dc.date.available 2018-04-23
dc.date.available 2018-04-23T18:13:54Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Instituto Pedagógico pt_BR
dc.subject Higiene pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.subject Cultura do corpo pt_BR
dc.subject Hygiene pt_BR
dc.subject Physical Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Alexandro dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative “Physical culture for the campinense family”: hygiene and physical education in instituto pedagógico – Campina Grande – PB (1931-1942). pt_BR
dc.description.sponsorship CNPq pt_BR
dc.relation Capes pt_BR
dc.identifier.citation Alexandro dos SANTOS. “Cultura physica para a família campinense”: higiene e educação física no instituto pedagógico – Campina Grande – PB (1931-1942). 2017. 181 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/460 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta