DSpace/Manakin Repository

O teatro das imagens: a migração das formas e suas representações nas xilogravuras de Juazeiro do Norte (1968-1998).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID DINIZ, T. C. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1671344368391028 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Marinalva Vilar de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, M. V. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1606519856715259 pt_BR
dc.contributor.referee1 MELO, Rosilene Alves de.
dc.contributor.referee2 SILVA, Marcos Antônio da.
dc.contributor.referee3 NASCIMENTO, Celso Gestermeier do.
dc.contributor.referee4 OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
dc.description.resumo Esta dissertação problematiza historicamente a iconografia da xilogravura na cidade de Juazeiro do Norte/CE, a partir da análise das imagens produzidas pelos xilógrafos Stênio Diniz e Abraão Batista, no período de 1968 a 1998. A Região do Cariri Cearense, embora conhecida pela religiosidade e romarias em torno da figura do Padre Cícero, também se destaca como importante centro comercial e produtor de uma variedade de objetos da cultura material. Nesse sentido, as imagens em xilogravuras tornam-se relevantes não somente como mecanismo de sobrevivência desses artistas, mas por estarem imbuídas de significados que refletem os sentidos das práticas culturais de um povo. Desta forma, esta dissertação busca reconstruir os primórdios da produção desses artefatos a fim de compreender suas transformações, os processos envolvidos, os empréstimos culturais, as recorrências e as formas de representações que permeiam sua produção. Neste direcionamento, faz-se necessário manter um olhar atento a cada produção realizada por esses xilógrafos, no sentido de perceber indícios de outras manifestações culturais além do visual. Portanto, este trabalho pretende possibilitar outras reflexões acerca desta arte e de seus produtores que ainda não são devidamente privilegiados pela reflexão. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História pt_BR
dc.subject.cnpq Antropologia pt_BR
dc.subject.cnpq Artes pt_BR
dc.title O teatro das imagens: a migração das formas e suas representações nas xilogravuras de Juazeiro do Norte (1968-1998). pt_BR
dc.date.issued 2017-03-03
dc.description.abstract This paper to question historically the iconography of woodcut in Juazeiro do Norte city, state of Ceará, analyzing images produced by woodcutters Stenio Diniz e Abraão Batista in the period of 1968 and 1998. The place of Cariri Ceará, even known by its religiousness and pilgrimages around the figure of father Cícero, also features as important commercial center and producer of varied objects of the material cultural. So, the images of woodcuts are importants as support of survival these artist as by their meaning that reflects all over the senses of the people „s cultural practice. This way, this paper has as objective to rebuild the beginnings of production of theses artifacts with the intention to understand their transformations , processes involved, cultural borrowings, recurrences and the representations around their production. In this direction, It is necessary to keep an watchful eye to each production made by these woodcutters, in order to realize the signs of another cultural manifestations beyond visual ones. Therefore, this work intends to enable others reflections around these art and of its producers that are not properly privileged by reflection. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/461
dc.date.accessioned 2018-04-23T18:54:39Z
dc.date.available 2018-04-23
dc.date.available 2018-04-23T18:54:39Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Xilogravuras pt_BR
dc.subject Representação pt_BR
dc.subject Cultura Popular pt_BR
dc.subject Micro História pt_BR
dc.subject Juazeiro do Norte pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DINIZ, Tereza Cândida Alves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation DINIZ, Tereza Cândida Alves. O teatro das imagens: a migração das formas e suas representações nas xilogravuras de Juazeiro do Norte (1968-1998). 2017. 169 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2017. Disponível me: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/461 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta