dc.creator.ID |
RIBEIRO, S. E. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8849733148418921 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOLER, Norma Montalvo de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOLER, N. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1514468556003152 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MELO NETO, Francisco de. |
|
dc.contributor.referee2 |
CHAVES, Iede de Brito. |
|
dc.description.resumo |
Neste momento em que abre-se um amplo campo de debate e critica ao pensamento
reducionista e materialista, que decorre do modelo capitalista de progresso, e oportuno
fazer uma reflexão profunda dos aspectos centrais que, a partir dos anos 60,
conformaram a situação de vulnerabilidade que vivenciam comunidades e segmentos
produtivos excluídos, a partir de uma nova leitura da realidade nordestina, visando criar
as condições materiais e politicas de um possível desenvolvimento sustentável.
Apesar da mudança dos padrões vulneráveis prevalecentes no mundo rural
nordestino ter sido obstruída por muitos fatores, entre eles os vinculados ao próprio
modelo de desenvolvimento em vigência, no presente trabalho abordamos o que coube
aos Cursos das Ciências Agrarias neste processo.
Tentamos desvendar a importância que a adoção de uma Politica Agrícola calçada
no padrão de desenvolvimento convencional teve para a modernização da agricultura no
Brasil e como esta opção de desenvolvimento agrícola influenciou os pianos
educacionais aplicados nas LES das Ciências Agrarias, tomando como universo-amostra
de estudo os cursos que existem na UFPB.
Finalmente, indicamos a relevância que a formulação e execução de uma
orientação educacional ativa teria, entre outros, para a formação dos profissionais das
Ciências Agrarias, visando a promoção de um desenvolvimento agrícola sustentável na
região Nordeste, sem necessariamente situar-se na contramão da Politica Educacional
do pais. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Sociologia. |
|
dc.title |
A formação dos profissionais das ciências agrárias na UFPB: desafios e perspectivas. |
pt_BR |
dc.date.issued |
1997-10 |
|
dc.description.abstract |
At present the materialistic and reductionism idea has largely been discussed and
criticized. It is caused by capitalist progress model. It has been confirmed, since sixties,
that the communities and excluded productive segments pass through this vulnerable
situation. This is an opportunity to reflect deeply the central aspects of Northeast reality
from a new angle to develop the political and materielistic conditions of possible
sustaintable development.
The Northeast rural world, in spite of changing prevailing vulnerable patterns, has
been blocked by many factors such as the ones related to suitable model of
developmental state. In the present work, we approach those courses that fitted the
Agrarian Sciences within this process. We tried to reveal the adoption's importance of
an agriculture politics based upon conventional development pattern, which was
responsible for agricultural modernization in Brazil. We also emphasis how this
agriculture development choice influenced the Educational plans applied to Higher
learning Institutes in Agrarian Sciences. The sample universe of studies is based upon
the ones that exist in UFPB.
Finally, we indicate that the fonnulation and execution importance of an active
educational orientation would be, among others, very important for the professional
Agrarian Sciences formation, considering the agriculture sustaintable development
promotion in Northeast region without necessarily being against the National
Educational Politics. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4621 |
|
dc.date.accessioned |
2019-07-02T14:31:27Z |
|
dc.date.available |
2019-07-02 |
|
dc.date.available |
2019-07-02T14:31:27Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Sociologia Rural. |
|
dc.subject |
Política Educacional - Reforma Universitária. |
|
dc.subject |
Formação Profissional - Instituições de Ensino Superior - UFPB. |
|
dc.subject |
Políticas Agrícolas - Nordeste - Brasil. |
|
dc.subject |
Educational Policy - University Reform. |
|
dc.subject |
Training - Higher Education Institutions - UFPB. |
|
dc.subject |
Agricultural Policies - Northeast - Brazil. |
|
dc.subject |
Rural Sociology. |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
RIBEIRO, Silvana Eloisa da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The training of agricultural science professionals in the UFPB: challenges and perspectives. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
RIBEIRO, Silvana Eloisa da Silva. A formação dos profissionais das ciências agrárias na UFPB: desafios e perspectivas. 1997. 187f. (Dissertação de Mestrado em Sociologia Rural), Curso de Mestrado em Sociologia Rural, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba - Campina Grande - PB - Campus II - Brasil,1997. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4621 |
pt_BR |