DSpace/Manakin Repository

A formação dos profissionais das ciências agrárias na UFPB: desafios e perspectivas.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID RIBEIRO, S. E. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8849733148418921 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOLER, Norma Montalvo de.
dc.contributor.advisor1ID SOLER, N. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1514468556003152 pt_BR
dc.contributor.referee1 MELO NETO, Francisco de.
dc.contributor.referee2 CHAVES, Iede de Brito.
dc.description.resumo Neste momento em que abre-se um amplo campo de debate e critica ao pensamento reducionista e materialista, que decorre do modelo capitalista de progresso, e oportuno fazer uma reflexão profunda dos aspectos centrais que, a partir dos anos 60, conformaram a situação de vulnerabilidade que vivenciam comunidades e segmentos produtivos excluídos, a partir de uma nova leitura da realidade nordestina, visando criar as condições materiais e politicas de um possível desenvolvimento sustentável. Apesar da mudança dos padrões vulneráveis prevalecentes no mundo rural nordestino ter sido obstruída por muitos fatores, entre eles os vinculados ao próprio modelo de desenvolvimento em vigência, no presente trabalho abordamos o que coube aos Cursos das Ciências Agrarias neste processo. Tentamos desvendar a importância que a adoção de uma Politica Agrícola calçada no padrão de desenvolvimento convencional teve para a modernização da agricultura no Brasil e como esta opção de desenvolvimento agrícola influenciou os pianos educacionais aplicados nas LES das Ciências Agrarias, tomando como universo-amostra de estudo os cursos que existem na UFPB. Finalmente, indicamos a relevância que a formulação e execução de uma orientação educacional ativa teria, entre outros, para a formação dos profissionais das Ciências Agrarias, visando a promoção de um desenvolvimento agrícola sustentável na região Nordeste, sem necessariamente situar-se na contramão da Politica Educacional do pais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Sociologia.
dc.title A formação dos profissionais das ciências agrárias na UFPB: desafios e perspectivas. pt_BR
dc.date.issued 1997-10
dc.description.abstract At present the materialistic and reductionism idea has largely been discussed and criticized. It is caused by capitalist progress model. It has been confirmed, since sixties, that the communities and excluded productive segments pass through this vulnerable situation. This is an opportunity to reflect deeply the central aspects of Northeast reality from a new angle to develop the political and materielistic conditions of possible sustaintable development. The Northeast rural world, in spite of changing prevailing vulnerable patterns, has been blocked by many factors such as the ones related to suitable model of developmental state. In the present work, we approach those courses that fitted the Agrarian Sciences within this process. We tried to reveal the adoption's importance of an agriculture politics based upon conventional development pattern, which was responsible for agricultural modernization in Brazil. We also emphasis how this agriculture development choice influenced the Educational plans applied to Higher learning Institutes in Agrarian Sciences. The sample universe of studies is based upon the ones that exist in UFPB. Finally, we indicate that the fonnulation and execution importance of an active educational orientation would be, among others, very important for the professional Agrarian Sciences formation, considering the agriculture sustaintable development promotion in Northeast region without necessarily being against the National Educational Politics. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4621
dc.date.accessioned 2019-07-02T14:31:27Z
dc.date.available 2019-07-02
dc.date.available 2019-07-02T14:31:27Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Sociologia Rural.
dc.subject Política Educacional - Reforma Universitária.
dc.subject Formação Profissional - Instituições de Ensino Superior - UFPB.
dc.subject Políticas Agrícolas - Nordeste - Brasil.
dc.subject Educational Policy - University Reform.
dc.subject Training - Higher Education Institutions - UFPB.
dc.subject Agricultural Policies - Northeast - Brazil.
dc.subject Rural Sociology.
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RIBEIRO, Silvana Eloisa da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The training of agricultural science professionals in the UFPB: challenges and perspectives. pt_BR
dc.identifier.citation RIBEIRO, Silvana Eloisa da Silva. A formação dos profissionais das ciências agrárias na UFPB: desafios e perspectivas. 1997. 187f. (Dissertação de Mestrado em Sociologia Rural), Curso de Mestrado em Sociologia Rural, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba - Campina Grande - PB - Campus II - Brasil,1997. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4621 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta