DSpace/Manakin Repository

Camponeses e políticas públicas: o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no município de Remígio-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID OLIVEIRA, R. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6911031846668498 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CANIELLO, Márcio de Matos.
dc.contributor.advisor1ID CANIELLO, M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5638765647804887 pt_BR
dc.contributor.referee1 RAMIRO, Patrícia Alves.
dc.contributor.referee2 LADOSKY, Mário Henrique Guedes.
dc.description.resumo Esta dissertação tem por objetivo compreender a execução da Lei 11.947/2009 – que determina que 30% dos recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação sejam destinados a compra de gêneros alimentícios orindos da agricultura familiar – no município de Remígio - PB, identificando as dificuldades e as estrátegias dos atores locais na operacionalização do Programa Nacional de Alimentação Escolar no ano de 2017. Para tanto, foi necessário o acompanhamento da execução da primeira Chamada Pública para entender as estratégias definidas pelos atores sociais, identificados como “atores hábeis” responsáveis diretamente pela execução do Programa. Além disso, observamos que a Entidade Executora no município, criou metodologias para melhorar a execução do Programa tais como a criação de uma instituição específica para operacionalização do PNAE, negociação dos preços e reunião de avaliação pós-chamada pública. A metodologia adotada neste trabalho foi de estudo de caso e, para executá-lo foram aplicados como instrumentos metodológicos: observação participante, análises documentais e de relatórios, aplicação de questionário socioeconômico e entrevistas semistruturadas. O estudo observou que, embora os atores tenham criados estratégias visando a melhoria no funcionamento do Programa, essas estratégias não foram suficientes para resolver questões burocráticas, estruturais e organizacionais. Além disso, constatou-se que a prefeitura tem adquirido mais produtos industrializados do que in natura, embora orindos da agricultura familiar. A pesquisa destacou a criação dos grupos de mulheres agricultoras/fornecedoras do PNAE, resultado da articulação e empoderamento feminino. Por fim, é possível afirmar que a operacionalização do Programa é complexa e exige habilidades dos diversos atores para que ela se efetive. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Sociais pt_BR
dc.title Camponeses e políticas públicas: o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no município de Remígio-PB. pt_BR
dc.date.issued 2019-02-22
dc.description.abstract The aim of this dissertation is to understand the implementation of Law 11.947 (which requires 30% of the resources of the Education Development Fund to be used for the purchase of foodstuffs in family agriculture) in the municipality of Remígio - PB in 2017, identifying difficulties and the strategies of the local actors in the operationalization of the National School Feeding Program. Therefore, it was necessary to follow the execution of the first Public Call to understand the strategies defined by the social actors, identified as "skilled actors" directly responsible for the execution of the Program. In addition, we observed that the Executing Agency in the municipality created methodologies to improve the execution of the Program, such as: creation of a specific institution for PNAE operation, price negotiation and public post - call evaluation meeting. The methodology adopted was a case study and, in order to execute it, they were applied as methodological instruments: participant observation, documentary and report analysis, socioeconomic questionnaire application and semi-structured interview. The study noted that while the actors have created strategies to improve the functioning of the Program, these strategies were not enough to solve bureaucratic, structural and organizational issues. In addition, it has been found that, the city hall have purchased more processed products than in natura, although they are from family agriculture. The research highlighted the creation of the PNAE women farmers / providers groups, resulting from women's articulation and empowerment. Finally, it is possible to state that, the operationalization of the Program is complex and requires the skills of the various actors to make it effective. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4623
dc.date.accessioned 2019-07-02T15:45:30Z
dc.date.available 2019-07-02
dc.date.available 2019-07-02T15:45:30Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Atores Sociais pt_BR
dc.subject Camponeses pt_BR
dc.subject Compras Institucionais pt_BR
dc.subject Agricultura Familiar pt_BR
dc.subject Social Actors pt_BR
dc.subject Peasants pt_BR
dc.subject Institutional Purchases pt_BR
dc.subject Family Farming pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FRUTUOSO, Rosana Fernandes de Oliveira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Peasants and public policies: the National School Feeding Program (PNAE) in the municipality of Remígio-PB pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation FRUTUOSO, R. F. de O. Camponeses e políticas públicas: o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no município de Remígio-PB. 2019. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4623 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta