dc.creator.ID |
ASSIS, É. Q. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2394391118992128 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
AMARAL, M. G. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LIMA, Maria Janete de. |
|
dc.contributor.referee2 |
ALVES, José Amiraldo. |
|
dc.description.resumo |
O objeto de estudo deste trabalho é a Pedagogia Hospitalar. Tem por objetivos
Conhecer o trabalho do pedagogo junto às crianças no âmbito hospitalar, refletir sobre
as metodologias utilizadas pelo pedagogo no ambiente hospitalar e Identificar como a
formação acadêmica propiciada durante o curso de Pedagogia pode contribuir com o
trabalho realizado. Quanto ao percurso metodológico percorrermos os seguintes
passos: A realização da pesquisa bibliográfica, exploratória, numa abordagem
qualitativa através de consulta a livros, revistas, artigos e outros documentos que
tratam do tema estudado, além da pesquisa na internet. Quanto ao instrumento de
coleta de dados optamos pela entrevista por ser flexível, assim como, por possibilitar
a coleta de dados descritivos a respeito do trabalho realizado pelo pedagogo no
hospital, na linguagem do entrevistado. O outro instrumento de coleta de dados foi a
observação direta do trabalho desenvolvido pelo pedagogo no hospital. O lócus da
pesquisa foi o Hospital Albert Sabin. Os sujeitos da pesquisa foram uma pedagoga e
outras duas funcionárias que atuam no Hospital Albert Sabin. A análise dos dados foi
feita a partir de uma abordagem qualitativas, analisando-os a luz das teorias
estudadas. Este trabalho almeja ser fonte de pesquisa para pessoas, que assim, como
eu se interessam pela temática, um documento onde poderá tirar dúvidas que venham
a surgir sobre o tema em foco. Quem tiver a oportunidade de ler os achados da
pesquisa poderá conhecer novas realidades inerentes às diversas áreas de atuação
do pedagogo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Pedagogia hospitalar: papel do pedagogo nos espaços não escolares. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015-12-03 |
|
dc.description.abstract |
The object of this work is the study of Hospital Pedagogy. It aims to know the work of
the educator with the children in the hospital environment, reflect on the methodologies
used by the teacher in the hospital environment and identify how the academic training
offered in the Faculty of Education can contribute to the work. As for the methodological
approach we travel the following steps: The realization of bibliographical, exploratory
research, a qualitative approach by looking at books, magazines, articles and other
documents that deal with the subject studied, in addition to research on the internet.
As for the data collection instrument we opted for the interview to be flexible as well as
allowing for the collection of descriptive data about the work of the teacher in the
hospital, in the respondent's language. The other data collection instrument was the
direct observation of the work of the teacher in the hospital. The locus of the research
was the Albert Sabin Hospital. The subjects were an educator and two other
employees who work in the Hospital Albert Sabin. Data analysis was taken from a
qualitative approach, analyzing them to the theories studied. This work aims to be
resource for people who just like me interested in the subject, a document where you
can ask questions that arise on the subject in focus. Who have the opportunity to read
the research findings can meet new realities of the various areas of teacher's
performance. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4625 |
|
dc.date.accessioned |
2019-07-02T16:14:50Z |
|
dc.date.available |
2019-07-02 |
|
dc.date.available |
2019-07-02T16:14:50Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia Hospitalar |
pt_BR |
dc.subject |
Criança |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogo |
pt_BR |
dc.subject |
Hospital Pedagogy |
pt_BR |
dc.subject |
Kid |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogue |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ASSIS, Érica Queiroz de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Hospital pedagogy: role of the pedagogue in spaces schools. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ASSIS, Érica Queiroz de. Pedagogia hospitalar: papel do pedagogo nos espaços não
escolares. 2015. 92 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
pt_BR |