DSpace/Manakin Repository

Pedagogia hospitalar: papel do pedagogo nos espaços não escolares.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ASSIS, É. Q. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2394391118992128 pt_BR
dc.contributor.advisor1 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.contributor.advisor1ID AMARAL, M. G. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Maria Janete de.
dc.contributor.referee2 ALVES, José Amiraldo.
dc.description.resumo O objeto de estudo deste trabalho é a Pedagogia Hospitalar. Tem por objetivos Conhecer o trabalho do pedagogo junto às crianças no âmbito hospitalar, refletir sobre as metodologias utilizadas pelo pedagogo no ambiente hospitalar e Identificar como a formação acadêmica propiciada durante o curso de Pedagogia pode contribuir com o trabalho realizado. Quanto ao percurso metodológico percorrermos os seguintes passos: A realização da pesquisa bibliográfica, exploratória, numa abordagem qualitativa através de consulta a livros, revistas, artigos e outros documentos que tratam do tema estudado, além da pesquisa na internet. Quanto ao instrumento de coleta de dados optamos pela entrevista por ser flexível, assim como, por possibilitar a coleta de dados descritivos a respeito do trabalho realizado pelo pedagogo no hospital, na linguagem do entrevistado. O outro instrumento de coleta de dados foi a observação direta do trabalho desenvolvido pelo pedagogo no hospital. O lócus da pesquisa foi o Hospital Albert Sabin. Os sujeitos da pesquisa foram uma pedagoga e outras duas funcionárias que atuam no Hospital Albert Sabin. A análise dos dados foi feita a partir de uma abordagem qualitativas, analisando-os a luz das teorias estudadas. Este trabalho almeja ser fonte de pesquisa para pessoas, que assim, como eu se interessam pela temática, um documento onde poderá tirar dúvidas que venham a surgir sobre o tema em foco. Quem tiver a oportunidade de ler os achados da pesquisa poderá conhecer novas realidades inerentes às diversas áreas de atuação do pedagogo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Pedagogia hospitalar: papel do pedagogo nos espaços não escolares. pt_BR
dc.date.issued 2015-12-03
dc.description.abstract The object of this work is the study of Hospital Pedagogy. It aims to know the work of the educator with the children in the hospital environment, reflect on the methodologies used by the teacher in the hospital environment and identify how the academic training offered in the Faculty of Education can contribute to the work. As for the methodological approach we travel the following steps: The realization of bibliographical, exploratory research, a qualitative approach by looking at books, magazines, articles and other documents that deal with the subject studied, in addition to research on the internet. As for the data collection instrument we opted for the interview to be flexible as well as allowing for the collection of descriptive data about the work of the teacher in the hospital, in the respondent's language. The other data collection instrument was the direct observation of the work of the teacher in the hospital. The locus of the research was the Albert Sabin Hospital. The subjects were an educator and two other employees who work in the Hospital Albert Sabin. Data analysis was taken from a qualitative approach, analyzing them to the theories studied. This work aims to be resource for people who just like me interested in the subject, a document where you can ask questions that arise on the subject in focus. Who have the opportunity to read the research findings can meet new realities of the various areas of teacher's performance. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4625
dc.date.accessioned 2019-07-02T16:14:50Z
dc.date.available 2019-07-02
dc.date.available 2019-07-02T16:14:50Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Pedagogia Hospitalar pt_BR
dc.subject Criança pt_BR
dc.subject Pedagogo pt_BR
dc.subject Hospital Pedagogy pt_BR
dc.subject Kid pt_BR
dc.subject Pedagogue pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ASSIS, Érica Queiroz de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Hospital pedagogy: role of the pedagogue in spaces schools. pt_BR
dc.identifier.citation ASSIS, Érica Queiroz de. Pedagogia hospitalar: papel do pedagogo nos espaços não escolares. 2015. 92 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta