DSpace/Manakin Repository

Pedagogia hospitalar: a contribuição do pedagogo ao desenvolvimento integral da criança e do adolescente hospitalizado.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALEXANDRE, G. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9503662329360682 pt_BR
dc.contributor.advisor1 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.contributor.advisor1ID AMARAL, M. G. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 pt_BR
dc.contributor.referee1 RAMOS, Luisa de Marillac.
dc.contributor.referee2 FEITOSA, Belijane Marques.
dc.description.resumo O objeto de estudo deste trabalho é a atuação do pedagogo no âmbito hospitalar e, tem como objetivo geral analisar as contribuições do pedagogo neste espaço não escolar. Quanto ao percurso metodológico, esta pesquisa desenvolveu-se durante a vigência do projeto de extensão “Integração ensino- serviço na humanização do cuidado às crianças e adolescentes hospitalizados” e, constou de duas etapas: um levantamento bibliográfico e uma pesquisa de campo, do tipo estudo de caso. O locus da pesquisa foi o Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB). Os sujeitos da pesquisa foram crianças e adolescentes atendidos no HUJB. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação participante e o diário de campo. A abordagem foi do tipo qualitativa. Quanto aos resultados as informações aqui registradas em função da participação no projeto de extensão, mostram a importância das práticas pedagógicas no hospital, como ações que colaboram positivamente para o processo de desenvolvimento da criança e do adolescente hospitalizado. Por meio desta pesquisa, vimos reiterar o relevante trabalho que o pedagogo realiza em prol da formação integral do sujeito hospitalizado. Este profissional realiza uma prática educativa voltada para o desenvolvimento cognitivo da criança e do adolescente, além de estar intrinsicamente ligada a afetividade e a sensibilidade do estado emocional em que se encontra o paciente. Por esses fatores delicados inerentes ao processo de hospitalização, o pedagogo para atuar nessa área necessita de uma formação contínua para atender as necessidades, habilidades e potencialidades de cada sujeito hospitalizado. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Pedagogia hospitalar: a contribuição do pedagogo ao desenvolvimento integral da criança e do adolescente hospitalizado. pt_BR
dc.date.issued 2018-07-26
dc.description.abstract The object of study of this work is the performance of the pedagogue in the hospital scope, its general objective is to analyze the contributions of the pedagogue in this non-school space. Regarding the methodological course, this research was developed during the validity of the extension project "Teaching-service integration in the humanization of the care of hospitalized children and adolescents", consisted of two stages, a bibliographical survey and a field research, of the type study of In this case, the locus of the research was the University Hospital Júlio Bandeira (HUJB), the subjects of the research were children and adolescents attended at HUJB, the instruments of data collection were the participant observation and the field diary, the approach was of the qualitative type . Regarding the results, the information registered here due to the participation in the extension project, show the importance of the pedagogical practices in the hospital, as actions that contribute positively to the development process of children and adolescents hospitalized. Through this research, we have reiterated the relevant work that the pedagogue accomplishes in favor of the integral formation of the hospitalized subject. This professional performs an educational practice focused on the cognitive development of children and adolescents, in addition to being intrinsically linked to the affectivity and sensitivity of the emotional state in which the patient is. Because of these delicate factors inherent to the hospitalization process, the pedagogue to act in this area needs continuous training to meet the needs, abilities and potentialities of each hospitalized subject. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4626
dc.date.accessioned 2019-07-02T16:29:08Z
dc.date.available 2019-07-02
dc.date.available 2019-07-02T16:29:08Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Pedagogia hospitalar pt_BR
dc.subject Criança e adolescente pt_BR
dc.subject Pedagogo pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas no hospital pt_BR
dc.subject Hospital pedagogy pt_BR
dc.subject Child and teenager pt_BR
dc.subject Pedagogue pt_BR
dc.subject Pedagogical practices in the hospital pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALEXANDRE, Geórgia Gonçalves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Hospital pedagogy: the contribution of the pedagogue to the integral development of hospitalized children and adolescents. pt_BR
dc.identifier.citation ALEXANDRE, Geórgia Gonçalves. Pedagogia hospitalar: a contribuição do pedagogo ao desenvolvimento integral da criança e do adolescente hospitalizado. 2018. 40 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta