dc.creator.ID |
ALEXANDRE, G. G. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9503662329360682 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
AMARAL, M. G. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
RAMOS, Luisa de Marillac. |
|
dc.contributor.referee2 |
FEITOSA, Belijane Marques. |
|
dc.description.resumo |
O objeto de estudo deste trabalho é a atuação do pedagogo no âmbito hospitalar e, tem como
objetivo geral analisar as contribuições do pedagogo neste espaço não escolar. Quanto ao
percurso metodológico, esta pesquisa desenvolveu-se durante a vigência do projeto de extensão
“Integração ensino- serviço na humanização do cuidado às crianças e adolescentes
hospitalizados” e, constou de duas etapas: um levantamento bibliográfico e uma pesquisa de
campo, do tipo estudo de caso. O locus da pesquisa foi o Hospital Universitário Júlio Bandeira
(HUJB). Os sujeitos da pesquisa foram crianças e adolescentes atendidos no HUJB. Os
instrumentos de coleta de dados foram a observação participante e o diário de campo. A
abordagem foi do tipo qualitativa. Quanto aos resultados as informações aqui registradas em
função da participação no projeto de extensão, mostram a importância das práticas pedagógicas
no hospital, como ações que colaboram positivamente para o processo de desenvolvimento da
criança e do adolescente hospitalizado. Por meio desta pesquisa, vimos reiterar o relevante
trabalho que o pedagogo realiza em prol da formação integral do sujeito hospitalizado. Este
profissional realiza uma prática educativa voltada para o desenvolvimento cognitivo da criança
e do adolescente, além de estar intrinsicamente ligada a afetividade e a sensibilidade do estado
emocional em que se encontra o paciente. Por esses fatores delicados inerentes ao processo de
hospitalização, o pedagogo para atuar nessa área necessita de uma formação contínua para
atender as necessidades, habilidades e potencialidades de cada sujeito hospitalizado. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Pedagogia hospitalar: a contribuição do pedagogo ao desenvolvimento integral da criança e do adolescente hospitalizado. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-07-26 |
|
dc.description.abstract |
The object of study of this work is the performance of the pedagogue in the hospital scope, its
general objective is to analyze the contributions of the pedagogue in this non-school space.
Regarding the methodological course, this research was developed during the validity of the
extension project "Teaching-service integration in the humanization of the care of hospitalized
children and adolescents", consisted of two stages, a bibliographical survey and a field research,
of the type study of In this case, the locus of the research was the University Hospital Júlio
Bandeira (HUJB), the subjects of the research were children and adolescents attended at HUJB,
the instruments of data collection were the participant observation and the field diary, the
approach was of the qualitative type . Regarding the results, the information registered here due
to the participation in the extension project, show the importance of the pedagogical practices
in the hospital, as actions that contribute positively to the development process of children and
adolescents hospitalized. Through this research, we have reiterated the relevant work that the
pedagogue accomplishes in favor of the integral formation of the hospitalized subject. This
professional performs an educational practice focused on the cognitive development of children
and adolescents, in addition to being intrinsically linked to the affectivity and sensitivity of the
emotional state in which the patient is. Because of these delicate factors inherent to the
hospitalization process, the pedagogue to act in this area needs continuous training to meet the
needs, abilities and potentialities of each hospitalized subject. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4626 |
|
dc.date.accessioned |
2019-07-02T16:29:08Z |
|
dc.date.available |
2019-07-02 |
|
dc.date.available |
2019-07-02T16:29:08Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia hospitalar |
pt_BR |
dc.subject |
Criança e adolescente |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogo |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas pedagógicas no hospital |
pt_BR |
dc.subject |
Hospital pedagogy |
pt_BR |
dc.subject |
Child and teenager |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogue |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical practices in the hospital |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALEXANDRE, Geórgia Gonçalves. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Hospital pedagogy: the contribution of the pedagogue to the integral development of hospitalized children and adolescents. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALEXANDRE, Geórgia Gonçalves. Pedagogia hospitalar: a contribuição do pedagogo ao desenvolvimento integral da criança e do adolescente hospitalizado. 2018. 40 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |