dc.creator.ID |
ALVES, Y. M. D. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5692475923023434 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Israel Soares de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, I. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0363652061692234 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUSA, Silvana Vieira de. |
|
dc.contributor.referee2 |
CLAUDINO, Nadja Claudinale da Costa. |
|
dc.description.resumo |
O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo discutir possibilidades de usos
das fontes iconográficas nos livros didáticos do sétimo ano do nível fundamental II,
entendendo-as como uma forma de linguagem para a prática da docência em História e a
verificação da aprendizagem dos conteúdos pelos discentes que utilizam os livros didáticos no
seu dia-a-dia. A partir de nossas experiências na Educação Básica, compreende-se que o
ensino de História ainda está pautado na utilização de poucos recursos metodológicos em sala
de aula. Portanto, a utilização de imagens em sala de aula pelos alunos, faz com que essa
disciplina se torne na prática uma absorção de conhecimentos para além da leitura do texto
escrito. A pesquisa partiu do levantamento das imagens de Debret, objetivando contribuir
para o debate historiográfico educacional, na medida em que as fontes estudadas possam
fornecer novas explicações frente aos conteúdos específicos de História nos livros didáticos,
possibilitando também entender a dinâmica atual da educação e suas perspectivas futuras. Por
isso, a fonte iconográfica passa a ter uma utilidade eficaz e plausível, além de uma mera
ilustração, ela passa a ser propriamente um recurso metodológico a ser interpretada para a
compreensão histórica. Para referenciar nossa discussão, usamos autores como Circe
Bitencourt, Marlene Grillo, José Barros de Assunção, Manoel Ivan, Fonseca, Vanessa de
Lima, Litz, Selbach dentre outros. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.title |
As pinturas de Jean Baptiste Debret como linguagem pedagógica nos livros didáticos de história do sétimo ano. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-12-17 |
|
dc.description.abstract |
The purpose of this study is to discuss possibilities of use of iconographic sources in the
seventh year textbooks of fundamental level II, understanding them as a form of language for
History teaching and for the verification of the contents learning by the students who use the
textbooks in their daily lives. From our experiences in Basic Education, it is understood that
History teaching is still based on the use of few methodological resources in the classroom.
Therefore, the use of images in the classroom by students makes this discipline, in practical
terms, an absorption of knowledge beyond reading the written text. The research was based
on Debret’s study of images, aiming to contribute to the educational historiographic debate,
insofar as the sources studied can provide new explanations regarding the specific contents of
History in textbooks, also making it possible to understand the current dynamics of education
and its future perspectives. Therefore, the iconographic source has an effective and plausible
utility, much more than a mere illustration, it becomes properly a methodological resource to
be interpreted for understanding History. To refer to our discussion, we use authors such as
Circe Bitencourt, Marlene Grillo, José Barros de Assunção, Manoel Ivan, Fonseca, Vanessa
de Lima, Litz, Selbach among others. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4633 |
|
dc.date.accessioned |
2019-07-02T17:41:01Z |
|
dc.date.available |
2019-07-02 |
|
dc.date.available |
2019-07-02T17:41:01Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
História - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Historiografia |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura de imagens |
pt_BR |
dc.subject |
Fontes |
pt_BR |
dc.subject |
Educação escolar |
pt_BR |
dc.subject |
History - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Historiography |
pt_BR |
dc.subject |
Reading images |
pt_BR |
dc.subject |
Sources |
pt_BR |
dc.subject |
schooling |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALVES, Yonnara Marcelia Dias. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The paintings of Jean Baptiste Debret as pedagogical language in the seventh year history textbooks. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALVES, Yonnara Marcelia Dias. As pinturas de Jean Baptiste Debret como linguagem pedagógica nos livros didáticos de história do sétimo ano. 2018. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |