DSpace/Manakin Repository

As pinturas de Jean Baptiste Debret como linguagem pedagógica nos livros didáticos de história do sétimo ano.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALVES, Y. M. D. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5692475923023434 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Israel Soares de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, I. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0363652061692234 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Silvana Vieira de.
dc.contributor.referee2 CLAUDINO, Nadja Claudinale da Costa.
dc.description.resumo O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo discutir possibilidades de usos das fontes iconográficas nos livros didáticos do sétimo ano do nível fundamental II, entendendo-as como uma forma de linguagem para a prática da docência em História e a verificação da aprendizagem dos conteúdos pelos discentes que utilizam os livros didáticos no seu dia-a-dia. A partir de nossas experiências na Educação Básica, compreende-se que o ensino de História ainda está pautado na utilização de poucos recursos metodológicos em sala de aula. Portanto, a utilização de imagens em sala de aula pelos alunos, faz com que essa disciplina se torne na prática uma absorção de conhecimentos para além da leitura do texto escrito. A pesquisa partiu do levantamento das imagens de Debret, objetivando contribuir para o debate historiográfico educacional, na medida em que as fontes estudadas possam fornecer novas explicações frente aos conteúdos específicos de História nos livros didáticos, possibilitando também entender a dinâmica atual da educação e suas perspectivas futuras. Por isso, a fonte iconográfica passa a ter uma utilidade eficaz e plausível, além de uma mera ilustração, ela passa a ser propriamente um recurso metodológico a ser interpretada para a compreensão histórica. Para referenciar nossa discussão, usamos autores como Circe Bitencourt, Marlene Grillo, José Barros de Assunção, Manoel Ivan, Fonseca, Vanessa de Lima, Litz, Selbach dentre outros. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title As pinturas de Jean Baptiste Debret como linguagem pedagógica nos livros didáticos de história do sétimo ano. pt_BR
dc.date.issued 2018-12-17
dc.description.abstract The purpose of this study is to discuss possibilities of use of iconographic sources in the seventh year textbooks of fundamental level II, understanding them as a form of language for History teaching and for the verification of the contents learning by the students who use the textbooks in their daily lives. From our experiences in Basic Education, it is understood that History teaching is still based on the use of few methodological resources in the classroom. Therefore, the use of images in the classroom by students makes this discipline, in practical terms, an absorption of knowledge beyond reading the written text. The research was based on Debret’s study of images, aiming to contribute to the educational historiographic debate, insofar as the sources studied can provide new explanations regarding the specific contents of History in textbooks, also making it possible to understand the current dynamics of education and its future perspectives. Therefore, the iconographic source has an effective and plausible utility, much more than a mere illustration, it becomes properly a methodological resource to be interpreted for understanding History. To refer to our discussion, we use authors such as Circe Bitencourt, Marlene Grillo, José Barros de Assunção, Manoel Ivan, Fonseca, Vanessa de Lima, Litz, Selbach among others. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4633
dc.date.accessioned 2019-07-02T17:41:01Z
dc.date.available 2019-07-02
dc.date.available 2019-07-02T17:41:01Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject História - ensino pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Historiografia pt_BR
dc.subject Leitura de imagens pt_BR
dc.subject Fontes pt_BR
dc.subject Educação escolar pt_BR
dc.subject History - teaching pt_BR
dc.subject Textbook pt_BR
dc.subject Historiography pt_BR
dc.subject Reading images pt_BR
dc.subject Sources pt_BR
dc.subject schooling pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES, Yonnara Marcelia Dias.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The paintings of Jean Baptiste Debret as pedagogical language in the seventh year history textbooks. pt_BR
dc.identifier.citation ALVES, Yonnara Marcelia Dias. As pinturas de Jean Baptiste Debret como linguagem pedagógica nos livros didáticos de história do sétimo ano. 2018. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta