DSpace/Manakin Repository

“Cante poeta o que sinto e não posso cantar”: a cantoria nordestina como meio de expressão cultural do sertão paraibano (1973-2000).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ABREU, N. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5684636137149117 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Silvana Vieira de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, Silvana Vieira de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8467882133018162 pt_BR
dc.contributor.referee1 BANDEIRA, Francinaldo de Souza.
dc.contributor.referee2 SOUSA, Elri Bandeira de.
dc.description.resumo A finalidade deste estudo é analisar a cantoria nordestina como expressão cultural do povo do sertão paraibano entre os anos de 1973 e 2000, problematizando suas formas de apresentação e representação: o pé-de-parede e o festival. Analisando os discursos produzidos sobre a cantoria ao longo do tempo, sua dinamicidade cultural e as vivências dos sujeitos desta tradição, objetivamos mostrar que a cantoria representa a identidade sertaneja através do improviso poético oral dos cantadores. Na literatura dialogamos com autores como Foucault (1996), Zumthor (1993), Ginzburg (1987) Muniz (2006) e Ramalho (2000). Como metodologia recorremos às falas dos cantadores e dos apologistas por meio da história oral assim como lançamos mão de imagens fotográficas e afins. A Cantoria surgiu na Serra do Teixeira-PB entre fins do século XVIII e inicio do século XIX. Nessa época ocorreram as primeiras cantorias de pé-de-parede de que se têm notícias, que se espalham por todo o sertão nordestino. Em 1973 acontece em Cajazeiras-PB o primeiro festival de cantoria do sertão da Paraíba, marco na urbanização da cantoria, que completa seu ciclo na década de 2000. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title “Cante poeta o que sinto e não posso cantar”: a cantoria nordestina como meio de expressão cultural do sertão paraibano (1973-2000). pt_BR
dc.date.issued 2018-12-04
dc.description.abstract This study's purpose is to analyze northeastem singing or cantoria as a cultural expression of the people of the Sertão Paraibano between this years of 1973 and 2000, problematizing theirs modes of political representation: pé- de -parede and the festival . Analyzing the discourses produced on the singing over time, its cultural a dynamic and the experiences of the subjects of this tradition, we aim to show that the singer represents and identity of the country through the improvise oral poetry of the singers. In the literature, we talk with authors like Foucault (1996), Zumthor (1993), Ginzburg (1987) Muniz (2006) and Ramalho (2000). As a methodology, we refer to the speeches of the singers and apologists through the history now, just as we use photographic and related images. The singing emerged in the Serra do Teixeira-PB between the late eighteenth and early nineteenth centuries. At that time, there were the first songs of wall-to-wall of which you have news, that spread by all the Northern interior. In 1973 , takes place in Cajazeiras-PB the first song festival of the Paraíba Sertão , was a watershed in the urbanization of the singing that completes the cycle in the decade of 2000. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4634
dc.date.accessioned 2019-07-02T19:22:06Z
dc.date.available 2019-07-02
dc.date.available 2019-07-02T19:22:06Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Cantoria nordestina pt_BR
dc.subject História local pt_BR
dc.subject Cultura popular pt_BR
dc.subject Pé-de-parede pt_BR
dc.subject Festival de cantoria pt_BR
dc.subject Cantos populares pt_BR
dc.subject Northeastern singing pt_BR
dc.subject Local history pt_BR
dc.subject Popular culture pt_BR
dc.subject Singing festival pt_BR
dc.subject Popular Corners pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ABREU, Naiara Andrade de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative "Sing poet what I feel and I can not sing": the northeastern cantor as a cultural expression of the Sertão Paraibano (1973-2000). pt_BR
dc.identifier.citation ABREU, Naiara Andrade de. “Cante poeta o que sinto e não posso cantar”: a cantoria nordestina como meio de expressão cultural do sertão paraibano (1973-2000). 2018. 117 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta