dc.creator.ID |
ABREU, N. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5684636137149117 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Silvana Vieira de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, Silvana Vieira de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8467882133018162 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BANDEIRA, Francinaldo de Souza. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUSA, Elri Bandeira de. |
|
dc.description.resumo |
A finalidade deste estudo é analisar a cantoria nordestina como expressão cultural do
povo do sertão paraibano entre os anos de 1973 e 2000, problematizando suas formas de
apresentação e representação: o pé-de-parede e o festival. Analisando os discursos
produzidos sobre a cantoria ao longo do tempo, sua dinamicidade cultural e as vivências
dos sujeitos desta tradição, objetivamos mostrar que a cantoria representa a identidade
sertaneja através do improviso poético oral dos cantadores. Na literatura dialogamos
com autores como Foucault (1996), Zumthor (1993), Ginzburg (1987) Muniz (2006) e
Ramalho (2000). Como metodologia recorremos às falas dos cantadores e dos
apologistas por meio da história oral assim como lançamos mão de imagens fotográficas
e afins. A Cantoria surgiu na Serra do Teixeira-PB entre fins do século XVIII e inicio
do século XIX. Nessa época ocorreram as primeiras cantorias de pé-de-parede de que se
têm notícias, que se espalham por todo o sertão nordestino. Em 1973 acontece em
Cajazeiras-PB o primeiro festival de cantoria do sertão da Paraíba, marco na
urbanização da cantoria, que completa seu ciclo na década de 2000. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.title |
“Cante poeta o que sinto e não posso cantar”: a cantoria nordestina como meio de expressão cultural do sertão paraibano (1973-2000). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-12-04 |
|
dc.description.abstract |
This study's purpose is to analyze northeastem singing or cantoria as a cultural
expression of the people of the Sertão Paraibano between this years of 1973 and 2000,
problematizing theirs modes of political representation: pé- de -parede and the festival .
Analyzing the discourses produced on the singing over time, its cultural a dynamic and
the experiences of the subjects of this tradition, we aim to show that the singer
represents and identity of the country through the improvise oral poetry of the singers.
In the literature, we talk with authors like Foucault (1996), Zumthor (1993), Ginzburg
(1987) Muniz (2006) and Ramalho (2000). As a methodology, we refer to the speeches
of the singers and apologists through the history now, just as we use photographic and
related images. The singing emerged in the Serra do Teixeira-PB between the late
eighteenth and early nineteenth centuries. At that time, there were the first songs of
wall-to-wall of which you have news, that spread by all the Northern interior. In 1973 ,
takes place in Cajazeiras-PB the first song festival of the Paraíba Sertão , was a
watershed in the urbanization of the singing that completes the cycle in the decade of
2000. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4634 |
|
dc.date.accessioned |
2019-07-02T19:22:06Z |
|
dc.date.available |
2019-07-02 |
|
dc.date.available |
2019-07-02T19:22:06Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Cantoria nordestina |
pt_BR |
dc.subject |
História local |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura popular |
pt_BR |
dc.subject |
Pé-de-parede |
pt_BR |
dc.subject |
Festival de cantoria |
pt_BR |
dc.subject |
Cantos populares |
pt_BR |
dc.subject |
Northeastern singing |
pt_BR |
dc.subject |
Local history |
pt_BR |
dc.subject |
Popular culture |
pt_BR |
dc.subject |
Singing festival |
pt_BR |
dc.subject |
Popular Corners |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ABREU, Naiara Andrade de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
"Sing poet what I feel and I can not sing": the northeastern cantor as a cultural expression of the Sertão Paraibano (1973-2000). |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ABREU, Naiara Andrade de. “Cante poeta o que sinto e não posso cantar”: a cantoria nordestina como meio de expressão cultural do sertão paraibano (1973-2000). 2018. 117 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |