dc.creator.ID |
ABREU, M. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8042915615280629 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTANA, Rosemere Olímpio de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTANA, Rosemere O. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6172861753799782 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FORTUNATO, Maria Lucinete. |
|
dc.contributor.referee2 |
UHLE, Ana Rita. |
|
dc.description.resumo |
O trabalho intitulado: “Dizibilidades e Visibilidades sobre as relações étnicos raciais mediante
a concepção dos alunos do ensino médio da Escola Estadual Prof. Crispim Coelho”, vem tratar
acerca da História Afro-brasileira em Cajazeiras – PB. Ele tem como objetivo analisar a forma
que essa temática é entendida pelos alunos, ou seja, o que os alunos vislumbram a respeito das
relações étnico raciais tendo como base o ensino de História. Partimos do pressuposto de que
esse público, segundo os referenciais curriculares, está se construindo enquanto sujeito crítico
para atuar na sociedade. No entanto, percebemos que existem muitas lacunas nesse sentido. Por
isso, a pesquisa se preocupou em analisar os documentos curriculares, palco das discussões das
relações étnicos raciais e a Lei 10.639/03, os PCNs, o PPP, bem como as Questões Étnicos
Raciais referentes à formação de professores. Além disso, nos preocupamos em entender o
conceito que fazem das diferenças e o preconceito, dando enfoque ao que pensam os discentes
sobre esses temas. A metodologia escolhida para tais discussões teve como base a pesquisa
colaborativa que, ao mesmo tempo, permite o acesso às informações e ao contato direto com o
alunado, que também possibilita a mediação e a troca de conhecimentos, escolhemos então, as
entrevistas e a realização das oficinas. Dessa forma, as problematizações levantadas na pesquisa
permitiram identificar a concepção dos educandos, tendo em vista o aspecto étnico racial em
seus diversos olhares, onde se pode perceber o distanciamento entre os conhecimentos
referenciados pelo currículo e pelas diretrizes no que diz respeito ao ensino de História e do
conhecimento apropriado pelos alunos no ambiente escolar. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.title |
Dizibilidades e visibilidades sobre as relações étnicos raciais mediante a concepção dos alunos do ensino médio da Escola Estadual Prof. Crispim Coelho acerca da história afro-brasileira - Cajazeiras - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016-05-31 |
|
dc.description.abstract |
The work entitled by: Utterabilities and Visibilities about the racial ethnic relations through the
conception of the high school students of the State School Prof. Crispim Coelho about the
African-Brazilian History - Cajazeiras - PB, aims to examine how this theme is understood by
the students, or the students envision about racial ethnic relations based on the teaching of
history. Our starting point is that the public is being built as a subject critical to act on society
and in it, according to the curriculum frameworks. However, we realize that there are many
gaps in that relation. Therefore, the research has bothered to analyze the curriculum documents,
the stage of the discussions on racial ethnic relations and the Law 10.639 / 03, the PCNs, the
PPP and the Ethnic Racial Issues relating to Teacher Education. Also, we take care to
understand the concept of difference and prejudice focusing what the students think about these
topics. The methodology chosen for such discussions was based on collaborative research, that
at one time allowing access to information and interviewees also allows the mediation and the
exchange of knowledge, we chose then, in addition to interviews conducting workshops. Thus,
the problems found in the survey helped to identify the students’ conception, in view of the
racial ethnic aspect in their different looks, making it possible to realize the gap between the
knowledge given by the curriculum and the guidelines, with regard to the teaching of history,
knowledge appropriate for students in the school environment. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4639 |
|
dc.date.accessioned |
2019-07-02T20:22:49Z |
|
dc.date.available |
2019-07-02 |
|
dc.date.available |
2019-07-02T20:22:49Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação - História |
pt_BR |
dc.subject |
História afro-brasileira - Cajazeiras-PB |
pt_BR |
dc.subject |
Relações étnico-raciais |
pt_BR |
dc.subject |
Education - History |
pt_BR |
dc.subject |
Afro-Brazilian History - Cajazeiras-PB |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnic-racial relations |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ABREU, Maria de Sousa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Possibilities and visibilities about racial ethnic relations through the conception of the high school students of the State School Prof. Crispim Coelho on Afro-Brazilian history - Cajazeiras - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ABREU, Maria de Sousa. Dizibilidades e visibilidades sobre as relações étnicos raciais mediante a concepção dos alunos do ensino médio da Escola Estadual Prof. Crispim Coelho acerca da história afro-brasileira - Cajazeiras - PB. 2016. 65f. Monografia (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
pt_BR |