DSpace/Manakin Repository

Dizibilidades e visibilidades sobre as relações étnicos raciais mediante a concepção dos alunos do ensino médio da Escola Estadual Prof. Crispim Coelho acerca da história afro-brasileira - Cajazeiras - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ABREU, M. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8042915615280629 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTANA, Rosemere Olímpio de.
dc.contributor.advisor1ID SANTANA, Rosemere O. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6172861753799782 pt_BR
dc.contributor.referee1 FORTUNATO, Maria Lucinete.
dc.contributor.referee2 UHLE, Ana Rita.
dc.description.resumo O trabalho intitulado: “Dizibilidades e Visibilidades sobre as relações étnicos raciais mediante a concepção dos alunos do ensino médio da Escola Estadual Prof. Crispim Coelho”, vem tratar acerca da História Afro-brasileira em Cajazeiras – PB. Ele tem como objetivo analisar a forma que essa temática é entendida pelos alunos, ou seja, o que os alunos vislumbram a respeito das relações étnico raciais tendo como base o ensino de História. Partimos do pressuposto de que esse público, segundo os referenciais curriculares, está se construindo enquanto sujeito crítico para atuar na sociedade. No entanto, percebemos que existem muitas lacunas nesse sentido. Por isso, a pesquisa se preocupou em analisar os documentos curriculares, palco das discussões das relações étnicos raciais e a Lei 10.639/03, os PCNs, o PPP, bem como as Questões Étnicos Raciais referentes à formação de professores. Além disso, nos preocupamos em entender o conceito que fazem das diferenças e o preconceito, dando enfoque ao que pensam os discentes sobre esses temas. A metodologia escolhida para tais discussões teve como base a pesquisa colaborativa que, ao mesmo tempo, permite o acesso às informações e ao contato direto com o alunado, que também possibilita a mediação e a troca de conhecimentos, escolhemos então, as entrevistas e a realização das oficinas. Dessa forma, as problematizações levantadas na pesquisa permitiram identificar a concepção dos educandos, tendo em vista o aspecto étnico racial em seus diversos olhares, onde se pode perceber o distanciamento entre os conhecimentos referenciados pelo currículo e pelas diretrizes no que diz respeito ao ensino de História e do conhecimento apropriado pelos alunos no ambiente escolar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title Dizibilidades e visibilidades sobre as relações étnicos raciais mediante a concepção dos alunos do ensino médio da Escola Estadual Prof. Crispim Coelho acerca da história afro-brasileira - Cajazeiras - PB. pt_BR
dc.date.issued 2016-05-31
dc.description.abstract The work entitled by: Utterabilities and Visibilities about the racial ethnic relations through the conception of the high school students of the State School Prof. Crispim Coelho about the African-Brazilian History - Cajazeiras - PB, aims to examine how this theme is understood by the students, or the students envision about racial ethnic relations based on the teaching of history. Our starting point is that the public is being built as a subject critical to act on society and in it, according to the curriculum frameworks. However, we realize that there are many gaps in that relation. Therefore, the research has bothered to analyze the curriculum documents, the stage of the discussions on racial ethnic relations and the Law 10.639 / 03, the PCNs, the PPP and the Ethnic Racial Issues relating to Teacher Education. Also, we take care to understand the concept of difference and prejudice focusing what the students think about these topics. The methodology chosen for such discussions was based on collaborative research, that at one time allowing access to information and interviewees also allows the mediation and the exchange of knowledge, we chose then, in addition to interviews conducting workshops. Thus, the problems found in the survey helped to identify the students’ conception, in view of the racial ethnic aspect in their different looks, making it possible to realize the gap between the knowledge given by the curriculum and the guidelines, with regard to the teaching of history, knowledge appropriate for students in the school environment. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4639
dc.date.accessioned 2019-07-02T20:22:49Z
dc.date.available 2019-07-02
dc.date.available 2019-07-02T20:22:49Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação - História pt_BR
dc.subject História afro-brasileira - Cajazeiras-PB pt_BR
dc.subject Relações étnico-raciais pt_BR
dc.subject Education - History pt_BR
dc.subject Afro-Brazilian History - Cajazeiras-PB pt_BR
dc.subject Ethnic-racial relations pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ABREU, Maria de Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Possibilities and visibilities about racial ethnic relations through the conception of the high school students of the State School Prof. Crispim Coelho on Afro-Brazilian history - Cajazeiras - PB. pt_BR
dc.identifier.citation ABREU, Maria de Sousa. Dizibilidades e visibilidades sobre as relações étnicos raciais mediante a concepção dos alunos do ensino médio da Escola Estadual Prof. Crispim Coelho acerca da história afro-brasileira - Cajazeiras - PB. 2016. 65f. Monografia (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta