DSpace/Manakin Repository

Percepção dos professores sobre o uso dos jogos nas aulas de matemática da educação fundamental em duas escolas rurais do município de Serra Branca no semiárido paraibano.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUSA, A. J. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7061224663826023 pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Ana Luiza Araújo.
dc.contributor.advisor1ID COSTA, A. L. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5919134486342027 pt_BR
dc.contributor.referee1 BARRETO, Aldinete Bezerra.
dc.contributor.referee2 CRUZ, Kátia Carina Mesquita.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.sousa2
dc.description.resumo O presente trabalho resulta de pesquisa sobre a utilização dos jogos para o ensino-aprendizagem de conteúdos matemáticos nas aulas de matemática, nas séries inicias do Ensino Fundamental, oferecidas pelos professores aos alunos de Escolas de Ensino Fundamental da zona rural do Município de Serra Branca, no Cariri paraibano. Esta pesquisa teve por objetivo analisar os efeitos dos jogos aplicados em sala de aula no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, nos conteúdos de Matemática. Assim, inicialmente, realizou-se uma reflexão sobre as situações didáticas em que os professores utilizam os jogos. Para tanto, seguiu-se a metodologia, que teve a realização de entrevistas com professores Ensino Fundamental - Anos Iniciais. O perfil dos professores dessa pesquisa foi considerado bom, mas o município necessita dar um maior incentivo de recursos para as instituições que atuam neste nível de ensino. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Percepção dos professores sobre o uso dos jogos nas aulas de matemática da educação fundamental em duas escolas rurais do município de Serra Branca no semiárido paraibano. pt_BR
dc.date.issued 2018-04-30
dc.description.abstract The present work results from research on the use of games for teaching-learning of mathematical contents in mathematics classes, in the initial grades of Elementary School, offered by teachers to Elementary School students in the rural area of the Municipality of Serra Branca, in Cariri Paraíba. This research had the objective of analyzing the effects of games applied in the classroom in Elementary School - Initial Years, in the contents of Mathematics. Thus, initially, a reflection was made on the didactic situations in which the teachers use the games. For that, the methodology followed, which had the accomplishment of interviews with professors Fundamental Teaching - Initial Years. The teachers' profile of this research was considered good, but the municipality needs to give a greater incentive of resources to the institutions that work at this level of education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4647
dc.date.accessioned 2019-07-03T11:47:08Z
dc.date.available 2019-07-03
dc.date.available 2019-07-03T11:47:08Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject Jogos matemáticos pt_BR
dc.subject Estudo de percepção pt_BR
dc.subject Mathematics education pt_BR
dc.subject Mathematical games pt_BR
dc.subject Perception study pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Alanice Josina de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teachers' perception about the use of games in basic education mathematics classes in two rural schools in the municipality of Serra Branca in the semi-arid region of Paraíba. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Alanice Josina de. Percepção dos professores sobre o uso dos jogos nas aulas de matemática da educação fundamental em duas escolas rurais do município de Serra Branca no semiárido paraibano. 2018. 50f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4647 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta