dc.creator.ID |
SILVA, A. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8813976868465102 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CAVALCANTE, N. I. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3274805623219013 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Filipe Gervásio Pinto da. |
|
dc.contributor.referee2 |
CAVALCANTE, José Luiz. |
|
dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.silva2 |
|
dc.description.resumo |
O tema desse artigo se justifica pelo fato de ser comum em nosso cotidiano relacionar
Educação Financeira diretamente à situações financeiras nas quais exige tomada de decisões
adequadas e conscientes. Diante disso temos como questão fundamental: Qual a visão das
professoras do Ensino Fundamental acerca da importância da Educação Financeira na
atualidade? Nesse sentido, surgiu a necessidade de pesquisar e refletir sobre esse tema na
atualidade, mas um ensino voltado para um olhar crítico, onde o tema Educação Financeira é
trabalhado de modo a levar os alunos a questionar fatos do seu cotidiano. A partir da questão
proposta para este estudo delineamos como objetivo geral compreender quais as percepções
das professoras acerca da importância da Educação Financeira na atualidade. Nesse trabalho,
utilizamos trabalhos com enfoque semelhante e documentos oficiais da educação como
Orientações Curriculares Nacionais, Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino
Fundamental e Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares
Nacionais. Fizemos uma pesquisa de cunho qualitativo, desenvolvida com duas professoras
dos anos finais do Ensino Fundamental na cidade de Monteiro no Cariri Paraibano. Quanto
aos procedimentos, a coleta de dados foi feita por meio de um questionário, composto por dez
perguntas. No nosso trabalho buscamos mostrar que a Educação Financeira não é
simplesmente operacional, acreditamos que assuntos relacionados a ela, podem contribuir
para formação matemática crítica dos alunos, promovendo reflexões no seu cotidiano não
apenas ao se deparar com procedimentos financeiros, mas com questões sociais, políticas,
econômicas, entre outros, pois a Educação Financeira não se limita a finanças. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Refletindo sobra a educação financeira a partir de concepções de docentes: implicações sociais e metodológicas. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-04-20 |
|
dc.description.abstract |
The theme of this article is justified by the fact that it is common in our daily life to relate
Financial Education directly to financial situations in which it requires adequate and
conscious decision making. Faced with this, we have as a fundamental question: What is the
view of primary school teachers about the importance of Financial Education today? In this
sense, the need arose to research and reflect on this topic nowadays, but a teaching focused on
a critical eye, where the theme Financial Education is worked in order to lead the students to
question facts of their daily life. From the question proposed for this study we outline the
general objective to understand the teachers' perceptions about the importance of Financial
Education in the present time. In this work, we use works with a similar approach and official
education documents as National Curricular Guidelines, National Curricular Parameters for
Elementary Education and Complementary Educational Guidelines to National Curricular
Parameters. We did a qualitative research, developed with two teachers of the final years of
elementary school in the city of Monteiro in Cariri Paraibano. As for the procedures, the data
collection was done through a questionnaire, composed of ten questions. In our work we seek
to show that Financial Education is not simply operational, we believe that subjects related to
it can contribute to critical mathematical formation of students, promoting reflections in their
daily lives not only when faced with financial procedures but with social, political , economic,
among others, since Financial Education is not limited to finances. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4649 |
|
dc.date.accessioned |
2019-07-03T11:59:59Z |
|
dc.date.available |
2019-07-03 |
|
dc.date.available |
2019-07-03T11:59:59Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação financeira |
pt_BR |
dc.subject |
Formação crítica |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática contextualizada |
pt_BR |
dc.subject |
financial education |
pt_BR |
dc.subject |
Critical training |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualized Mathematics |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Aline Cordeiro da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Reflecting on financial education from teachers' conceptions: social and methodological implications. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Aline Cordeiro da. Refletindo sobra a educação financeira a partir de concepções de docentes: implicações sociais e metodológicas. 2018. 31f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4649 |
pt_BR |