DSpace/Manakin Repository

Refletindo sobra a educação financeira a partir de concepções de docentes: implicações sociais e metodológicas.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, A. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8813976868465102 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
dc.contributor.advisor1ID CAVALCANTE, N. I. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3274805623219013 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
dc.contributor.referee2 CAVALCANTE, José Luiz.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.silva2
dc.description.resumo O tema desse artigo se justifica pelo fato de ser comum em nosso cotidiano relacionar Educação Financeira diretamente à situações financeiras nas quais exige tomada de decisões adequadas e conscientes. Diante disso temos como questão fundamental: Qual a visão das professoras do Ensino Fundamental acerca da importância da Educação Financeira na atualidade? Nesse sentido, surgiu a necessidade de pesquisar e refletir sobre esse tema na atualidade, mas um ensino voltado para um olhar crítico, onde o tema Educação Financeira é trabalhado de modo a levar os alunos a questionar fatos do seu cotidiano. A partir da questão proposta para este estudo delineamos como objetivo geral compreender quais as percepções das professoras acerca da importância da Educação Financeira na atualidade. Nesse trabalho, utilizamos trabalhos com enfoque semelhante e documentos oficiais da educação como Orientações Curriculares Nacionais, Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Fizemos uma pesquisa de cunho qualitativo, desenvolvida com duas professoras dos anos finais do Ensino Fundamental na cidade de Monteiro no Cariri Paraibano. Quanto aos procedimentos, a coleta de dados foi feita por meio de um questionário, composto por dez perguntas. No nosso trabalho buscamos mostrar que a Educação Financeira não é simplesmente operacional, acreditamos que assuntos relacionados a ela, podem contribuir para formação matemática crítica dos alunos, promovendo reflexões no seu cotidiano não apenas ao se deparar com procedimentos financeiros, mas com questões sociais, políticas, econômicas, entre outros, pois a Educação Financeira não se limita a finanças. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Refletindo sobra a educação financeira a partir de concepções de docentes: implicações sociais e metodológicas. pt_BR
dc.date.issued 2018-04-20
dc.description.abstract The theme of this article is justified by the fact that it is common in our daily life to relate Financial Education directly to financial situations in which it requires adequate and conscious decision making. Faced with this, we have as a fundamental question: What is the view of primary school teachers about the importance of Financial Education today? In this sense, the need arose to research and reflect on this topic nowadays, but a teaching focused on a critical eye, where the theme Financial Education is worked in order to lead the students to question facts of their daily life. From the question proposed for this study we outline the general objective to understand the teachers' perceptions about the importance of Financial Education in the present time. In this work, we use works with a similar approach and official education documents as National Curricular Guidelines, National Curricular Parameters for Elementary Education and Complementary Educational Guidelines to National Curricular Parameters. We did a qualitative research, developed with two teachers of the final years of elementary school in the city of Monteiro in Cariri Paraibano. As for the procedures, the data collection was done through a questionnaire, composed of ten questions. In our work we seek to show that Financial Education is not simply operational, we believe that subjects related to it can contribute to critical mathematical formation of students, promoting reflections in their daily lives not only when faced with financial procedures but with social, political , economic, among others, since Financial Education is not limited to finances. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4649
dc.date.accessioned 2019-07-03T11:59:59Z
dc.date.available 2019-07-03
dc.date.available 2019-07-03T11:59:59Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação financeira pt_BR
dc.subject Formação crítica pt_BR
dc.subject Matemática contextualizada pt_BR
dc.subject financial education pt_BR
dc.subject Critical training pt_BR
dc.subject Contextualized Mathematics pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Aline Cordeiro da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reflecting on financial education from teachers' conceptions: social and methodological implications. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Aline Cordeiro da. Refletindo sobra a educação financeira a partir de concepções de docentes: implicações sociais e metodológicas. 2018. 31f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4649 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta