dc.creator.ID |
NASCIMENTO, A. M. R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MENEZES, Marcus Bessa de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MENEZES, M. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7719250848803909 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de. |
|
dc.contributor.referee2 |
LEITE, José Irelânio Ataíde. |
|
dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.nascimento |
|
dc.description.resumo |
O objetivo desta pesquisa consiste em Investigar a Avaliação e suas Influências nos
Fenômenos Didáticos, da Transposição Didática e do Contrato Didático na sala de aula de
Matemática. Sendo por tanto, desenvolvida na Escola Agrotécnica de Sumé, Paraíba, esta por
sua vez da rede pública do município. A coleta de dados na forma de observação, gravação e
anotação sendo o ambiente da pesquisa a própria sala de aula do professor observado. Os
dados da pesquisa foram analisados levando em consideração os pressupostos teóricometodológicos
da Análise de Conteúdo de Chevallard e Josep Gascón por meio dos grupos e
subgrupos da Teoria Antropológica do Didático. O ambiente escolar foi propício para que
compreendêssemos o cotidiano escolar com suas múltiplas e diversificadas realidades. Como
resultados, a pesquisa nos revela os possíveis fatores aos quais leva-nos a acreditar que a
Avaliação Influência no Processo Didático. É evidente que os aspectos qualitativos da
avaliação não são considerados eficientes para o diagnóstico final tanto do ponto de vista
pessoal do professor quanto para questões administrativas da escola. Os dados também nos
evidenciam que não é possível haver um modelo padrão de avaliação porque a realidade de
cada indivíduo varia com o seu tempo e modo de aprender, bem como o comportamento
disciplinar. A pesquisa ainda aponta que o professor acredita ser indispensável à prova como
forma de avaliação, logo isso é tido como uma norma, forma de cumprir com o seu dever e
determinações da administração e não pela preocupação de fazer com que o aluno reflita. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
A avaliação no processo didático e suas influências. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-03-21 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4653 |
|
dc.date.accessioned |
2019-07-03T12:33:15Z |
|
dc.date.available |
2019-07-03 |
|
dc.date.available |
2019-07-03T12:33:15Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação - educação |
pt_BR |
dc.subject |
Didática |
pt_BR |
dc.subject |
Processo didático |
pt_BR |
dc.subject |
evaluation - education |
pt_BR |
dc.subject |
Didactics |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching process |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NASCIMENTO, Álison Márcio Rafael. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The evaluation in the didactic process and its influences. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
NASCIMENTO, Álison Márcio Rafael. A avaliação no processo didático e suas influências. 2018. 31f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4653 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El objetivo de esta investigación consiste en Investigar la Evaluación y sus Influencias en los
Fenómenos Didácticos, de la Transposición Didáctica y del Contrato Didáctico en el aula de
Matemáticas. Siendo por tanto, desarrollada en la Escuela Agrotécnica de Sumé, Paraíba, ésta
a su vez de la red pública del municipio. La recolección de datos en la forma de observación,
grabación y anotación siendo el ambiente de la investigación la propia sala de clase del
profesor observado. Los datos de la investigación fueron analizados tomando en
consideración los presupuestos teórico-metodológicos del Análisis de Contenido de
Chevallard y Josep Gascón por medio de los grupos y subgrupos de la Teoría Antropológica
del Didáctico. El ambiente escolar fue propicio para que comprendiéramos el cotidiano
escolar con sus múltiples y diversificadas realidades. Como resultados, la investigación nos
revela los posibles factores a los que nos lleva a creer que la Evaluación Influencia en el
Proceso Didáctico. Es evidente que los aspectos cualitativos de la evaluación no se consideran
eficientes para el diagnóstico final tanto desde el punto de vista personal del profesor y para
cuestiones administrativas de la escuela. Los datos también nos demuestran que no es posible
que haya un modelo estándar de evaluación porque la realidad de cada individuo varía con su
tiempo y modo de aprender, así como el comportamiento disciplinario. La investigación
todavía apunta que el profesor cree ser indispensable a la prueba como forma de evaluación,
luego eso se considera como una norma, forma de cumplir con su deber y determinaciones de
la administración y no por la preocupación de hacer que el alumno reflexione. |
pt_BR |