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A avaliação no processo didático e suas influências.

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dc.creator.ID NASCIMENTO, A. M. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1 MENEZES, Marcus Bessa de.
dc.contributor.advisor1ID MENEZES, M. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7719250848803909 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.
dc.contributor.referee2 LEITE, José Irelânio Ataíde.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.nascimento
dc.description.resumo O objetivo desta pesquisa consiste em Investigar a Avaliação e suas Influências nos Fenômenos Didáticos, da Transposição Didática e do Contrato Didático na sala de aula de Matemática. Sendo por tanto, desenvolvida na Escola Agrotécnica de Sumé, Paraíba, esta por sua vez da rede pública do município. A coleta de dados na forma de observação, gravação e anotação sendo o ambiente da pesquisa a própria sala de aula do professor observado. Os dados da pesquisa foram analisados levando em consideração os pressupostos teóricometodológicos da Análise de Conteúdo de Chevallard e Josep Gascón por meio dos grupos e subgrupos da Teoria Antropológica do Didático. O ambiente escolar foi propício para que compreendêssemos o cotidiano escolar com suas múltiplas e diversificadas realidades. Como resultados, a pesquisa nos revela os possíveis fatores aos quais leva-nos a acreditar que a Avaliação Influência no Processo Didático. É evidente que os aspectos qualitativos da avaliação não são considerados eficientes para o diagnóstico final tanto do ponto de vista pessoal do professor quanto para questões administrativas da escola. Os dados também nos evidenciam que não é possível haver um modelo padrão de avaliação porque a realidade de cada indivíduo varia com o seu tempo e modo de aprender, bem como o comportamento disciplinar. A pesquisa ainda aponta que o professor acredita ser indispensável à prova como forma de avaliação, logo isso é tido como uma norma, forma de cumprir com o seu dever e determinações da administração e não pela preocupação de fazer com que o aluno reflita. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title A avaliação no processo didático e suas influências. pt_BR
dc.date.issued 2018-03-21
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4653
dc.date.accessioned 2019-07-03T12:33:15Z
dc.date.available 2019-07-03
dc.date.available 2019-07-03T12:33:15Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Avaliação - educação pt_BR
dc.subject Didática pt_BR
dc.subject Processo didático pt_BR
dc.subject evaluation - education pt_BR
dc.subject Didactics pt_BR
dc.subject Teaching process pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NASCIMENTO, Álison Márcio Rafael.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The evaluation in the didactic process and its influences. pt_BR
dc.identifier.citation NASCIMENTO, Álison Márcio Rafael. A avaliação no processo didático e suas influências. 2018. 31f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4653 pt_BR
dc.description.resumen El objetivo de esta investigación consiste en Investigar la Evaluación y sus Influencias en los Fenómenos Didácticos, de la Transposición Didáctica y del Contrato Didáctico en el aula de Matemáticas. Siendo por tanto, desarrollada en la Escuela Agrotécnica de Sumé, Paraíba, ésta a su vez de la red pública del municipio. La recolección de datos en la forma de observación, grabación y anotación siendo el ambiente de la investigación la propia sala de clase del profesor observado. Los datos de la investigación fueron analizados tomando en consideración los presupuestos teórico-metodológicos del Análisis de Contenido de Chevallard y Josep Gascón por medio de los grupos y subgrupos de la Teoría Antropológica del Didáctico. El ambiente escolar fue propicio para que comprendiéramos el cotidiano escolar con sus múltiples y diversificadas realidades. Como resultados, la investigación nos revela los posibles factores a los que nos lleva a creer que la Evaluación Influencia en el Proceso Didáctico. Es evidente que los aspectos cualitativos de la evaluación no se consideran eficientes para el diagnóstico final tanto desde el punto de vista personal del profesor y para cuestiones administrativas de la escuela. Los datos también nos demuestran que no es posible que haya un modelo estándar de evaluación porque la realidad de cada individuo varía con su tiempo y modo de aprender, así como el comportamiento disciplinario. La investigación todavía apunta que el profesor cree ser indispensable a la prueba como forma de evaluación, luego eso se considera como una norma, forma de cumplir con su deber y determinaciones de la administración y no por la preocupación de hacer que el alumno reflexione. pt_BR


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