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Práticas produtivas para a convivência com o semiárido na escola do assentamento Zé Marcolino.

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dc.creator.ID SILVA, A. M. P. da. pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Maria do Socorro.
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.referee2 TORRES, Denise Xavier.
dc.contributor.referee3 SILVA, Angela Milania Procopio.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.silva5
dc.description.resumo Este trabalho origina-se de uma motivação teórico-prática decorrente do trabalho docente desenvolvido numa Escola do Campo, localizada no Assentamento Zé Marcolino, Comunidade Rural Lajinha-Prata-Paraíba, e das reflexões teóricas desenvolvidas no Curso de Especialização de Ensino das Ciências e da Matemática para a convivência com o Semiárido, do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG. A problemática da pesquisa foi suscitada pela prática educativa desenvolvida na Escola com conteúdos, atividades e ações relacionadas às tecnologias de convivência com o semiárido, no que se refere ao cultivo, criação, extrativismo e beneficiamento de produtos. A questão central da pesquisa foi: como estas práticas contribuem para os estudantes e suas famílias terem outro olhar sobre a convivência com o semiárido? Teve como objetivo geral: compreender qual a percepção dos estudantes, das famílias e dos assentados sobre as práticas produtivas desenvolvidas pela Escola. A abordagem qualitativa numa perspectiva de pesquisa participante, por partir da realidade concreta vivida pela pesquisadora, que se coloca numa dimensão individual (sua prática docente), mais também coletiva (como comunidade) neste processo, e ao buscar trazer as experiências reais, com as interpretações e experiências vividas e pensadas pelas pessoas com quem interatua na escola e na comunidade. O referencial teórico da Convivência com o Semiárido e da educação do Campo, foi possibilitado por: Caldart (2002; 2009); Silva (2016; 2010); Por fim mostra como resultados que a escola tem um papel fundamental de conscientização de tais práticas produtivas, a fim de estimular o desenvolvimento da localidade, despertado no alunado o protagonismo e estimular a busca de melhores condições de vida e a luta pelos seus direitos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Práticas produtivas para a convivência com o semiárido na escola do assentamento Zé Marcolino. pt_BR
dc.date.issued 2018-04
dc.description.abstract This work originates from a theoretical-practical motivation resulting from the teaching work developed at a Field School, located in the settlement Zé Marcolino, Rural Community Lajinha-Prata-Paraíba, and from theoretical reflections developed in the living with the Semiarid Specialization Course of Science and Mathematics Teaching from UFCG Semiarid Sustainable Development Center. The research problem was raised by the educational practice developed in the School with subjects, activities and actions related to technologies of living with semiarid, in relation to cultivation, creation, extractivism and processing of products. The central question of the research was: how do these practices contribute to students and their families having another look about living with semiarid? It had as general objective: understand which the perception of students, families and settlers is, about the productive practices developed by the School. The qualitative approach in a participatory research perspective, by starting from the concrete reality lived by the researcher, which is placed in an individual dimension (its teaching practice), but also collective (as community) in this process, and in seeking to bring real experiences, with the interpretations and experiences lived and thought by the people with whom it interacts in the school and in the community. The theoretical reference of the Coexistence with the Semiarid and of the Field Education, was possible by: Caldart (2002; 2009); Silva (2016; 2010); Finally, the results show that the school has a fundamental role in raising awareness of these productive practices, in order to stimulate the locality development, awakened in the students, leadership and stimulate the search for better living conditions and the struggle for their rights. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4654
dc.date.accessioned 2019-07-03T12:58:20Z
dc.date.available 2019-07-03
dc.date.available 2019-07-03T12:58:20Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação do campo pt_BR
dc.subject Práticas produtivas pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.subject Field education pt_BR
dc.subject Productive Practices pt_BR
dc.subject Pedagogical practices pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Angela Milania Procopio da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Productive practices for the coexistence with the semi-arid at the Zé Marcolino settlement school. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Angela Milania Procopio da. Práticas produtivas para a convivência com o semiárido na escola do assentamento Zé Marcolino. 2018. 28f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4654 pt_BR


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