dc.creator.ID |
SILVA, A. M. P. da. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Maria do Socorro. |
|
dc.contributor.referee1 |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. |
|
dc.contributor.referee2 |
TORRES, Denise Xavier. |
|
dc.contributor.referee3 |
SILVA, Angela Milania Procopio. |
|
dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.silva5 |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho origina-se de uma motivação teórico-prática decorrente do trabalho docente
desenvolvido numa Escola do Campo, localizada no Assentamento Zé Marcolino,
Comunidade Rural Lajinha-Prata-Paraíba, e das reflexões teóricas desenvolvidas no Curso de
Especialização de Ensino das Ciências e da Matemática para a convivência com o Semiárido,
do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG. A problemática da
pesquisa foi suscitada pela prática educativa desenvolvida na Escola com conteúdos,
atividades e ações relacionadas às tecnologias de convivência com o semiárido, no que se
refere ao cultivo, criação, extrativismo e beneficiamento de produtos. A questão central da
pesquisa foi: como estas práticas contribuem para os estudantes e suas famílias terem outro
olhar sobre a convivência com o semiárido? Teve como objetivo geral: compreender qual a
percepção dos estudantes, das famílias e dos assentados sobre as práticas produtivas
desenvolvidas pela Escola. A abordagem qualitativa numa perspectiva de pesquisa
participante, por partir da realidade concreta vivida pela pesquisadora, que se coloca numa
dimensão individual (sua prática docente), mais também coletiva (como comunidade) neste
processo, e ao buscar trazer as experiências reais, com as interpretações e experiências vividas
e pensadas pelas pessoas com quem interatua na escola e na comunidade. O referencial
teórico da Convivência com o Semiárido e da educação do Campo, foi possibilitado por:
Caldart (2002; 2009); Silva (2016; 2010); Por fim mostra como resultados que a escola tem
um papel fundamental de conscientização de tais práticas produtivas, a fim de estimular o
desenvolvimento da localidade, despertado no alunado o protagonismo e estimular a busca de
melhores condições de vida e a luta pelos seus direitos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Práticas produtivas para a convivência com o semiárido na escola do assentamento Zé Marcolino. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-04 |
|
dc.description.abstract |
This work originates from a theoretical-practical motivation resulting from the teaching work
developed at a Field School, located in the settlement Zé Marcolino, Rural Community
Lajinha-Prata-Paraíba, and from theoretical reflections developed in the living with the
Semiarid Specialization Course of Science and Mathematics Teaching from UFCG Semiarid
Sustainable Development Center. The research problem was raised by the educational practice
developed in the School with subjects, activities and actions related to technologies of living
with semiarid, in relation to cultivation, creation, extractivism and processing of products.
The central question of the research was: how do these practices contribute to students and
their families having another look about living with semiarid? It had as general objective:
understand which the perception of students, families and settlers is, about the productive
practices developed by the School. The qualitative approach in a participatory research
perspective, by starting from the concrete reality lived by the researcher, which is placed in an
individual dimension (its teaching practice), but also collective (as community) in this
process, and in seeking to bring real experiences, with the interpretations and experiences
lived and thought by the people with whom it interacts in the school and in the community.
The theoretical reference of the Coexistence with the Semiarid and of the Field Education,
was possible by: Caldart (2002; 2009); Silva (2016; 2010); Finally, the results show that the
school has a fundamental role in raising awareness of these productive practices, in order to
stimulate the locality development, awakened in the students, leadership and stimulate the
search for better living conditions and the struggle for their rights. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4654 |
|
dc.date.accessioned |
2019-07-03T12:58:20Z |
|
dc.date.available |
2019-07-03 |
|
dc.date.available |
2019-07-03T12:58:20Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do campo |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas produtivas |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas pedagógicas |
pt_BR |
dc.subject |
Field education |
pt_BR |
dc.subject |
Productive Practices |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical practices |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Angela Milania Procopio da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Productive practices for the coexistence with the semi-arid at the Zé Marcolino settlement school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Angela Milania Procopio da. Práticas produtivas para a convivência com o semiárido na escola do assentamento Zé Marcolino. 2018. 28f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4654 |
pt_BR |