dc.creator.ID |
SILVA, C. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1289751670662747 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de. |
|
dc.contributor.referee2 |
RAMOS, Andréa Augusta de Morais. |
|
dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.silva3 |
|
dc.description.resumo |
As estratégias de convivência com o Semiárido precisam ter uma atenção maior diante das fragilidades
hídricas que caracterizam a região, como o manejo sustentável do manancial e a valorização da
captação, armazenamento e gestão da água da chuva para a produção apropriada. As tecnologias
hídricas alternativas de captação e armazenamento de água da chuva para a produção e o consumo
humano são mecanismos que viabilizam essa convivência com o semiárido de maneira harmônica.
Dessa forma, nossa pesquisa intitulada “A Educação Contextualizada no Âmbito do Programa
Cisternas de Placas no Cariri Paraibano”, tem como objetivo identificar as ações de Educação
Contextualizada existente no Programa Cisternas de Placas, e como essa educação é assimilada pelos
agricultores beneficiários do Programa. A pesquisa de campo foi realizada na zona rural do município
de Sumé, no cariri ocidental da Paraíba, onde identificamos os sujeitos envolvidos e aplicamos os
questionários como técnica de pesquisa à 20 beneficiários de um total de 500 já beneficiados pelo
Programa nesse município, especificamente nas comunidades de Craibeiras, Jurema, Junco, Perímetro
Irrigado, Várzea da Roça e Laginha. Verificamos a importância desse Programa enquanto política
pública voltada para a Convivência com o Semiárido e a importância das capacitações/formações para
que possamos identificar com quais sujeitos estamos lidando e conhecer melhor a realidade de cada
um. Uma riquíssima troca de conhecimento, entre o popular e o científico, fazendo-se assim de fato
uma política eficaz, não apenas na parte técnica da tecnologia, mas na formação de possibilitar a cada
beneficiário, agricultor do nosso Semiárido, conhecer suas próprias potencialidades, e a enxergar o
nosso Semiárido como um berço de possibilidades e não de atraso. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
A educação contextualizada no âmbito do programa cisternas de placas no cariri paraibano. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-05 |
|
dc.description.abstract |
Strategies of coexistence with the semiarid need to have a bigger attention against water
fragility which characterize the region, like sustainable management of the water source and
the captation appreciation, storage and management of rainwater for appropriate production.
Alternative water technologies for collecting and storing rainwater to production and human
consumption are mechanisms that make this coexistence with the semiarid in a harmonious
way. Thus, our research titled "Contextualized Education in the Scope of the Plate Cisterns
Program in Cariri Paraibano", aims to identify the Contextualized Education actions in the
Plates Cisterns Program and how this education is assimilated by the Program beneficiaries.
Field research was carried out in the rural area of Sumé municipality, in the western cariri of
Paraíba, where we identified the subjects involved and applied the questionnaires as research
technique to 20 beneficiaries in a total of 500 already benefited by the Program in this
municipality, specifically in the communities of Craibeiras, Jurema, Junco, Perímetro
Irrigado, Várzea da Roça e Laginha. We verified the importance of this Program as a public
policy focused on Living with the Semiarid and the importance of practicing / training so that
we can identify which subjects we are dealing with and to know better the reality of each one.
A very rich exchange of knowledge, between the popular and the scientific, making it an
effective policy, not only in the technical part of technology, but in the formation of enabling
each beneficiary, farmer of our Semiarid, to know their own potentialities, and to see our
Semiarid as a cradle of possibilities and not a delay. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4656 |
|
dc.date.accessioned |
2019-07-03T13:36:43Z |
|
dc.date.available |
2019-07-03 |
|
dc.date.available |
2019-07-03T13:36:43Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação contextualizada |
pt_BR |
dc.subject |
Programa cisternas de placas |
pt_BR |
dc.subject |
Convivência com o semiárido-cariri paraibano |
pt_BR |
dc.subject |
Contextual education |
pt_BR |
dc.subject |
License Plate Tanks |
pt_BR |
dc.subject |
Living with the semi-arid-Cariri paraibano |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Charlene Sousa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The education contextualized in the scope of the program cisternas of plates in the Cariri paraibano. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Charlene Sousa. A educação contextualizada no âmbito do programa cisternas de placas no cariri paraibano. 2018. 31f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4656 |
pt_BR |