DSpace/Manakin Repository

A educação contextualizada no âmbito do programa cisternas de placas no cariri paraibano.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, C. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1289751670662747 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, Fabiano Custódio. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
dc.contributor.referee2 RAMOS, Andréa Augusta de Morais.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.silva3
dc.description.resumo As estratégias de convivência com o Semiárido precisam ter uma atenção maior diante das fragilidades hídricas que caracterizam a região, como o manejo sustentável do manancial e a valorização da captação, armazenamento e gestão da água da chuva para a produção apropriada. As tecnologias hídricas alternativas de captação e armazenamento de água da chuva para a produção e o consumo humano são mecanismos que viabilizam essa convivência com o semiárido de maneira harmônica. Dessa forma, nossa pesquisa intitulada “A Educação Contextualizada no Âmbito do Programa Cisternas de Placas no Cariri Paraibano”, tem como objetivo identificar as ações de Educação Contextualizada existente no Programa Cisternas de Placas, e como essa educação é assimilada pelos agricultores beneficiários do Programa. A pesquisa de campo foi realizada na zona rural do município de Sumé, no cariri ocidental da Paraíba, onde identificamos os sujeitos envolvidos e aplicamos os questionários como técnica de pesquisa à 20 beneficiários de um total de 500 já beneficiados pelo Programa nesse município, especificamente nas comunidades de Craibeiras, Jurema, Junco, Perímetro Irrigado, Várzea da Roça e Laginha. Verificamos a importância desse Programa enquanto política pública voltada para a Convivência com o Semiárido e a importância das capacitações/formações para que possamos identificar com quais sujeitos estamos lidando e conhecer melhor a realidade de cada um. Uma riquíssima troca de conhecimento, entre o popular e o científico, fazendo-se assim de fato uma política eficaz, não apenas na parte técnica da tecnologia, mas na formação de possibilitar a cada beneficiário, agricultor do nosso Semiárido, conhecer suas próprias potencialidades, e a enxergar o nosso Semiárido como um berço de possibilidades e não de atraso. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title A educação contextualizada no âmbito do programa cisternas de placas no cariri paraibano. pt_BR
dc.date.issued 2018-05
dc.description.abstract Strategies of coexistence with the semiarid need to have a bigger attention against water fragility which characterize the region, like sustainable management of the water source and the captation appreciation, storage and management of rainwater for appropriate production. Alternative water technologies for collecting and storing rainwater to production and human consumption are mechanisms that make this coexistence with the semiarid in a harmonious way. Thus, our research titled "Contextualized Education in the Scope of the Plate Cisterns Program in Cariri Paraibano", aims to identify the Contextualized Education actions in the Plates Cisterns Program and how this education is assimilated by the Program beneficiaries. Field research was carried out in the rural area of Sumé municipality, in the western cariri of Paraíba, where we identified the subjects involved and applied the questionnaires as research technique to 20 beneficiaries in a total of 500 already benefited by the Program in this municipality, specifically in the communities of Craibeiras, Jurema, Junco, Perímetro Irrigado, Várzea da Roça e Laginha. We verified the importance of this Program as a public policy focused on Living with the Semiarid and the importance of practicing / training so that we can identify which subjects we are dealing with and to know better the reality of each one. A very rich exchange of knowledge, between the popular and the scientific, making it an effective policy, not only in the technical part of technology, but in the formation of enabling each beneficiary, farmer of our Semiarid, to know their own potentialities, and to see our Semiarid as a cradle of possibilities and not a delay. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4656
dc.date.accessioned 2019-07-03T13:36:43Z
dc.date.available 2019-07-03
dc.date.available 2019-07-03T13:36:43Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação contextualizada pt_BR
dc.subject Programa cisternas de placas pt_BR
dc.subject Convivência com o semiárido-cariri paraibano pt_BR
dc.subject Contextual education pt_BR
dc.subject License Plate Tanks pt_BR
dc.subject Living with the semi-arid-Cariri paraibano pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Charlene Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The education contextualized in the scope of the program cisternas of plates in the Cariri paraibano. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Charlene Sousa. A educação contextualizada no âmbito do programa cisternas de placas no cariri paraibano. 2018. 31f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4656 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta