DSpace/Manakin Repository

Tecnologias sociais: diagnóstico e difusão entre os estudantes do CDSA.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MELO, C. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9078039563942605 pt_BR
dc.contributor.advisor1 COELHO, Glauciane Danusa..
dc.contributor.advisor1ID COELHO, G. D. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0219535441591306 pt_BR
dc.contributor.referee1 VITAL, Adriana de Fátima Meira.
dc.contributor.referee2 BARROS, José Romário Lacerda de.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.melo
dc.description.resumo Este trabalho é o resultado da pesquisa realizada com estudantes do Curso de graduação Licenciatura em Educação do Campo e Especialização em Matemática e Ciências para a Convivência com o Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido. O estudo teve como objetivos verificar a percepção dos estudantes de graduação em Licenciatura Em Educação do Campo e pós-graduação Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para Convivência com o Semiárido sobre Tecnologia social e promover um dia de campo para difusão de tecnologias sociais propícias na região do Nordeste do Brasil, que podem ser associadas ao ensino- aprendizagem de forma significativa e contextualizada, levando em consideração os conteúdos da disciplina de Ciências como estratégia para o desenvolvimento no Semiárido do Cariri paraibano. Para tanto, foi utilizado questionários, observações de aula de campo, pesquisas bibliográficas, bem como da análise de artigos científicos, informações obtidas em sítios institucionais, além de pontuar alguns conteúdos que podem se relacionar com a temática e tendo como público alvo dez estudantes do curso graduação em Licenciatura Em Educação do Campo e dez do curso pós-graduação Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para Convivência com o Semiárido. Dessa maneira, concluiu-se que a tecnologia social trata de uma metodologia que pode ser usada desde o ensino superior ao regular, promovendo a transformação social, como também valorizando os saberes populares e os integrando os conhecimentos científicos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Tecnologias sociais: diagnóstico e difusão entre os estudantes do CDSA. pt_BR
dc.date.issued 2018-04-30
dc.description.abstract This work is the result of research conducted with students Undergraduate Degree in Field Education and Specialization in Mathematics and Sciences to coexist with the Semiarid of the Federal University of Campina Grande, Center for Sustainable Development of the Semiarid Region. The study had as objectives; to spread among students social technologies who use abundant natural resources in the northeastern region of Brazil and verify the students' knowledge about this technique Analyzing as a possibility from the social technology to promote teaching-learning in a meaningful and contextualized way, taking into account the abundant natural resources of the region as a strategy for development in the semi-arid region of Paraíba. For that, it was used the application of questionnaires, field class observations, bibliographic searches, as well as the analysis of scientific articles, information obtained in institutional sites, besides punctuating some content that can be related to the theme. In this way, it was concluded that social technology deals with a methodology that can be used from higher education to regulate, promoting social transformation, as well as valuing popular knowledge and integrating scientific knowledge. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4657
dc.date.accessioned 2019-07-03T13:43:55Z
dc.date.available 2019-07-03
dc.date.available 2019-07-03T13:43:55Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação contextualizada pt_BR
dc.subject Programa cisternas de placas pt_BR
dc.subject Convivência com o semiárido pt_BR
dc.subject Tecnologias sociais pt_BR
dc.subject Contextual education pt_BR
dc.subject License Plate Tanks pt_BR
dc.subject Living with the semi-arid pt_BR
dc.subject Social technologies pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MELO, Claudia Lima de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Social technologies: diagnosis and diffusion among CDSA students. pt_BR
dc.identifier.citation MELO, Claudia Lima. Tecnologias sociais: diagnóstico e difusão entre os estudantes do CDSA. 2018. 37f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4657 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta