dc.creator.ID |
ROCHA, P. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
AQUINO FILHO, Rivaldo Bezerra de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
AQUINO FILHO, R. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9597371402780291 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CAVALCANTE, José Luiz. |
|
dc.contributor.referee2 |
LIMA, André Ferreira de. |
|
dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.rocha |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho teve como foco principal discutir aspectos sobre o ensino de medidas de
centralidade, conteúdo esse que está inserido dentro de estatística, que é um ramo da
matemática que utiliza a coleta de dados como método para resultado de pesquisa. O nosso
objetivo principal foi contribuir para o ensino aprendizagem das medidas de centralidade,
tendo como ferramenta a utilização de dados coletados no dia a dia dos alunos. A metodologia
utilizada para o desenvolvimento da pesquisa e para despertar o interesse dos alunos no
conteúdo foi à coleta de dados realizada por eles mesmos dentro do seu cotidiano. Para isso
foi inicialmente aplicado um questionário a fim de coletar dados pessoais para serem
utilizados na introdução do conteúdo. Logo após foram realizadas outras atividades que
serviram de suporte para o desenvolvimento do trabalho. Para finalizar, os alunos foram
avaliados através de questões retiradas das últimas provas do ENEM, isso porque percebemos
que geralmente são cobradas questões sobre o referido conteúdo em tais provas, foram
avaliados também através de um questionário afim de identificarmos os pontos positivos e
negativos em relação ao desenvolvimento da pesquisa, com o resultado percebemos a
importância de trabalhar com situações que envolve a realidade dos envolvido para com isso
atingirmos um ensino aprendizagem com um maior significado para a vida. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Vivendo a estatística na escola através das medidas de centralidade. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-02-08 |
|
dc.description.abstract |
The present work had as main focus to discuss aspects about the teaching of measures of
centrality, content that is inserted within statistics, which is a branch of mathematics that uses
data collection as a method for research results. Our main objective was to contribute to the
teaching of learning of centrality measures, using as a tool the use of data collected in the
students' daily lives. The methodology used for the development of the research and to arouse
students' interest in the content was the collection of data carried out by themselves in their
daily life. For this purpose a questionnaire was initially applied in order to collect personal
data to be used in the introduction of the content. Soon after, other activities were realized
that served as support for the development of the work. Finally, the students were evaluated
through issues withdrawn from the last ENEM tests, because we perceived that questions are
generally asked about the content in such tests, were also evaluated through a questionnaire in
order to identify the positives and negatives in relation to the development of the research,
with the result we perceive the importance of working with situations that involves the reality
of those involved in order to achieve a teaching learning with a greater meaning for life. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4658 |
|
dc.date.accessioned |
2019-07-03T13:52:37Z |
|
dc.date.available |
2019-07-03 |
|
dc.date.available |
2019-07-03T13:52:37Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de estatística |
pt_BR |
dc.subject |
Estatística e educação de jovens |
pt_BR |
dc.subject |
Medidas de centralidade |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching statistics |
pt_BR |
dc.subject |
Statistics and education of young people |
pt_BR |
dc.subject |
Measures of centrality |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ROCHA, Patrícia Ferreira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Living the statistics in the school through the measures of centrality. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ROCHA, Patrícia Ferreira. Vivendo a estatística na escola através das medidas de centralidade. 2018. 29f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4658 |
pt_BR |