DSpace/Manakin Repository

Vivendo a estatística na escola através das medidas de centralidade.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ROCHA, P. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1 AQUINO FILHO, Rivaldo Bezerra de.
dc.contributor.advisor1ID AQUINO FILHO, R. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9597371402780291 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAVALCANTE, José Luiz.
dc.contributor.referee2 LIMA, André Ferreira de.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.rocha
dc.description.resumo O presente trabalho teve como foco principal discutir aspectos sobre o ensino de medidas de centralidade, conteúdo esse que está inserido dentro de estatística, que é um ramo da matemática que utiliza a coleta de dados como método para resultado de pesquisa. O nosso objetivo principal foi contribuir para o ensino aprendizagem das medidas de centralidade, tendo como ferramenta a utilização de dados coletados no dia a dia dos alunos. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa e para despertar o interesse dos alunos no conteúdo foi à coleta de dados realizada por eles mesmos dentro do seu cotidiano. Para isso foi inicialmente aplicado um questionário a fim de coletar dados pessoais para serem utilizados na introdução do conteúdo. Logo após foram realizadas outras atividades que serviram de suporte para o desenvolvimento do trabalho. Para finalizar, os alunos foram avaliados através de questões retiradas das últimas provas do ENEM, isso porque percebemos que geralmente são cobradas questões sobre o referido conteúdo em tais provas, foram avaliados também através de um questionário afim de identificarmos os pontos positivos e negativos em relação ao desenvolvimento da pesquisa, com o resultado percebemos a importância de trabalhar com situações que envolve a realidade dos envolvido para com isso atingirmos um ensino aprendizagem com um maior significado para a vida. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Vivendo a estatística na escola através das medidas de centralidade. pt_BR
dc.date.issued 2018-02-08
dc.description.abstract The present work had as main focus to discuss aspects about the teaching of measures of centrality, content that is inserted within statistics, which is a branch of mathematics that uses data collection as a method for research results. Our main objective was to contribute to the teaching of learning of centrality measures, using as a tool the use of data collected in the students' daily lives. The methodology used for the development of the research and to arouse students' interest in the content was the collection of data carried out by themselves in their daily life. For this purpose a questionnaire was initially applied in order to collect personal data to be used in the introduction of the content. Soon after, other activities were realized that served as support for the development of the work. Finally, the students were evaluated through issues withdrawn from the last ENEM tests, because we perceived that questions are generally asked about the content in such tests, were also evaluated through a questionnaire in order to identify the positives and negatives in relation to the development of the research, with the result we perceive the importance of working with situations that involves the reality of those involved in order to achieve a teaching learning with a greater meaning for life. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4658
dc.date.accessioned 2019-07-03T13:52:37Z
dc.date.available 2019-07-03
dc.date.available 2019-07-03T13:52:37Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de estatística pt_BR
dc.subject Estatística e educação de jovens pt_BR
dc.subject Medidas de centralidade pt_BR
dc.subject Teaching statistics pt_BR
dc.subject Statistics and education of young people pt_BR
dc.subject Measures of centrality pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ROCHA, Patrícia Ferreira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Living the statistics in the school through the measures of centrality. pt_BR
dc.identifier.citation ROCHA, Patrícia Ferreira. Vivendo a estatística na escola através das medidas de centralidade. 2018. 29f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4658 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta