DSpace/Manakin Repository

Concepções de professores (as) sobre a importância do letramento estatístico para compreensão do mundo atual.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BEZERRA, R. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2307954783916925 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
dc.contributor.advisor1ID CAVALCANTE, N. I. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3274805623219013 pt_BR
dc.contributor.referee1 MENEZES, Marcus Bessa.
dc.contributor.referee2 SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.bezerra
dc.description.resumo O presente artigo tem como objetivo investigar concepções de professores de Matemática acerca do letramento estatístico, numa perspectiva de formação crítica voltada para o entendimento do mundo contemporâneo. Dessa forma, buscou-se identificar a partir da aplicação de um questionário, o perfil, as concepções sobre a importância do conhecimento da estatística e a percepção que os mesmos possuem sobre o letramento estatístico, tendo em vista que os conhecimentos estatísticos estão presentes nas diferentes mídias, redes sociais e meios de comunicação, em que as pessoas, em geral, não letradas estatisticamente, podem ficar sem a possibilidade de entendimento necessário para o exercício pleno da cidadania. Destacamos a necessidade do ensino e aprendizagem da estatística numa perspectiva de letramento estatístico. Conclui-se com este trabalho que a prática pedagógica dos docentes não apresenta índice de que são levadas em consideração, no desenvolvimento de suas aulas, as informações do mundo contemporâneo, o que poderia facilitar na apresentação dos dados estatísticos e assim proporcionar algumas discussões na perspectiva do letramento estatístico. Percebeu-se ainda que os mesmos compreendem a importância da estatística na formação crítica de seus alunos, mas, na sua prática ainda é necessário avançar para atingir esse contexto. Acredita-se que este trabalho pôde contribuir para uma discussão que envolve formação crítica e reflexiva de sujeitos, pois ao identificar concepções, as mesmas podem ser ponto de partida para transformações que irão implicar na prática de ensino em sala de aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Concepções de professores (as) sobre a importância do letramento estatístico para compreensão do mundo atual. pt_BR
dc.date.issued 2018-04-19
dc.description.abstract This article aims to investigate conceptions of Mathematic teachers about statistical literacy from a critical training perspective, focused on the understanding of the contemporary world. This way, it was sought to identify, through the application of a questionnaire, the profile, conceptions about the importance of statistical knowledge and the perception they have about statistical literacy, considering that the statistical knowledge is present in the different media, social networks and means of communication, where people in general, not statistically literate, may be left without the possibility of the necessary understanding for the full exercise of citizenship. We highlight the need for teaching and learning of statistics from a statistical literacy perspective. It was concluded with this work that. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4659
dc.date.accessioned 2019-07-03T14:00:02Z
dc.date.available 2019-07-03
dc.date.available 2019-07-03T14:00:02Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Letramento estatístico pt_BR
dc.subject Estatístico-ensino fundamental pt_BR
dc.subject Estudo de percepção pt_BR
dc.subject Statistical Literacy pt_BR
dc.subject Statistic-basic education pt_BR
dc.subject Perception study pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BEZERRA, Rosimere da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teachers' conceptions about the importance of statistical literacy for understanding the world today. pt_BR
dc.identifier.citation BEZERRA, Rosimere da Silva. Concepções de professores (as) sobre a importância do letramento estatístico para compreensão do mundo atual. 2018. 36f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4659 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta