DSpace/Manakin Repository

A construção de cisternas de placa de cimento como alternativa de ensino contextualizado da matemática na escola Maria Balbino Pereira.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID COSTA, M. R. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5814913815028131 pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Ana Luíza Araújo.
dc.contributor.advisor1ID COSTA, A. L. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5919134486342027 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Kátia Carina Mesquita Cruz de.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.costa2
dc.description.resumo O presente artigo busca abordar alternativa para o ensino contextualizado da matemática com educandos da terceira série do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Balbina Pereira no distrito de Santa Luzia do Cariri, na cidade de Serra Branca, Estado da Paraíba. Para tanto buscou -se uma perspectiva interdisciplinar, considerando o contexto e o cotidiano dos envolvidos a pesquisa, debatendo as problemáticas que envolvem a crise hídrica no Cariri Ocidental da Paraíba como região pertencente ao semiárido nordestino e a construção de cisternas de placa de cimento como tecnologia social de convivência com a seca. O objetivo do presente trabalho teve por meta propor ações facilitadoras, consistentes e contextualizadas para o ensino/aprendizagem do componente curricular matemática. A metodologia utilizada foi pautada na revisão bibliográfica, no estudo de caso e na aplicação de pesquisa quantitativa e qualitativa. Como resultados deste trabalho, compreendemos que, para o ensino da matemática cada vez mais se faz necessária a contextualização da Ciência como o cotidiano do educando, e neste caso debatendo mecanismos de conservação e armazenamento de água como ação imprescindíveis para a sobrevivência dos seres vivos. Assim sendo apresenta-se a necessidade de articulação da escola com as práticas sociais para a mobilização de um processo educativo pensado também a partir das realidades locais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title A construção de cisternas de placa de cimento como alternativa de ensino contextualizado da matemática na escola Maria Balbino Pereira. pt_BR
dc.date.issued 2018-05-14
dc.description.abstract The present article seeks to address an alternative to the contextualized teaching of mathematics with students of the third year of secondary education in the State School of Elementary and Secondary Education Maria Balbina Pereira in the district of Santa Luzia do Cariri, in the city of Serra Branca, State of Paraíba. In order to do so, we sought an interdisciplinary perspective, considering the context and daily life of those involved in the research, debating the problems that involve the water crisis in the Western Cariri of Paraíba as a region belonging to the northeastern semi-arid region and the construction of cement plate cisterns as technology social interaction with drought. The purpose of this study was to propose facilitating, consistent and contextualized actions for the teaching / learning of the mathematical curricular component. The methodology used was based on the bibliographic review, the case study and the application of quantitative and qualitative research. As results of this work, we understand that, for the teaching of mathematics, it is increasingly necessary to contextualize science as the daily life of the student, and in this case debating mechanisms of conservation and storage of water as an essential action for the survival of living beings. Therefore, it is necessary to articulate the school with social practices in order to mobilize an educational process that is also based on local realities. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4661
dc.date.accessioned 2019-07-03T14:15:22Z
dc.date.available 2019-07-03
dc.date.available 2019-07-03T14:15:22Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Educação contextualizada pt_BR
dc.subject Cisternas de placa pt_BR
dc.subject Mathematics teaching pt_BR
dc.subject Contextual education pt_BR
dc.subject Plate Cisterns pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Maria Ramaiana Antonino da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The construction of cement board cisterns as an alternative contextualized teaching of mathematics at Maria Balbino Pereira School. pt_BR
dc.identifier.citation COSTA, Maria Ramaiana Antonino da. A construção de cisternas de placa de cimento como alternativa de ensino contextualizado da matemática na escola Maria Balbino Pereira. 2018. 41f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4661 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta