DSpace/Manakin Repository

Teatro de fantoches como prática dialógica para conhecer o solo.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, M. V. de F. pt_BR
dc.contributor.advisor1 VITAL, Adriana de Fátima Meira.
dc.contributor.advisor1ID VITAL, A. F. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5317087265969022 pt_BR
dc.contributor.referee1 COELHO, Glauceane Danusa.
dc.contributor.referee2 BARROS, José Romário Lacerda de.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.silva6
dc.description.resumo O mundo está em constante transformação, assim como a educação e o ensino. Dessa forma, considerando o contexto educativo é preciso estabelecer correlações entre os materiais didáticos, a criatividade e os objetivos educacionais. Hoje, as práticas escolares devem promover o empoderamento dos educandos com atividades participativas e reflexivas, como propõe Freire (1987) ao dizer que “é através de um ensino investigativo, provocativo que o aluno começa a pensar e a refletir sobre o processo de construção do conhecimento”. Nesta direção percebe-se que há muito ainda o que se fazer no que se refere à construção do conhecimento para o ensino de ciências, notadamente voltado às práticas que envolvam o despertar pela consciência ambiental, sobretudo para o recurso solo, ainda pouco explorado nos livros didáticos e nas atividades de sala de aula. Nosso trabalho surge na perspectiva de destacar a relevância da inserção da educação em solos para o debate sobre o avanço da dilapidação dos recursos da natureza, com ênfase no solo, que sustenta a vida e ainda é desvalorizado, pouco entendido e pouco abordado nas atividades escolares, com o objetivo de verificar o uso do teatro de fantoches como estratégia metodológica para despertar o interesse e a participação dos alunos do ensino fundamental I, no que se refere ao solo, aprimorando as atividades e o ensino das ciências naturais. Nossa pesquisa foi estruturada da seguinte maneira: introdução, fundamentação teórica, procedimentos metodológicos da pesquisa, análises dos resultados, conclusão e referências. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Teatro de fantoches como prática dialógica para conhecer o solo. pt_BR
dc.date.issued 2018-03-22
dc.description.abstract The world is in constant transformation, as well as education and teaching. This way, considering the educational context it is needed to establish correlations between didactic materials, creativity and educational goals. Nowadays, school practices should promote the empowerment of learners with participatory and reflective activities, as proposed by Freire (1987) saying that “it is through an investigative teaching, provocative way that the student begins to think and reflect about the building knowledge process”. In this direction it is noticed that there is still much to do from the knowledge construction for sciences teaching, notably focused on practices that involve the arousing to the environmental conscience, especially for the soil resource, still little explored in textbooks and classroom activities. Our work emerges with the perspective of highlighting the relevance about insertion of education in soils for the debate on the dilapidation advance on natural resources, with emphasis on soil, which sustains life and it is still devalued, little understood and little addressed in school activities, with the objective of verifying the use of puppet theater as a methodological strategy to arouse the interest and participation of elementary school students about soil, improving the activities and teaching of the natural sciences. Our research was structured as follows: Introduction, Theoretical basis, Research methodological procedures, Analysis of results, Conclusion and References. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4662
dc.date.accessioned 2019-07-03T14:22:45Z
dc.date.available 2019-07-03
dc.date.available 2019-07-03T14:22:45Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação em solos pt_BR
dc.subject Teatro de fantoches pt_BR
dc.subject Prática dialógica-educação pt_BR
dc.subject Pedagogia e educação pt_BR
dc.subject Education in soil pt_BR
dc.subject Puppet theater pt_BR
dc.subject Dialogic practice-education pt_BR
dc.subject Pedagogy and education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Maria Vania de Freitas.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Puppet theater as a dialogic practice to know the soil. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Maria Vania de Freitas. Teatro de fantoches como prática dialógica para conhecer o solo. 2018. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4662 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta