DSpace/Manakin Repository

Cisternas de placas para a captação e armazenamento das águas: uma abordagem matemática.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID COSTA, N. M. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Maria Luíza Araújo.
dc.contributor.advisor1ID COSTA, M. L. A. pt_BR
dc.contributor.referee1 BARRETO, Aldinete Bezerra.
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Kátia Carina Mesquita Cruz de.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.costa3
dc.description.resumo O presente trabalho resulta de pesquisa sobre a abordagem dos conteúdos matemáticos presentes na cisterna de placas, na perspectiva dos alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental, da Escola Cônego João Marques-Sucursal3 Capoeiras, localizada na Zona Rural de Serra Branca-PB no Cariri Ocidental. Esta pesquisa teve por objetivo abordar o estudo da matemática presente nas cisternas de placa e sua importância na captação e aproveitamento de água de chuva no semiárido paraibano. Abordamos a pesquisa exploratória para proporcionar maior familiaridade com o problema, tornando-o mais explícito, onde a mesma pode ser considerada qualitativa e quantitativa, no qual os dados da pesquisa de campo foram obtidos a partir de entrevistas junto aos alunos, complementadas com dados secundários e a observação não participante semiestruturado. Logo ao abordarmos a construção de cisternas, que além de consistir em uma atividade de preservação e conservação dos recursos naturais, partimos da realidade dos indivíduos que vivem e convivem no semiárido, ressaltando a importância dos conceitos matemáticos, nesse desenvolvimento, abordando atividades que levaram os alunos a perceberem conteúdos que permeiam o cotidiano de forma significativa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Cisternas de placas para a captação e armazenamento das águas: uma abordagem matemática. pt_BR
dc.date.issued 2018-04-30
dc.description.abstract The present work results from a research on the approach of the mathematical contents present in the plate cistern, in the perspective of the students of the 9th Year of Primary Education, of the João Marques-Capoeira Branch College, located in the Serra Branca-PB Rural Zone in Western Cariri. The objective of this research was to study the mathematics present in plate cisterns and their importance in the capture and utilization of rainwater in the semi - arid region of Paraíba. We approach the exploratory research to provide greater familiarity with the problem, making it more explicit, where it can be considered qualitative and quantitative, in which the data of the field research were obtained from interviews with the students, complemented with secondary data and non-participant observation semistructured. As soon as we approach the construction of cisterns, which in addition to constituting an activity of preservation and conservation of natural resources, we start from the reality of individuals living and living in the semi-arid region, emphasizing the importance of mathematical concepts in this development, addressing activities that led the students to perceive content that permeates everyday life in a meaningful way. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4663
dc.date.accessioned 2019-07-03T14:29:13Z
dc.date.available 2019-07-03
dc.date.available 2019-07-03T14:29:13Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject Cisternas de placas pt_BR
dc.subject Convivência com o semiárido pt_BR
dc.subject Mathematics education pt_BR
dc.subject Plate Cisterns pt_BR
dc.subject Living with the semi-arid pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Norma Margarete de Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Plate cisterns for capturing and storing water: a mathematical approach. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Norma Margarete de Sousa da. Cisternas de placas para a captação e armazenamento das águas: uma abordagem matemática. 2018. 27f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4663 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta