dc.creator.ID |
ALMEIDA, Jakelino de Sousa. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1502971160486211 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ALVES, Cícera Cecilia Esmeraldo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ALVES, C. C. E. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4727172806308807 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SIEBRA , Firmiana Santos Fonseca. |
|
dc.contributor.referee2 |
DI LORENZO , Ivanalda Dantas Nobrega. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho de conclusão de curso proporciona um debate sobre o uso das novas tecnologias
na prática docente e sua influência na aprendizagem discente. Sabendo da importância das
tecnologias e como elas podem ser ferramentas valiosas no processo de ensino/aprendizagem,
buscou-se a partir das observações in lócus, analisar o uso das novas tecnologias e suas
contribuições na Geografia do Ensino Fundamental II, na escola Jovelina Gomes cidade
Uiraúna-PB, dessa forma o interesse surgiu primeiramente a partir dos estágios
supervisionados I, II e III no ano de 2013 a 2014 onde se teve as primeiras noções do
problema em questão (uso das novas tecnologias pelos professores) como para fomentar a
necessidade de informação sobre a temática. Para obtenção de informações nesta pesquisa
foram realizadas observações e a utilização de questionários com 3 professores e 103 alunos
do ensino fundamental II a fim de saber como os professores usam as tecnologias em sala de
aula e como os alunos as concebem, na construção do conhecimento. Na análise dos dados
percebeu que os professores reconhecem a utilização das tecnologias, porém, na prática do
dia-a-dia, eles enfrentam dificuldades na utilização, sendo as quais não é explorada todo o seu
potencial. Para tanto, este trabalho refletiu sobre a utilização das novas tecnologias e o
potencial que ela apresenta na construção do conhecimento, assim, este trabalho é de grande
importância para os futuros profissionais do ensino, já que traz uma serie de informações
relacionadas à prática pedagógica, às dificuldades e possibilidades para uma postura ética
perante a sociedade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
As novas tecnologias e suas contribuições na geografia do ensino fundamental II: na escola estadual de ensino fundamental Jovelina Gomes, Uiraúna-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.description.abstract |
This course conclusion work provides a discussion about the use of new technologies in
teaching practice and its influence on the student learning. Knowing the importance of
technology and how they can be valuable tools in the teaching / learning process, it sought
from the observations in locus to analyze the use of new technologies and their contributions
to the geography of elementary school at Jovelina Gomes School, Uiraúna-PB. Thus, the
interest first arose from the supervised Stage I, II and III from 2013 to 2014 where he had the
notions of the problem in question (the use of new technologies by teachers) to promote the
need for information about the subject. To obtain information on this research were carried
out observations and the use of questionnaires with three teachers and 103 elementary school
students in order to know how teachers use technology in the classroom and how students
conceive it in the construction of knowledge. Analyzing the data we realize that teachers
recognize the use of technology, but in practice they face difficulties on using it which is not
being exploited to its full potential. Therefore, this work reflected on the use of new
technologies and the potential there is on the construction of knowledge. Thus, this work is
really important for future teaching professionals as it brings a series of information related to
pedagogical practice, the difficulties and possibilities for an ethical stance towards society. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4667 |
|
dc.date.accessioned |
2019-07-03T16:18:11Z |
|
dc.date.available |
2019-07-03 |
|
dc.date.available |
2019-07-03T16:18:11Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
TICs |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino/aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente |
pt_BR |
dc.subject |
ICTs |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching / learning |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practice |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALMEIDA, Jakelino de Sousa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The new technologies and their contributions in the geography of elementary education II: in the state school of fundamental education Jovelina Gomes, Uiraúna-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Jakelino de Sousa. As novas tecnologias e suas contribuições na geografia do ensino fundamental II: na escola estadual de ensino fundamental Jovelina Gomes, Uiraúna-PB. 2015. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
pt_BR |