dc.contributor.advisor1 |
DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DI LORENZO, I. D. N. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8568846210132439 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALVES, Cícera Cecilia Esmeraldo. |
|
dc.contributor.referee2 |
FERREIRA, Ana Paula Romão de Souza. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho tem o intuito de investigar se dentro da Formação docente no Curso de
Licenciatura em Geografia do Centro de Formação de Professores (CFP), Campus de
Cajazeiras-PB, oferece possibilidades dos educandos em formação de vivenciarem suas
experiências e conhecimentos empíricos, através da educação contextualizada. Para
alcançarmos o nosso objetivo geral que consiste em investigar se na formação docente em
Geografia no CFP/UFCG há a preocupação com a educação contextualizada e como ocorre na
prática. Adotamos como objetivos específicos: refletir sobre a formação docente numa
Instituição de Ensino Superior (IES) que tem como característica maior a formação docente
de professores; compreender como os educandos do Curso de Licenciatura em Geografia
vivenciam a educação contextualizada dentro do curso de formação profissional; identificar
qual o lugar dos educandos na formação docente no curso de Licenciatura em geografia. O
recorte temporal do estudo se deu entre os dias 10/07/2017 até 25/07/2017 referente ao
período 2017.1, quando encerramos nossa pesquisa juntamente com os sujeitos participantes
que foram os educandos do 3° ao 10° período do referido curso, dos turnos manhã e noite, a
pesquisa foi realizada com 100 educandos. Para tanto o estudo tem quanto a abordagem
caráter misto quanti-qualitativo, o qual se desenvolver a partir da aplicação de questionários, o
que resultou em tabulações das informações, elaboração de gráficos, tabelas e análise dos
dados. Desse modo através dos dados obtidos, foi possível constatar os motivos nos quais os
educandos em formação escolheram o curso de professores, percebeu-se também que muitos
dos educandos em Geografia não se sentem preparado para ensinar a partir da educação
contextualizada, e que na visão dos discentes, o curso profissionalizante deveria dispor de
aulas e debates acerca da educação para a diversidade. Diante da pesquisa chegamos a
conclusão de que dentro do curso de formação de professores em geografia existem lacunas a
serem preenchidas no que se refere ao ensino da educação contextualizada, um ensino que
possibilita aos discentes em formação interpretar a geografia dentro dos aspectos sociais e
culturais de suas experiências enquanto sujeitos ativos da historia do lugar em que vivem,
tomando como ponto de partida a contextualização das aulas na Universidade com ênfase a
educação básica, um dialogo essencial para a formação dos futuros professores de geografia. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
Educação contextualizada e formação docente no curso de licenciatura em Geografia do Centro de Formação de Professores, campus Cajazeiras-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.description.abstract |
The starting point of this work was to investigate whether within the Teaching Formation in
the Geography Degree Course of the Center for Teacher Education (CFP), Campus of
Cajazeiras-PB, it offers possibilities for the students in training to experience their
experiences and empirical knowledge through of contextualized education. To reach our
general objective is to identify whether there is concern in education in Geography at the
CFP/UFCG that there is concern about contextualized education and how it occurs in practice.
We adopt as specific objectives: to reflect on the teacher training in a Higher Education
Institution (HEI) that has as its main characteristic the teacher training of teachers; understand
how the students of the Degree in Geography experience contextualized education within the
vocational training course; to identify the place of the students in the teacher training in the
degree course in geography. The temporal cut of the study occurred between 07/07/2017 and
07/25/2017 for the period 2017.1, when we concluded our research together with the subjects
who were the students from the third to the tenth period of said course, morning and evening,
the research was carried out with 100 students. For this, the study has a qualitative and
quantitative character, which is developed from the application of questionnaires, which
resulted in tabulations of the information, elaboration of graphs, tables and data analysis. In
this way, through the data obtained, it was possible to verify the reasons in which the students
in formation chose the course of teachers, it was also noticed that many of the students in
Geography do not feel prepared to teach from the contextualized education, and that in the
vision of the students, the vocational course should have classes and debates about education
for diversity. In the course of the research, we conclude that within the training course of
teachers in geography there are gaps to be filled in what concerns the teaching of
contextualized education, a teaching that allows the students in formation to interpret
geography within the social and cultural aspects of their experiences as active subjects of the
history of the place where they live, taking as a starting point the contextualization of classes
at the University with emphasis on basic education, an essential dialogue for the training of
future teachers of geography. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4673 |
|
dc.date.accessioned |
2019-07-03T17:37:00Z |
|
dc.date.available |
2019-07-03 |
|
dc.date.available |
2019-07-03T17:37:00Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Educação contextualizada |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Geography teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Contextual education |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALBUQUERQUE, Claudivânia Rolim de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Contextualized education and teacher training in the licentiate course in Geography of the Teacher Training Center, Cajazeiras-PB campus. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALBUQUERQUE, Claudivânia Rolim de. Educação contextualizada e formação docente no curso de licenciatura em Geografia do Centro de Formação de Professores, campus Cajazeiras-PB. 2018. 96f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |