DSpace/Manakin Repository

Cinema inclusivo: a utilização de documentários como recurso de ensino para surdos e ouvintes na Geografia.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ARAÚJO, A. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2549178036577488 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.contributor.advisor1ID PESSOA, Rodrigo Bezerra. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5290402081480027 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALVES , Cicera Cecilia Esmeraldo.
dc.contributor.referee2 ALMEIDA , David Luiz Rodrigues de.
dc.description.resumo Este trabalho de conclusão de curso intenciona mostrar como os documentários podem contribuir para o processo de inclusão e ensino-aprendizagem da Geografia Escolar. Nessa perspectiva, torna-se necessário levantar algumas discussões sobre a surdez, a formação docente e as políticas públicas de inclusão escolar na Escola Estadual de Ensino Infantil e Fundamental Dom Moisés Coelho, localizada no Município de Cajazeiras-PB, tendo como sujeitos da pesquisa os alunos do 8º Ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do período noturno. Apontamos como justificativa, as especificidades dos alunos surdos, as necessidades de um ensino inclusivo nas aulas de Geografia, as limitações no uso de documentários em sala de aula e a falta de profissionais especializados em educação inclusiva. A pesquisa teve início no mês de setembro e estendeu-se até meados de agosto de 2018. Após algumas visitas realizadas na referida instituição de ensino para a coleta de dados por meio da aplicação de questionários, visando à obtenção de informações relacionadas à escola, bem como o entendimento dos alunos após a apresentação de um documentário em sala de aula. O uso do cinema a partir do documentário “Poluição - As Suas Consequências - Meio Ambiente”, propicia um melhor entendimento sobre as transformações e os impactos causados ao meio ambiente através da ação humana. Assim sendo, entendemos que os resultados obtidos demonstraram que os documentários apresentam potencial metodológico para serem utilizados nas aulas de Geografia, por atenderem aos objetivos planejados, contribuindo, sobretudo, para o desenvolvimento de um conhecimento crítico e reflexivo dos alunos sobre seu espaço de vivência e modificações ocorridas no meio. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title Cinema inclusivo: a utilização de documentários como recurso de ensino para surdos e ouvintes na Geografia. pt_BR
dc.date.issued 2018-08-06
dc.description.abstract This final paper aims show how documentaries can contribute to the inclusion and teaching- learning process of school Geography. In this perspective, it‟s necessary raise some discussions about deafness, the teacher formation and the public policies of school inclusion in the state school of children‟s education and elementary school Don Moses Coelho, located in the Municipality of Cajazeiras-PB, having as research subjects the students of the 8 th grade of adult and young education of the night shift. Was pointed out as justification the specificities of deal students, the needs of inclusive education. The survey began in September 2017 and lasted until mid- August 2018. After some visits to the educations institution for the collection of information through the application of questionnaires aiming at obtaining information related to the school in it‟s general context, as well as the students‟ understanding after the presentations of a documentaries in the classroom. The use of cinema from the documentary ´´Pollution-It‟s consequences- Environment``, provides a better understanding of the transformations and important caused to the environment through human action. Therefore, we understand that the results obtained demonstrated that the documentaries present a methodological potential to be used in Geography classes, because they meet the planned objectives, contributing above all, to the development of a critical and reflexive knowledge of the students about their living spacy changes in the environment. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4685
dc.date.accessioned 2019-07-03T19:24:47Z
dc.date.available 2019-07-03
dc.date.available 2019-07-03T19:24:47Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Documentário pt_BR
dc.subject Geografia - ensino pt_BR
dc.subject Surdez pt_BR
dc.subject Alunos surdos pt_BR
dc.subject inclusive education pt_BR
dc.subject Documentary pt_BR
dc.subject Geography - teaching pt_BR
dc.subject Deafness pt_BR
dc.subject Deaf students pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Alessandra Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Inclusive cinema: the use of documentaries as a teaching resource for deaf people and listeners in Geography. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Alessandra Santos. Cinema inclusivo: a utilização de documentários como recurso de ensino para surdos e ouvintes na Geografia. 2018. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta