dc.creator.ID |
ARAÚJO, A. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2549178036577488 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PESSOA, Rodrigo Bezerra. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PESSOA, Rodrigo Bezerra. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5290402081480027 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALVES , Cicera Cecilia Esmeraldo. |
|
dc.contributor.referee2 |
ALMEIDA , David Luiz Rodrigues de. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho de conclusão de curso intenciona mostrar como os documentários podem
contribuir para o processo de inclusão e ensino-aprendizagem da Geografia Escolar. Nessa
perspectiva, torna-se necessário levantar algumas discussões sobre a surdez, a formação
docente e as políticas públicas de inclusão escolar na Escola Estadual de Ensino Infantil e
Fundamental Dom Moisés Coelho, localizada no Município de Cajazeiras-PB, tendo como
sujeitos da pesquisa os alunos do 8º Ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do período
noturno. Apontamos como justificativa, as especificidades dos alunos surdos, as necessidades
de um ensino inclusivo nas aulas de Geografia, as limitações no uso de documentários em sala
de aula e a falta de profissionais especializados em educação inclusiva. A pesquisa teve início
no mês de setembro e estendeu-se até meados de agosto de 2018. Após algumas visitas
realizadas na referida instituição de ensino para a coleta de dados por meio da aplicação de
questionários, visando à obtenção de informações relacionadas à escola, bem como o
entendimento dos alunos após a apresentação de um documentário em sala de aula. O uso do
cinema a partir do documentário “Poluição - As Suas Consequências - Meio Ambiente”,
propicia um melhor entendimento sobre as transformações e os impactos causados ao meio
ambiente através da ação humana. Assim sendo, entendemos que os resultados obtidos
demonstraram que os documentários apresentam potencial metodológico para serem
utilizados nas aulas de Geografia, por atenderem aos objetivos planejados, contribuindo,
sobretudo, para o desenvolvimento de um conhecimento crítico e reflexivo dos alunos sobre
seu espaço de vivência e modificações ocorridas no meio. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
Cinema inclusivo: a utilização de documentários como recurso de ensino para surdos e ouvintes na Geografia. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-08-06 |
|
dc.description.abstract |
This final paper aims show how documentaries can contribute to the inclusion and teaching-
learning process of school Geography. In this perspective, it‟s necessary raise some
discussions about deafness, the teacher formation and the public policies of school inclusion
in the state school of children‟s education and elementary school Don Moses Coelho, located
in the Municipality of Cajazeiras-PB, having as research subjects the students of the 8
th
grade
of adult and young education of the night shift. Was pointed out as justification the
specificities of deal students, the needs of inclusive education. The survey began in September
2017 and lasted until mid- August 2018. After some visits to the educations institution for the
collection of information through the application of questionnaires aiming at obtaining
information related to the school in it‟s general context, as well as the students‟ understanding
after the presentations of a documentaries in the classroom. The use of cinema from the
documentary ´´Pollution-It‟s consequences- Environment``, provides a better understanding
of the transformations and important caused to the environment through human action.
Therefore, we understand that the results obtained demonstrated that the documentaries
present a methodological potential to be used in Geography classes, because they meet the
planned objectives, contributing above all, to the development of a critical and reflexive
knowledge of the students about their living spacy changes in the environment. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4685 |
|
dc.date.accessioned |
2019-07-03T19:24:47Z |
|
dc.date.available |
2019-07-03 |
|
dc.date.available |
2019-07-03T19:24:47Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Documentário |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Surdez |
pt_BR |
dc.subject |
Alunos surdos |
pt_BR |
dc.subject |
inclusive education |
pt_BR |
dc.subject |
Documentary |
pt_BR |
dc.subject |
Geography - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Deafness |
pt_BR |
dc.subject |
Deaf students |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAÚJO, Alessandra Santos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Inclusive cinema: the use of documentaries as a teaching resource for deaf people and listeners in Geography. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ARAÚJO, Alessandra Santos. Cinema inclusivo: a utilização de documentários como recurso de ensino para surdos e ouvintes na Geografia. 2018. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |