dc.contributor.advisor1 |
PEREIRA, Zildene Francisca. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PEREIRA, Z. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FERREIRA, Erliane Miranda da Rocha. |
|
dc.contributor.referee2 |
CASTRO, Cícera Alteniza Duarte de. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho tem como objetivos analisar a utilização do lúdico como recurso
pedagógico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a partir da perspectiva
de professores e os objetivos específicos são: discutir a importância do lúdico
para o processo de ensino- aprendizagem dos conteúdos; refletir como os
professores utilizam jogos e brincadeiras em sala de aula e investigar se os
professores trabalham com o lúdico em sala de aula de maneira proposital. A
pesquisa foi realizada com quatro professoras do 1° ao 5° Ano de uma Escola
Pública Municipal da cidade de Nazarezinho/PB, a partir de um questionário
contendo seis questões. Estudamos a temática a partir dos autores como: Rau
(2011), Angotti (2010), Almeida (1998), Craidy e Kaercher (2001), Malluf
(2008), dentre outros. Esses autores trabalham a importância de jogos e
brincadeiras para que a criança tenha um melhor desenvolvimento, pois a partir
dessa consideração a criança poderá obter um melhor processo de ensino-
aprendizagem. É importante, ainda, enfatizarmos que é fundamental que o
professor insira a ludicidade em sua metodologia e a utilize como uma
ferramenta pedagógica a mais, mediante esse entendimento a criança terá
uma aprendizagem significativa. Dessa forma compreendemos a partir das
falas das professoras que o lúdico deverá ser trabalhado considerando o
repasse de conteúdos, mas todas elas vêem o lúdico como atividades atrativas
fundamentais a serem realizadas em sala de aula. Algumas professoras
consideram que a criança à medida que cresce deverá diminuir as brincadeiras
para aprender conteúdos sistematizados. Por fim, concluímos que para as
professoras é fundamental que seja levado em conta as brincadeiras e jogos,
mas de forma intencional e planejada. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
O lúdico no processo de ensino-aprendizagem: o que pensam professores dos anos iniciais do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015-12-03 |
|
dc.description.abstract |
This study aims to analizy the use of recreational as an educational resource in
the early years of Elementary School, from the tearches’ perspective and the
specific objectives are: discuss the importance of playfulness to the process of
teaching- learning content; reflect how teachers use games and activities in
class and investigate if teachers work with the playfulness in the classroom on
purpose. The survey was conducted with five teachers from 1st to 5
th year of a
Municipal Public School in the city of Nazarezinho/ PB, from a questionnaire
with six questions. We studied the theme from authors such as : Rau (2011),
Angotti (2010), Almeida (1998), and Craidy Kaercher (2001), Malluf (2008),
among others These authors work with the importance of games and activities
for chidren to have a better development, because from this consideration the
child can get a better teaching- learning process. It is also important to
emphasize that it is essential that the teacher enter the playfulness in its
methodology and use it as a teaching tool, through this understanding the child
will have a significant learning. Thus we understand from the testimonies of the
teachers that the playful should be worked considering the transfer of content,
but they all see the playful as essential attractive activities to be performed in
class. Some teachers consider that the child as it grows should reduce the
plays to learn systematized content. Finally, we conclude that to the teachers it
is essential to emphasize the fun and games, but intentionally and in a planned
manner. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4687 |
|
dc.date.accessioned |
2019-07-03T20:09:00Z |
|
dc.date.available |
2019-07-03 |
|
dc.date.available |
2019-07-03T20:09:00Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ludicidade |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos e brincadeiras |
pt_BR |
dc.subject |
Recursos pedagógicos - brincadeiras |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Ludicidade |
pt_BR |
dc.subject |
Games and Play |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching resources - jokes |
pt_BR |
dc.subject |
Learning |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BRAGA, Márcia Bezerra. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The ludic in the teaching-learning process: what teachers think of the initial years of elementary school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BRAGA, Márcia Bezerra. O lúdico no processo de ensino-aprendizagem: o que pensam professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. 48 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
pt_BR |