DSpace/Manakin Repository

O lúdico no processo de ensino-aprendizagem: o que pensam professores dos anos iniciais do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA, Z. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 pt_BR
dc.contributor.referee1 FERREIRA, Erliane Miranda da Rocha.
dc.contributor.referee2 CASTRO, Cícera Alteniza Duarte de.
dc.description.resumo Este trabalho tem como objetivos analisar a utilização do lúdico como recurso pedagógico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a partir da perspectiva de professores e os objetivos específicos são: discutir a importância do lúdico para o processo de ensino- aprendizagem dos conteúdos; refletir como os professores utilizam jogos e brincadeiras em sala de aula e investigar se os professores trabalham com o lúdico em sala de aula de maneira proposital. A pesquisa foi realizada com quatro professoras do 1° ao 5° Ano de uma Escola Pública Municipal da cidade de Nazarezinho/PB, a partir de um questionário contendo seis questões. Estudamos a temática a partir dos autores como: Rau (2011), Angotti (2010), Almeida (1998), Craidy e Kaercher (2001), Malluf (2008), dentre outros. Esses autores trabalham a importância de jogos e brincadeiras para que a criança tenha um melhor desenvolvimento, pois a partir dessa consideração a criança poderá obter um melhor processo de ensino- aprendizagem. É importante, ainda, enfatizarmos que é fundamental que o professor insira a ludicidade em sua metodologia e a utilize como uma ferramenta pedagógica a mais, mediante esse entendimento a criança terá uma aprendizagem significativa. Dessa forma compreendemos a partir das falas das professoras que o lúdico deverá ser trabalhado considerando o repasse de conteúdos, mas todas elas vêem o lúdico como atividades atrativas fundamentais a serem realizadas em sala de aula. Algumas professoras consideram que a criança à medida que cresce deverá diminuir as brincadeiras para aprender conteúdos sistematizados. Por fim, concluímos que para as professoras é fundamental que seja levado em conta as brincadeiras e jogos, mas de forma intencional e planejada. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title O lúdico no processo de ensino-aprendizagem: o que pensam professores dos anos iniciais do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2015-12-03
dc.description.abstract This study aims to analizy the use of recreational as an educational resource in the early years of Elementary School, from the tearches’ perspective and the specific objectives are: discuss the importance of playfulness to the process of teaching- learning content; reflect how teachers use games and activities in class and investigate if teachers work with the playfulness in the classroom on purpose. The survey was conducted with five teachers from 1st to 5 th year of a Municipal Public School in the city of Nazarezinho/ PB, from a questionnaire with six questions. We studied the theme from authors such as : Rau (2011), Angotti (2010), Almeida (1998), and Craidy Kaercher (2001), Malluf (2008), among others These authors work with the importance of games and activities for chidren to have a better development, because from this consideration the child can get a better teaching- learning process. It is also important to emphasize that it is essential that the teacher enter the playfulness in its methodology and use it as a teaching tool, through this understanding the child will have a significant learning. Thus we understand from the testimonies of the teachers that the playful should be worked considering the transfer of content, but they all see the playful as essential attractive activities to be performed in class. Some teachers consider that the child as it grows should reduce the plays to learn systematized content. Finally, we conclude that to the teachers it is essential to emphasize the fun and games, but intentionally and in a planned manner. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4687
dc.date.accessioned 2019-07-03T20:09:00Z
dc.date.available 2019-07-03
dc.date.available 2019-07-03T20:09:00Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.subject Jogos e brincadeiras pt_BR
dc.subject Recursos pedagógicos - brincadeiras pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.subject Games and Play pt_BR
dc.subject Teaching resources - jokes pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BRAGA, Márcia Bezerra.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The ludic in the teaching-learning process: what teachers think of the initial years of elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation BRAGA, Márcia Bezerra. O lúdico no processo de ensino-aprendizagem: o que pensam professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. 48 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta