dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4658680701710874 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PEREIRA, Zildene Francisca. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PEREIRA, Z. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BATISTA, Maria Thais de Oliveira. |
|
dc.contributor.referee2 |
CEZÁRIO, Danilo de Sousa. |
|
dc.description.resumo |
A presente pesquisa teve como problemática a ser trabalhada: Qual a concepção de infâncias
de professores da Educação Infantil e como desenvolvem atividades educativas, mediante a
existência de crianças com infâncias diferenciadas? Para responder a esse questionamento
temos os seguintes objetivos: analisar as concepções de infâncias sob a ótica de professores da
Educação Infantil; apresentar o entendimento de infâncias a partir de um referencial teórico
especifico; investigar as diferentes vivências de crianças em salas de atividades educativas, a
partir de relatos de professores; e, averiguar a prática educativa de professores da Educação
Infantil no processo de desenvolvimento da aprendizagem da criança. A escolha dessa
temática se deu mediante experiências vivenciadas em sala de aula, no trabalho desenvolvido
na monitoria na Disciplina de Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil, a partir de
reflexões mais aprofundadas acerca da educação da criança. O trabalho está organizado
levando em consideração uma retrospectiva acerca do processo histórico da criança e da
infância e o desenvolvimento das questões voltadas para a Educação Infantil, a partir de leis
que abordam o direito a educação de modo que contemple a integralidade da criança. Com
isso, no procedimento metodológico utilizamos a pesquisa qualitativa, através de uma
entrevista semiestruturada, contendo um total de seis questões voltados para o nosso objeto de
pesquisa, em que os dados coletados foram analisados por meio da Análise Temática. Assim,
participaram da pesquisa quatro professoras atuantes na Educação Infantil, em creche e pré-
escola de uma instituição municipal da cidade de São João do Rio do Peixe-PB. A partir dos
dados coletados, obtivemos como resultados, que as professoras trazem visões diferenciadas
sobre as concepções de infância (s), mostrando que a infância é crucial para a vida criança,
porém, diante da variedade de crianças e dos contextos que elas vivem, muita são privadas de
vivenciarem a infância, de tal modo, apontam um entendimento sobre a criança, como o
sujeito ligado a afetividade, a brincadeira, entretanto, não trazem a visão de uma criança como
sujeito que desenvolve um papel social, que tem direito. Por fim, vimos que suas
contribuições para essa pesquisa foram bastante significativas, uma vez, que foi possível
dialogar com diversos autores para compreender as infâncias em suas pluralidades, a partir da
compreensão das participantes da pesquisa. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Infâncias na educação infantil: tecendo novas compreensões. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-07-24 |
|
dc.description.abstract |
The problem to be worked in this research is based on two questions: What is the conception
of childhood of Child Education teachers and how do they develop educational activities,
through the existence of children with differentiated childhoods? To answer these questions,
we have the following objectives: to analyze the conceptions of childhood from the point of
view of Early Childhood Education teachers; to present the understanding of childhood from a
specific theoretical framework; to investigate different experiences of children in educational
activities rooms, based on reports from teachers; and, to investigate the educational practice of
Early Childhood teachers in the process of development of child's learning. The choice of this
theme was based on experiences lived in the classroom, and in the development of the
Discipline of Fundamentals and Methodology of Early Childhood Education monitorship,
resting also on more deep reflections about child education. This work is organized taking
into account a retrospective about the historical process of children and childhood and the
development of issues related to early childhood education, from laws that address the right to
education in a way that contemplates child's integrality. For this, as methodological procedure
we used the qualitative research, through a semistructured interview, containing a total of six
questions focused on our research object, in which the data collected were analyzed through
the Thematic Analysis. So, four teachers working in the Early Childhood Education, in a day
care center and pre-school of a municipal institution of the city of São João do Rio do Peixe-
PB participated in this research. From the data collected, we obtained as results, that the
teachers bring different visions on childhood (s)‘ conception (s), showing that childhood is
crucial for the child life, however, in front of the variety of children and the contexts that they
live, many are deprived of experiencing childhood, so they point to an understanding about
the child, as the subject linked to affectivity, to play, however, do not bring the vision of a
child as a subject that develops a social role, which is invested with rights. Finally, we saw
that their contributions to this research were quite significant, since it was possible to dialogue
with several authors to understand the childhoods in its pluralities, from the understanding of
the research participants. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4689 |
|
dc.date.accessioned |
2019-07-03T20:22:22Z |
|
dc.date.available |
2019-07-03 |
|
dc.date.available |
2019-07-03T20:22:22Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Infância |
pt_BR |
dc.subject |
Criança |
pt_BR |
dc.subject |
Professoras |
pt_BR |
dc.subject |
child education |
pt_BR |
dc.subject |
Childhood |
pt_BR |
dc.subject |
Kid |
pt_BR |
dc.subject |
Teachers |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BATISTA, Kaliane Kelly. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Infants in early childhood education: weaving new understandings. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
|
dc.identifier.citation |
BATISTA, Kaliane Kelly. Infâncias na educação infantil: tecendo novas compreensões. 2018. 77 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |