DSpace/Manakin Repository

Infâncias na educação infantil: tecendo novas compreensões.

Mostrar registro simples

dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4658680701710874 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA, Z. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 pt_BR
dc.contributor.referee1 BATISTA, Maria Thais de Oliveira.
dc.contributor.referee2 CEZÁRIO, Danilo de Sousa.
dc.description.resumo A presente pesquisa teve como problemática a ser trabalhada: Qual a concepção de infâncias de professores da Educação Infantil e como desenvolvem atividades educativas, mediante a existência de crianças com infâncias diferenciadas? Para responder a esse questionamento temos os seguintes objetivos: analisar as concepções de infâncias sob a ótica de professores da Educação Infantil; apresentar o entendimento de infâncias a partir de um referencial teórico especifico; investigar as diferentes vivências de crianças em salas de atividades educativas, a partir de relatos de professores; e, averiguar a prática educativa de professores da Educação Infantil no processo de desenvolvimento da aprendizagem da criança. A escolha dessa temática se deu mediante experiências vivenciadas em sala de aula, no trabalho desenvolvido na monitoria na Disciplina de Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil, a partir de reflexões mais aprofundadas acerca da educação da criança. O trabalho está organizado levando em consideração uma retrospectiva acerca do processo histórico da criança e da infância e o desenvolvimento das questões voltadas para a Educação Infantil, a partir de leis que abordam o direito a educação de modo que contemple a integralidade da criança. Com isso, no procedimento metodológico utilizamos a pesquisa qualitativa, através de uma entrevista semiestruturada, contendo um total de seis questões voltados para o nosso objeto de pesquisa, em que os dados coletados foram analisados por meio da Análise Temática. Assim, participaram da pesquisa quatro professoras atuantes na Educação Infantil, em creche e pré- escola de uma instituição municipal da cidade de São João do Rio do Peixe-PB. A partir dos dados coletados, obtivemos como resultados, que as professoras trazem visões diferenciadas sobre as concepções de infância (s), mostrando que a infância é crucial para a vida criança, porém, diante da variedade de crianças e dos contextos que elas vivem, muita são privadas de vivenciarem a infância, de tal modo, apontam um entendimento sobre a criança, como o sujeito ligado a afetividade, a brincadeira, entretanto, não trazem a visão de uma criança como sujeito que desenvolve um papel social, que tem direito. Por fim, vimos que suas contribuições para essa pesquisa foram bastante significativas, uma vez, que foi possível dialogar com diversos autores para compreender as infâncias em suas pluralidades, a partir da compreensão das participantes da pesquisa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Infâncias na educação infantil: tecendo novas compreensões. pt_BR
dc.date.issued 2018-07-24
dc.description.abstract The problem to be worked in this research is based on two questions: What is the conception of childhood of Child Education teachers and how do they develop educational activities, through the existence of children with differentiated childhoods? To answer these questions, we have the following objectives: to analyze the conceptions of childhood from the point of view of Early Childhood Education teachers; to present the understanding of childhood from a specific theoretical framework; to investigate different experiences of children in educational activities rooms, based on reports from teachers; and, to investigate the educational practice of Early Childhood teachers in the process of development of child's learning. The choice of this theme was based on experiences lived in the classroom, and in the development of the Discipline of Fundamentals and Methodology of Early Childhood Education monitorship, resting also on more deep reflections about child education. This work is organized taking into account a retrospective about the historical process of children and childhood and the development of issues related to early childhood education, from laws that address the right to education in a way that contemplates child's integrality. For this, as methodological procedure we used the qualitative research, through a semistructured interview, containing a total of six questions focused on our research object, in which the data collected were analyzed through the Thematic Analysis. So, four teachers working in the Early Childhood Education, in a day care center and pre-school of a municipal institution of the city of São João do Rio do Peixe- PB participated in this research. From the data collected, we obtained as results, that the teachers bring different visions on childhood (s)‘ conception (s), showing that childhood is crucial for the child life, however, in front of the variety of children and the contexts that they live, many are deprived of experiencing childhood, so they point to an understanding about the child, as the subject linked to affectivity, to play, however, do not bring the vision of a child as a subject that develops a social role, which is invested with rights. Finally, we saw that their contributions to this research were quite significant, since it was possible to dialogue with several authors to understand the childhoods in its pluralities, from the understanding of the research participants. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4689
dc.date.accessioned 2019-07-03T20:22:22Z
dc.date.available 2019-07-03
dc.date.available 2019-07-03T20:22:22Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Infância pt_BR
dc.subject Criança pt_BR
dc.subject Professoras pt_BR
dc.subject child education pt_BR
dc.subject Childhood pt_BR
dc.subject Kid pt_BR
dc.subject Teachers pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BATISTA, Kaliane Kelly.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Infants in early childhood education: weaving new understandings. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes
dc.identifier.citation BATISTA, Kaliane Kelly. Infâncias na educação infantil: tecendo novas compreensões. 2018. 77 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta