dc.creator.ID |
BURITY, Maézia Santana Fernandes. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5564732132055068 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FEITOSA, Belijane Marques. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FEITOSA, B. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2757336098779500 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BATISTA, Maria Thais de Oliveira. |
|
dc.contributor.referee2 |
PEREIRA, Zildene Francisca. |
|
dc.description.resumo |
Trabalhamos na presente monografia o preconceito étnico racial nas escolas. A temática
surgiu a partir do estágio, no Ensino Fundamental I, que me fez atentar para a relevância
desta pesquisa. Mesmo diante de inúmeras situações preconceituosas existentes em
nossa sociedade, percebemos a gravidade da problemática dentro da sala de aula. A
problemática da pesquisa foi: como a escola/professor lida com a temática sobre o
preconceito étnico-racial e que ações são desenvolvidas para que essa temática seja de
fato trabalhada? Para responder ao questionamento temos como objetivo geral: Discutir
acerca do preconceito étnico-racial em uma Escola Estadual da cidade de Cajazeiras-PB
e como objetivos específicos: Verificar como a escola trabalha a temática sobre o
preconceito étnico-racial; Analisar como os professores lidam com a temática do
preconceito ético-racial; Identificar em que momento ocorre casos de preconceito
étnico-racial na escola. Partindo dessa problematização realizamos um estudo de campo
com os professores de uma instituição pública na cidade de Cajazeiras/PB e
verificarmos quais os fatores que interferem nas relações étnico-raciais. Partimos do
pressuposto de que o preconceito étnico- racial está, fortemente, ligado à forma como se
processam as relações na escola entre alunos e toda a comunidade escolar, ao currículo
que é adotado nas instituições de ensino e as ações docentes, incluindo a falta de
formação do professor, que inviabiliza o processo de ensino, da história e cultura
africana e afro-brasileira, que leva o aluno a não conhecer, de fato, a história do negro.
A pesquisa está fundamentada, principalmente, nas teorias de Bento (2011), Cavalleiro
(2004) e Munanga (2005) dentre outros, que colaboraram para a conclusão de que a
criança desde muito cedo passa a conviver com o racismo, e que a escola é responsável,
em parte, pela construção e disseminação das relações de preconceito étnico-racial. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Reflexões acerca do preconceito étnico-racial em uma Escola Estadual de Cajazeiras - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-07-23 |
|
dc.description.abstract |
We work in this monograph the ethnic racial bias in schools. The theme came from the
stage, in Elementary School I, which made me pay attention to the relevance of this
research. Even facing countless preconceived situations in our society, we realize the
seriousness of the problem within the classroom. The starting question is: How does the
school / teacher deal with the issue of ethnic-racial prejudice and what actions are
developed so that this theme is actually worked out? To answer the question we have as
general objective: To discuss about the ethnic-racial prejudice in a State School of the
city of Cajazeiras-PB and as specific objectives: To verify how the school works on
ethnic-racial prejudice; Analyze how teachers deal with the issue of ethnic-racial
prejudice and Identify when ethnic-racial prejudice occurs in school. Based on this
problem, we conducted a field study with the teachers of a public institution in the city
of Cajazeiras / PB and verify what factors interfere in ethnic-racial relations. We start
from the assumption that ethnic-racial prejudice is strongly linked to the way school
relations are handled between students and the whole school community, to the
curriculum that is adopted in educational institutions and to teaching actions, including
the lack of teacher training, which makes the teaching process, African and Afro-
Brazilian history and culture unfeasible, that leads the student to not really know the
history of the black people. The research is based mainly on the theories of Bento
(2011), Cavalleiro (2004) and Munanga (2005) among others, who collaborated to the
conclusion that the child starts living with racism very early and that the school is
responsible, in part, for the construction and dissemination of ethnic-racial prejudice
relations. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4691 |
|
dc.date.accessioned |
2019-07-03T20:48:10Z |
|
dc.date.available |
2019-07-03 |
|
dc.date.available |
2019-07-03T20:48:10Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Preconceito étnico - racial |
pt_BR |
dc.subject |
Racismo na escola |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Pública - relações étnico - raciais |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnic-racial prejudice |
pt_BR |
dc.subject |
Racism at school |
pt_BR |
dc.subject |
Public School - ethnic - racial relations |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BURITY, Maézia Santana Fernandes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Reflections on ethnic-racial prejudice in a State School of Cajazeiras - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BURITY, Maézia Santana Fernandes. Reflexões acerca do preconceito étnico-racial em uma Escola Estadual de Cajazeiras - PB. 2018. 46 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |