dc.creator.ID |
SOUSA, D. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7606053239079122 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CAVALCANTE, José Luiz. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CAVALCANTE, J. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8710332691223939 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MENEZES, Marcus Bessa. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Mirian Raquel Alves da. |
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dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.sousa |
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dc.description.resumo |
O movimento da Educação do Campo tem reivindicado nas últimas décadas o
reconhecimento de que o campo é um espaço legitimo de produção de saberes. Na contramão
desse movimento estão às políticas educacionais que ignoram a diversidade e não reconhecem
essa legitimidade. Chevallard (1991: 1997) ao destacar a noção de noosfera, reconhece que as
transformações sofridas pelos saberes, até se tornarem saberes a ensinar, é fruto de tensões
entre aqueles que decidem, prescrevem e executam o currículo. O objetivo principal de nossa
pesquisa é refletir sobre as potencialidades da caprinocultura como tema para
contextualização do saber matemático. Com isso, a contextualização assume um
posicionamento crítico, ou seja, destaca o valor educativo para os alunos, sem perder de vista
seu caráter científico. Levando em consideração que a Caprinocultura é um importante meio
econômico para a região do semiárido do Nordeste Brasileiro, queremos entender: como este
tema pode ocasionar a problematização do saber matemático? Para responder esta pergunta
nos valemos dos textos de Chevallard (1997: 1991), Almouloud (2007), Caldart (2009),
Fernandes e Molina (2004). A metodologia de investigação envolveu duas etapas. A primeira
etapa é caracterizada por um estudo documental sobre as recomendações para o ensino na
educação do campo; já na segunda nos debruçamos em um estudo exploratório acerca de
situações que podem servir de contexto para problemas matemáticos podendo ser explorados
a partir da temática da caprinocultura. Os resultados apontam que esta temática tem muito a
contribuir para o ensino, com uma maneira contextualizada de propor o saber matemático. E
com isso, buscando uma maior identificação com a realidade local, assim como também
desenvolver um aprendizado significativo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Ensino de matemática para a educação do campo: reflexão sobre a problemática da caprinocultura. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-04-11 |
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dc.description.abstract |
The Rural Education movement has been demanding in recent decades the recognition that
the rural area is a legitimate space for the production of knowledge. Against this movement
are educational policies that ignore diversity and do not recognize this legitimacy. Chevallard
(1991: 1997), in highlighting the noosphere concept recognizes that transformations
undergone by knowledge, until it becomes knowledge to teach, is the result of tensions
between those who decide, prescribe and execute the curriculum. The main goal of our
research is to reflect on the potentialities of goat farming as a subject for the contextualization
of mathematical knowledge. Therefore, contextualization takes a critical position, i.e., it
highlights the educational value for the students, without missing the point of its scientific
character. Taking into account that goat farming is an important economic environment for
the semi-arid region of Northeast Brazil, we want to understand: how can this topic lead to the
issue of mathematical knowledge? To answer this question we use the texts from Chevallard
(1997: 1991), Almouloud (2007), Caldart (2009), Fernandes and Molina (2004). T he research
methodology involved two stages. In the first stage, a documentary study on the
recommendations for rural education teaching was made. In the second stage, we look at an
exploratory study about situations that can work as a context for mathematical problems and
can be explored from the goat farming subject. Results point out that this subject has much to
contribute to teaching with a contextualized way of proposing mathematical knowledge, thus,
seeking a greater identification with the local reality, as well as developing a significant
learning. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4692 |
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dc.date.accessioned |
2019-07-04T10:16:05Z |
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dc.date.available |
2019-07-04 |
|
dc.date.available |
2019-07-04T10:16:05Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Educação matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do campo |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics education |
pt_BR |
dc.subject |
Field education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Diogo Cabral de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teaching mathematics for the education of the field: reflection on the problem of goat breeding. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Diogo Cabral de. Ensino de matemática para a educação do campo: reflexão sobre a problemática da caprinocultura. 2018. 29f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4692 |
pt_BR |