dc.creator.ID |
COSTA, D. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1875032580272570 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
AQUINO FILHO, Rivaldo Bezerra de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
AQUINO FILHO, R. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9597371402780291 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. |
|
dc.contributor.referee2 |
MENDES, Alex Fernandes. |
|
dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.costa |
|
dc.description.resumo |
O presente artigo trata da utilização de um objeto de aprendizagem selecionado, intitulado
como “Medindo objetos através da semelhança de triângulos”, em uma Escola do Campo de
Sumé- PB. Esse material permite interações multimídias, podendo conter vídeos, imagens e
sons, de forma estática e/ou animada, interligado à interação com quem o manipula. A
temática a ser trabalhada em sala de aula foi “semelhança de triângulos”, para tanto buscamos
selecionar um objeto de aprendizagem em repositórios de objetos mais conhecidos na web.
Com este objeto de aprendizagem podemos trabalhar e instigar a curiosidade, demonstrar
situações diferenciadas onde utilizamos o mesmo conhecimento matemático, promover
observações críticas pela análise visual, construir o conhecimento matemático sobre como
medir alturas de objetos por semelhança de triângulos, e difundir a utilização de objetos de
aprendizagem como método satisfatório na abordagem de conteúdos escolares. Utilizamos
quatro etapas em nossa metodologia: na primeira, verificamos que os estudantes não detêm os
conhecimentos sobre semelhança de triângulos; na segunda, abordamos resumidamente a
relação teorema de Tales e Semelhança de triângulos; na terceira parte, utilizamos o objeto de
aprendizagem em sala, fazendo mediação das ações dos estudantes ao manipularem o objeto
de aprendizagem nos computadores, também utilizando outros materiais externos como
calculadora e papel; na quarta e última parte, utilizamos um questionário escrito para observar
o desenvolvimento do conteúdo estudado através do objeto de aprendizagem. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Uma experiência com o objetivo de aprendizagem medindo objetos através de semelhança de triângulos na escola do campo José Bonifácio Barbosa de Andrade. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-02-08 |
|
dc.description.abstract |
The present article deals with the use of a selected learning object, entitled "Measuring
objects through the similarity of triangles", in a “Country School” of Sumé- PB. This material
allows multimedia interactions, and can contain videos, images and sounds, in a static and / or
animated way, interconnected to the interaction with the manipulator. The theme to be worked
in the classroom was "similarity of triangles", so we seek to select a learning object in
repositories of objects more known on the web. With this object of learning we can work and
instigate curiosity, demonstrate differentiated situations where we use the same mathematical
knowledge, promote critical observations by visual analysis, construct mathematical
knowledge on how to measure heights of objects by similarity of triangles, and diffuse the use
of objects of learning as a satisfactory method in approaching school contents. We used four
steps in our methodology: in the first, we verified that the students do not hold the knowledge
about similarity of triangles; in the second, we briefly discuss the relation Tales theorem and
the similarity of triangles; in the third part, we use the learning object in the classroom,
mediating student actions when manipulating the learning object in computers, also using
other external materials such as calculator and paper; in the fourth and last part, we used a
written questionnaire to observe the development of the content studied through the learning
object. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4694 |
|
dc.date.accessioned |
2019-07-04T10:32:01Z |
|
dc.date.available |
2019-07-04 |
|
dc.date.available |
2019-07-04T10:32:01Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do campo |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias da informação e comunicação |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics education |
pt_BR |
dc.subject |
Field education |
pt_BR |
dc.subject |
Information and Communication Technologies |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
COSTA, Danilo de Sousa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
An experiment with learning objective measuring objects through the similarity of triangles in the José Bonifácio Barbosa de Andrade field school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
COSTA, Danilo de Sousa. Uma experiência com o objetivo de aprendizagem medindo objetos através de semelhança de triângulos na escola do campo José Bonifácio Barbosa de Andrade. 2018. 30f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4694 |
pt_BR |