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Percepções dos professores sobre a gravidez na adolescência e evasão escolar no município de Sumé.

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dc.creator.ID SILVA, M. J. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7433437719049717 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MEDEIROS, Carolina Silva de.
dc.contributor.advisor1ID MEDEIROS, Carolina Silva de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3775370812173796 pt_BR
dc.contributor.referee1 MENEZES, Marcus Bessa.
dc.contributor.referee2 GARCIA JÚNIOR, Emilson Ferreira.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.silva7
dc.description.resumo Este estudo tem por objetivo analisar as percepções dos professores sobre gravidez na adolescência e evasão escolar no município de Sumé-PB. Como objetivos específicos, pretende-se: identificar as causas mais comuns de gravidez na adolescência; compreender a percepção dos professores quanto à importância da equipe da saúde da família na escola como colaboradora do tema em questão; analisar a percepção dos professores quanto à importância da família na abordagem do tema em questão e compreender na visão dos professores as principais consequências da evasão escolar devido à gravidez na adolescência. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os educadores de escolas do município de Sumé-PB. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas a partir da análise de conteúdo categorial temática proposta por Bardin. Trata-se, portanto, de um estudo qualitativo, que visa aprofundar o material investigado. Este estudo evidenciou que os professores compreendem que a gravidez na adolescência interfere na evasão escolar bem como a escola e a parceria com a equipe de saúde precisam estar mais preparada para poder orientar da melhor forma o tema em questão. A análise das entrevistas permitiu verificar, ainda, na visão dos educadores, que a falta de orientação dos pais para com seus filhos atrapalha na orientação dentro da escola. Portanto, Considera-se necessário um trabalho em conjunto com os pais ou responsáveis por esses adolescentes, gestão escolar e equipe da saúde familiar, para que ambos possam esclarecer esses assuntos que envolvem a gravidez na adolescência. Destaca-se a importância de temas como o aqui investigados, para se pensar na possibilidade de programas de intervenção a serem implantados nas escolas, desenvolvendo assim projetos que perpasse todas as áreas de conhecimentos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Percepções dos professores sobre a gravidez na adolescência e evasão escolar no município de Sumé. pt_BR
dc.date.issued 2018-04-26
dc.description.abstract This study aims to analyze teachers' perceptions about teenage pregnancy and school dropout in the city of Sumé. The specific objectives are: to identify the most common causes of pregnancy in adolescence; understand the teachers' perception of the importance of the family health team in school as a collaborator of the theme in question; to analyze the teachers' perception of the importance of the family in the approach to the subject in question and to understand in the view of the teachers the main consequences of school dropout due to teenage pregnancy. For that, semi-structured interviews were conducted with school educators in the city of Sumé-PB. The interviews were recorded, transcribed and analyzed from the thematic content analysis proposed by Bardin. It is therefore a qualitative study, which seeks to deepen the material investigated. This study showed that teachers understand that teenage pregnancy interferes with school dropouts as well as school and partnership with the health team need to be better prepared to be able to better orient the issue in question. The analysis of the interviews allowed to verify, also, in the view of the educators, that the lack of orientation of the parents towards their children interferes in the orientation within the school. Therefore, it is considered necessary to work together with the parents or guardians of these adolescents, school management and family health team, so that both can clarify these issues that involve teenage pregnancy. It is important to highlight the importance of themes such as the one investigated here, in order to consider the possibility of intervention programs to be implemented in schools, thus developing projects that cover all areas of knowledge. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4696
dc.date.accessioned 2019-07-04T10:50:40Z
dc.date.available 2019-07-04
dc.date.available 2019-07-04T10:50:40Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Evasão escolar - Sumé pt_BR
dc.subject Gravidez na adolescência pt_BR
dc.subject Estudos de percepção pt_BR
dc.subject Evasion school - Sumé pt_BR
dc.subject Teenage pregnancy pt_BR
dc.subject Perception studies pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Maria Janoelma França.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teachers' perceptions about teenage pregnancy and school dropout in the city of Sumé. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Maria Janoelma França. Percepções dos professores sobre a gravidez na adolescência e evasão escolar no município de Sumé. 2018. 33f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4696 pt_BR


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