DSpace/Manakin Repository

Educação contextualizada para convivência com o semiárido: o algodão agroecológico contextualizado nas práticas da escola do campo do assentamento Zé Marcolino.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, E. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0864552639013840 pt_BR
dc.contributor.advisor1 TORRES, Denise Xavier.
dc.contributor.advisor1ID TORRES, D. X. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6913539254861756 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.referee2 SILVA, Maria do Socorro.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.siqueira
dc.description.resumo O presente artigo apresenta a sistematização das vivências acerca de uma Pratica que permitiu a integração da Escola do campo Escola Estadual Plínio Lemos, com a comunidade do Assentamento Zé Marcolino, mais especificamente a comunidade Lajinha (onde a escola está inserida). O projeto vivenciado se deu com base numa plantação de algodão, ao qual foi explorado alguns conceitos matemáticos para a construção de gráficos, além disso, o entendimento sobre a importância do algodão e o seu desenvolvimento, com a ajuda dos agricultores da comunidade. Este estudo teve como abordagem os preceitos da pesquisa qualitativa. Logo, traçamos como objetivo compreender e expor como o algodão plantado no assentamento influencia no processo de ensino-aprendizagem da escola e como o mesmo contribui enquanto elemento articulador nas práticas de contextualização dos conteúdos escolares. Assim pudemos apontar a importância dessas atividades para a construção de uma aprendizagem significativa, que permitisse a integração com a comunidade trazendo a discussão sobre a importância da plantação do algodão e a difusão de sua cultura, já que o mesmo colabora para o desenvolvimento da comunidade. E ainda buscar contextualizar o ensino da matemática, trazendo aspectos mais inerentes à vida dos educandos, uma vez que a matemática muitas vezes é trabalhada de maneira abstrata. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Educação contextualizada para convivência com o semiárido: o algodão agroecológico contextualizado nas práticas da escola do campo do assentamento Zé Marcolino. pt_BR
dc.date.issued 2018-05
dc.description.abstract The present article presents the systematization of the experiences about a practice that allowed the integration of the Field School Plínio Lemos Public School, with the Zé Marcolino Settlement community, more specifically Lajinha community (where the school is located). The project was based on a cotton plantation, to which was explored some mathematical concepts for the construction of graphs, besides that, the understanding about the importance of cotton and its development, with the community farmers help. This study had as approach the precepts of qualitative research. So, it was aimed to understand and expose how cotton planted in the settlement influences the teaching-learning process of the school and how it contributes as an articulating element in the practices of contextualization of school subjects. Thus, we could point out the importance of these activities for the construction of a meaningful learning, that allowed the integration with the community bringing the discussion about the importance of cotton planting and the diffusion of their culture, since it contributes to the development of the community. And still seek to contextualize the teaching of mathematics, bringing aspects more inherent to the students’ life, once mathematics is often worked in an abstract way. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4699
dc.date.accessioned 2019-07-04T11:31:49Z
dc.date.available 2019-07-04
dc.date.available 2019-07-04T11:31:49Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação contextualizada pt_BR
dc.subject Educação do campo pt_BR
dc.subject Algodão agroecológico pt_BR
dc.subject Convivência com o semiárido pt_BR
dc.subject Contextual education pt_BR
dc.subject Field education pt_BR
dc.subject Agro-ecological cotton pt_BR
dc.subject Living with the semi-arid pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SIQUEIRA, Edigleuma Coelho da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Contextual education to coexist with the semi-arid region: the agro-ecological cotton contextualized in the practices of the Zé Marcolino settlement school. pt_BR
dc.identifier.citation SIQUEIRA, Edigleuma Coelho da Silva. Educação contextualizada para convivência com o semiárido: o algodão agroecológico contextualizado nas práticas da escola do campo do assentamento Zé Marcolino. 2018. 26f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4699 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta